Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Junior, Francisco Antonio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Faiad, Cristiane, Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488
Resumo: O presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa.
id UNB_a1a57408c6e54e65f4c44a5e3cad0be6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33405
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distânciaMapping the management and pedagogical support competences of professionals working with distance learningCompetências profissionaisUniversidade aberta - BrasilEnsino a distânciaO presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa.The aim of the present study was to empirically diagnose the professional competencies (technical and behavioral) concerning the management, pedagogical and secretarial support in distance learning courses provided by Brazil Open University. A sequential mixed model design was applied through two empirical stages, which encompassed one qualitative stage composed of documental analysis and of the conduction of nine semi-structured interviews; and the was based on the application of a totally structured questionnaire. Data treatment was conducted through content and statistical analysis. Results showed low competence gaps, fact that suggests that activities focused on recruitment, training and on competence development have been possibly performed in compliance with the attributes needed by the secretarial and support teams. It is recommended to apply data evaluations based on multiple sources and on the psychometric validation of the competence instrument in further studies in order to identify its internal and external validity evidences.Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2019-01-02T13:51:23Z2019-01-02T13:51:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Junior, Francisco AntonioFaiad, CristianeRêgo, Mariana Carolina Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/33405Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
Mapping the management and pedagogical support competences of professionals working with distance learning
title Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
spellingShingle Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
Coelho Junior, Francisco Antonio
Competências profissionais
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância
title_short Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
title_full Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
title_fullStr Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
title_full_unstemmed Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
title_sort Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
author Coelho Junior, Francisco Antonio
author_facet Coelho Junior, Francisco Antonio
Faiad, Cristiane
Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
author_role author
author2 Faiad, Cristiane
Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Junior, Francisco Antonio
Faiad, Cristiane
Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Competências profissionais
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância
topic Competências profissionais
Universidade aberta - Brasil
Ensino a distância
description O presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:23Z
2019-01-02T13:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488
identifier_str_mv COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508254009491456