Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Auxiliadora S.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485
Resumo: O presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes.
id UESB-7_70e80f7ec848f72ca3d13a6e18a42d67
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/485
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docentePráxisFormação docenteTensões e concepçõesO presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-1502178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485/388http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Maria Auxiliadora S. 2021-03-22T22:55:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/485Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:55:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
title Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
spellingShingle Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
Freitas, Maria Auxiliadora S.
Práxis
Formação docente
Tensões e concepções
title_short Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
title_full Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
title_fullStr Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
title_full_unstemmed Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
title_sort Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente
author Freitas, Maria Auxiliadora S.
author_facet Freitas, Maria Auxiliadora S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria Auxiliadora S.
dc.subject.por.fl_str_mv Práxis
Formação docente
Tensões e concepções
topic Práxis
Formação docente
Tensões e concepções
description O presente artigo situa os embates contemporâneos sobre o significado de práxis, fundamentado numa concepção filosófica de base materialista dialética. Articula essas proposições à práxis docente segundo os conceitos teóricos que envolvem a sua formação/ação. Apresenta as tensões e contradições do practicum reflexivo e do sentido que é conferido à sua práxis, buscando alternativas para que o professor seja capaz de refletir sobre seus discursos e suas práticas, atentando para a questão de que toda reflexão deve situar as circunstâncias concretas, ligadas ao contexto histórico, social, político e econômico e, por isso mesmo, apresenta a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos sociais instituintes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485/388
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 1 n. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150
Práxis Educacional; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150
Práxis Educacional; Vol. 1 No. 1 (2005): Trabalho e Educação; 135-150
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814525923328