Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nilvânia Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39703
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
id UNB_a0ea1cc81959825d8cae7464f464654c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39703
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciaisEducaçãoPráxis pedagógicaDocentesProfessores - formaçãoDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.Neste trabalho realizamos a incursão nos aspectos relacionados a profissão docente tendo como objeto de estudo a práxis pedagógica de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, com a finalidade de analisar como se consolidam os caminhos e os desafios da práxis pedagógica na profissão docente desses profissionais. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, desenvolvida na perspectiva histórico-crítica da análise dialética da profissão docente, em razão da Pedagogia Histórico-Crítica ser considerada mediadora da compreensão da prática social decorrente das análises provenientes da realidade escolar pesquisada. Como técnica de análise dos dados empíricos, foi eleita a análise de conteúdo, que nos possibilitou a interpretação da prática social dos professores colaboradores. Lançamos mão de instrumentos como: a ficha de identificação e os formulários descritivos de pesquisa os quais possibilitaram gerar os dados da pesquisa de campo, realizada com dez docentes, de duas escolas da Coordenação Regional de Sobradinho, situadas em conjunturas sociais específicas que requerem dos docentes o traquejo pedagógico singular para promover o ensinar e o aprender, encadeando ideias capazes de conjugar a teoria e a prática no exercício diário da profissão. Com o objetivo de se construir o campo teórico, foram discutidos aspectos conceituais para absorver como o aprender e o ensinar envolvem a profissão docente e podem impulsionar o processo de ensino aprendizagem e a práxis pedagógica. Tratamos sobre os saberes pedagógicos inerentes à profissão docente e em que medida eles podem impactar na construção da identidade profissional e da práxis pedagógica. Abordamos também, como a constituição da identidade profissional, os caminhos e os desafios vivenciados pelos professores podem interferir e/ou impulsionar a práxis pedagógica durante a carreira profissional. A fundamentação está embasada em: Almeida; Leite; Santiago, (2013), Curado Silva (2018), Cury (1989), Cruz (2017), Charlot (2013), Duarte (2016), Hall (2019), Gamboa (2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Tardif (2012), Machado (2009,2013), Malanchen (2016), Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), Silva (2014), Saviani (2013), Tardif (2012), Vasquez(1977) e outros para ampliar a discussão. Alicerçadas em tais percepções apreciamos os resultados encontrados conforme registraram os docentes em função das suas experiências e dilemas vividos nos contextos de sala de aula ao efetivarem suas práticas pedagógicas. Eles salientaram o quanto a atividade laboral pedagógica é desafiante e exige contínuos esforços formativos em busca de saberes que deem conta da teoria e da prática na reconfiguração da práxis pedagógica. A partir dos desfechos encontrados, em se tratando do Mestrado Profissional, apresentamos a proposição de um produto técnico de pesquisa, o curso intitulado: Práxis Pedagógica, Caminhos e Desafios da Formação Docente. Esse curso responde aos anseios dos professores colaboradores ao apontarem as fragilidades sentidas em seus fazeres pedagógicos.In this work, we made an incursion into aspects related to the teaching profession, having as object of study the pedagogical praxis of teachers of the Early Years of Basic Education, in order to analyze how the paths and challenges of pedagogical praxis are consolidated in the teaching profession of these professionals. The methodology used was of a qualitative nature, developed in the historical-critical perspective of the dialectical analysis of the teaching profession, because the Historical-Critical Pedagogy is considered as a mediator of the understanding of social practice resulting from the analyzes from the researched school reality. Content analysis was chosen as the technique for analyzing empirical data, which enabled us to interpret the social practice of collaborating teachers. We used instruments such as: the identification form and the descriptive research forms which made it possible to generate data from the field research, carried out with ten teachers, from two schools of the Regional Coordination of Sobradinho, located in specific social situations that require teachers the unique pedagogical skills to promote teaching and learning, linking ideas capable of combining theory and practice in the daily exercise of the profession. In order to build the theoretical field, conceptual aspects were discussed to absorb how learning and teaching involve the teaching profession and can boost the teaching-learning process and pedagogical praxis. We deal with the pedagogical knowledge inherent to the teaching profession and the extent to which they can impact the construction of professional identity and pedagogical praxis. We also address how the constitution of professional identity, the paths and challenges experienced by teachers can interfere and / or boost pedagogical praxis during their professional careers. The reasoning is based on: Almeida; Leite; Santiago, (2013), Curado Silva (2018), Cury (1989), Cruz (2017), Charlot (2013), Duarte (2016), Hall (2019), Gamboa (2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Tardif (2012), Machado (2009,2013), Malanchen (2016), Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), Silva (2014), Saviani (2013), Tardif (2012), Vasquez(1977) and others to expand the discussion. Based on such perceptions, we appreciate the results found as registered by the teachers due to their experiences and dilemmas lived in the classroom contexts when carrying out their pedagogical practices. They stressed how challenging the pedagogical work activity is and requires continuous training efforts in search of knowledge that will account for theory and practice in the reconfiguration of pedagogical praxis. Based on the outcomes found, in the case of the Professional Master's Degree, we present the proposal for a technical research product, the course entitled: Pedagogical Praxis, Paths and Challenges of Teacher Education. This course responds to the wishes of the collaborating teachers by pointing out the weaknesses felt in their pedagogical activities.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalMachado, Liliane Camposmailto:nilvâniacardoso2016@gmail.comAlmeida, Nilvânia Cardoso2020-12-03T17:50:10Z2020-12-03T17:50:10Z2020-12-032020-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Nilvânia Cardoso. Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica: análise da profissão docente de professores dos anos iniciais. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39703A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T00:57:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/39703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T00:57:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
title Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
spellingShingle Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
Almeida, Nilvânia Cardoso
Educação
Práxis pedagógica
Docentes
Professores - formação
title_short Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
title_full Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
title_fullStr Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
title_full_unstemmed Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
title_sort Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais
author Almeida, Nilvânia Cardoso
author_facet Almeida, Nilvânia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Liliane Campos
mailto:nilvâniacardoso2016@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nilvânia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práxis pedagógica
Docentes
Professores - formação
topic Educação
Práxis pedagógica
Docentes
Professores - formação
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T17:50:10Z
2020-12-03T17:50:10Z
2020-12-03
2020-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Nilvânia Cardoso. Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica: análise da profissão docente de professores dos anos iniciais. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39703
identifier_str_mv ALMEIDA, Nilvânia Cardoso. Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica: análise da profissão docente de professores dos anos iniciais. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508276196311040