"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Barbara Mayanne, Figuereido, Evelyn L. Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013
Resumo: Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.
id UNB_a155e37f60f7336557e966ef073012a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33572
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia"Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher trainingNatureza da CiênciaEpistemologiaGeografia - estudo e ensinoAusente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.Absent from the discussions about science teaching, Geography continues to transmit to the general public the degrading image of a purely descriptive discipline, with a merely recording role. However, given the nature of its object (the complex interface of natural phenomena and socioeconomic dynamics), it has a remarkable potential for an epistemological type of reading - a fact that should normally give rise to more insightful and elucidating teaching modalities. We present a general diagnosis of the content of current texts on (and for) Geography teaching, highlighting the still minimal incorporation of themes associated with philosophy and the history of science.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-02T13:54:06Z2019-01-02T13:54:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013(CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessReis Júnior, Dante Flávio da CostaSilva, Barbara MayanneFiguereido, Evelyn L. Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:32:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/33572Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:32:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
"Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher training
title "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
spellingShingle "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Natureza da Ciência
Epistemologia
Geografia - estudo e ensino
title_short "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
title_full "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
title_fullStr "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
title_full_unstemmed "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
title_sort "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
author Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
author_facet Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Silva, Barbara Mayanne
Figuereido, Evelyn L. Dias
author_role author
author2 Silva, Barbara Mayanne
Figuereido, Evelyn L. Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Silva, Barbara Mayanne
Figuereido, Evelyn L. Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da Ciência
Epistemologia
Geografia - estudo e ensino
topic Natureza da Ciência
Epistemologia
Geografia - estudo e ensino
description Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:54:06Z
2019-01-02T13:54:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013
identifier_str_mv REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508302231404544