Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485 |
Resumo: | O presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes. |
id |
UESB-7_70e80f7ec848f72ca3d13a6e18a42d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/485 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docentePráxisFormação docenteTensões e concepçõesO presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-1502178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485/388http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Maria Auxiliadora S. 2021-03-22T22:55:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/485Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:55:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
title |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
spellingShingle |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente Freitas, Maria Auxiliadora S. Práxis Formação docente Tensões e concepções |
title_short |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
title_full |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
title_fullStr |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
title_full_unstemmed |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
title_sort |
Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente |
author |
Freitas, Maria Auxiliadora S. |
author_facet |
Freitas, Maria Auxiliadora S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria Auxiliadora S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práxis Formação docente Tensões e concepções |
topic |
Práxis Formação docente Tensões e concepções |
description |
O presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485/388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150 Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150 Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068814525923328 |