"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572 http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013 |
Resumo: | Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência. |
id |
UNB_a155e37f60f7336557e966ef073012a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33572 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia"Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher trainingNatureza da CiênciaEpistemologiaGeografia - estudo e ensinoAusente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.Absent from the discussions about science teaching, Geography continues to transmit to the general public the degrading image of a purely descriptive discipline, with a merely recording role. However, given the nature of its object (the complex interface of natural phenomena and socioeconomic dynamics), it has a remarkable potential for an epistemological type of reading - a fact that should normally give rise to more insightful and elucidating teaching modalities. We present a general diagnosis of the content of current texts on (and for) Geography teaching, highlighting the still minimal incorporation of themes associated with philosophy and the history of science.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-02T13:54:06Z2019-01-02T13:54:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013(CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessReis Júnior, Dante Flávio da CostaSilva, Barbara MayanneFiguereido, Evelyn L. Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:32:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/33572Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:32:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia "Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher training |
title |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia |
spellingShingle |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia Reis Júnior, Dante Flávio da Costa Natureza da Ciência Epistemologia Geografia - estudo e ensino |
title_short |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia |
title_full |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia |
title_fullStr |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia |
title_full_unstemmed |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia |
title_sort |
"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia |
author |
Reis Júnior, Dante Flávio da Costa |
author_facet |
Reis Júnior, Dante Flávio da Costa Silva, Barbara Mayanne Figuereido, Evelyn L. Dias |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Barbara Mayanne Figuereido, Evelyn L. Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis Júnior, Dante Flávio da Costa Silva, Barbara Mayanne Figuereido, Evelyn L. Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza da Ciência Epistemologia Geografia - estudo e ensino |
topic |
Natureza da Ciência Epistemologia Geografia - estudo e ensino |
description |
Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:54:06Z 2019-01-02T13:54:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572 http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013 |
identifier_str_mv |
REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572 http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508302231404544 |