Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Martins da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19855
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.T.19855
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.
id UNB_a1455055e5c91f0eade9bd5da7520d99
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19855
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAHPsicofísica - atenção visualTestes de inteligênciaAdolescentesDéficit de atençãoAvaliação cognitivaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais prevalentes na adolescência, sendo caracterizado pela tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o perfil cognitivo e a atenção visual em adolescentes com diagnóstico de TDAH. Participaram 27 adolescentes com idades entre 12 anos e 16 anos e 11 meses, distribuídos em cinco faixas etárias. Os pais dos participantes responderam a uma entrevista semiestruturada e os adolescentes foram submetidos à avaliação cognitiva, por meio da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – 4ª edição (WISC-IV), e à avaliação da atenção visual, por meio de dois experimentos psicofísicos. Os resultados demonstraram um predomínio de adolescentes pertencentes à classe A e que a maioria dos pais possuía nível superior. A prevalência do TDAH na amostra foi de 1:0,7 (menino: menina). Os participantes apresentaram quociente intelectual dentro da faixa normativa e tiveram menor desempenho nos índices de memória operacional, de velocidade de processamento e de proficiência na WISC-IV. Apenas as faixas etárias de 13 e 16 anos alocaram a atenção de forma explícita e nenhuma dividiu a atenção. Conclui-se que adolescentes diagnosticados com TDAH apresentaram alterações nas funções executivas e nos mecanismos atencionais visuais.The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most prevailing diagnoses in adolescence being characterized by the symptomatological triad of inattention, hyperactivity and impulsivity. The objective of this research was to evaluate the cognitive profile and visual attentional mechanisms in adolescents with ADHD medical diagnosis. Twenty seven adolescents aged 12 to 16 years old and 11 months took part in the research and they were placed in five age groups. Their parents answered a semi-structured interview and the adolescents were subjected to a Cognitive Evaluation through the Wechsler Intelligence Scale for Children - 4th Edition (WISC-IV) and two psychophysical experiments. The results have shown a predominance of adolescents belonging to the upper class and that parents had college degrees. The prevalence of ADHD in the sample was 1:0,7 (boy: girl). Groups aged 13 and 16 allocated the explicit attention and no group managed to divide the attention. Participants presented intellectual quotient within the normative range and had lower performance in working memory, processing speed and proficiency in the WISC - IV indices. Only the groups aged 13 and 15 allocated explicit attention and no group divided the attention. It is concluded that adolescents diagnosed with ADHD presented changes in the executive functions and in the visual attention mechanisms.Souza, Wânia Cristina dePereira, Valéria Reis do CantoSilva, Flávia Martins da2016-04-05T14:49:34Z2016-04-05T14:49:34Z2016-04-052015-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Flávia Martins da. Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH. 2015. xix, 198 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19855http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.T.19855A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:23:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/19855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:23:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
title Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
spellingShingle Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
Silva, Flávia Martins da
Psicofísica - atenção visual
Testes de inteligência
Adolescentes
Déficit de atenção
Avaliação cognitiva
title_short Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
title_full Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
title_fullStr Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
title_full_unstemmed Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
title_sort Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH
author Silva, Flávia Martins da
author_facet Silva, Flávia Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Wânia Cristina de
Pereira, Valéria Reis do Canto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicofísica - atenção visual
Testes de inteligência
Adolescentes
Déficit de atenção
Avaliação cognitiva
topic Psicofísica - atenção visual
Testes de inteligência
Adolescentes
Déficit de atenção
Avaliação cognitiva
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
2016-04-05T14:49:34Z
2016-04-05T14:49:34Z
2016-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Flávia Martins da. Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH. 2015. xix, 198 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19855
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.T.19855
identifier_str_mv SILVA, Flávia Martins da. Estudo psicofísico da atenção visual e avaliação cognitiva em adolescentes com TDAH. 2015. xix, 198 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19855
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.T.19855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508214788554752