Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Paula da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46550
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_a14ed82c79d1e626e1f3fc8b6b046cc7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46550
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito FederalMaterial didáticoAfro-brasileirosIndígenasEducação antirracistaEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Considerando a complexidade da discussão antirracista, esta pesquisa busca ampliar os saberes e a reflexão sobre o contexto histórico e cultural étnico racial. Com aproximação marxista, que tem como princípio o movimento do pensamento materialista dialético, problematiza os livros didáticos do Ensino Fundamental – anos iniciais, e a literatura no que envolve a temática étnico racial e as leis n.°10.639, de janeiro de 2003 e n.º 11.645, de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Desse modo, objetiva analisar materiais didáticos do Ensino Fundamental – anos iniciais da escola pública do Distrito Federal, tendo em vista a aplicação das referidas leis para, especificamente, compreender como é proposta a história, a cultura e as relações étnico-raciais nos materiais didáticos para uma educação antirracista; pesquisar a educação pública em consonância com as relações étnico raciais nos instrumentos legais e nos instrumentos relativos às políticas públicas; e averiguar em materiais didáticos a inclusão ou exclusão da temática étnico-racial. A investigação tem cunho qualitativo, organizando-se a partir de levantamentos bibliográficos de pesquisa exploratória nos materiais em questão, dirigida para a observação e análise dos conteúdos expostos. Após a observação dos livros didáticos, foi possível organizar a análise nas seguintes categorias: etnicidade, representação, fragilidade e diversidade, para assim manter a visibilidade do resultado e o delineamento com maior presteza. No que tange aos livros didáticos, certifica-se a tentativa de envolver os conteúdos étnico-raciais, porém, muitas vezes, de forma inapropriada ou até mesmo silenciada. Na literatura pesquisada, entende-se que há a necessidade de reavaliação urgente para uma possível nova escolha a fim de que, numa proporção adequada, reúna livros com esses temas. Para tanto, também se organizou uma lista de referências literárias para os anos iniciais do ensino fundamental, que pode servir como base para uma escolha de livros literários étnico-raciais.Considering the complexity of the anti-racist discussion, this research seeks to expand knowledge and reflection on the racial ethnic historical and cultural context. With a Marxist approach, which has as its principle the movement of dialectical materialist thought, it problematizes Elementary School textbooks – initial grades, and the literature in what involves ethnic-racial themes and Laws No. 10,639, of January 2003 and No. 11,645, of March 10, 2008, which makes the study of Afro-Brazilian and indigenous history and culture mandatory. In this way, it aims to analyze didactic materials of Elementary School - initial grades of the public school of the Federal District, in view of the application of the referred laws to, specifically, understand how history, culture and ethnic-racial relations are proposed in the didactic materials for an anti-racist education; to research public education in consonance with ethnic-racial relations in legal instruments and instruments related to public policies; and to verify in didactic materials the inclusion or exclusion of ethnic-racial themes. The investigation has a qualitative nature, being organized from bibliographic surveys of exploratory research in the materials in question, directed towards the observation and analysis of the exposed contents. After observing the textbooks, it was possible to organize the analysis into the following categories: ethnicity, representation, fragility and diversity, in order to maintain the visibility of the result and the design with greater speed. With regard to textbooks, there is an attempt to involve ethnic-racial content, however, often inappropriately or even silenced. In the researched literature, it is understood that there is an urgent need for reassessment for a possible new choice so that, in an adequate proportion, it brings together books with these themes. To this end, a list of literary references for the initial grades of elementary school was also organized, which can serve as a basis for choosing ethnic-racial literary books.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRêses, Erlando da SilvaPinheiro, Ana Paula da Silva2023-09-26T20:56:26Z2023-09-26T20:56:26Z2023-09-262023-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Ana Paula da Silva. Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-26T20:56:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/46550Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-26T20:56:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
title Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
spellingShingle Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
Pinheiro, Ana Paula da Silva
Material didático
Afro-brasileiros
Indígenas
Educação antirracista
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
title_short Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
title_full Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
title_fullStr Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
title_full_unstemmed Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
title_sort Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal
author Pinheiro, Ana Paula da Silva
author_facet Pinheiro, Ana Paula da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana Paula da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Afro-brasileiros
Indígenas
Educação antirracista
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
topic Material didático
Afro-brasileiros
Indígenas
Educação antirracista
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26T20:56:26Z
2023-09-26T20:56:26Z
2023-09-26
2023-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Ana Paula da Silva. Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46550
identifier_str_mv PINHEIRO, Ana Paula da Silva. Análise sobre a presença da temática étnico-racial em materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica do Distrito Federal. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508262906658816