Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa. |
id |
UNB_a1a57408c6e54e65f4c44a5e3cad0be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33405 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distânciaMapping the management and pedagogical support competences of professionals working with distance learningCompetências profissionaisUniversidade aberta - BrasilEnsino a distânciaO presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa.The aim of the present study was to empirically diagnose the professional competencies (technical and behavioral) concerning the management, pedagogical and secretarial support in distance learning courses provided by Brazil Open University. A sequential mixed model design was applied through two empirical stages, which encompassed one qualitative stage composed of documental analysis and of the conduction of nine semi-structured interviews; and the was based on the application of a totally structured questionnaire. Data treatment was conducted through content and statistical analysis. Results showed low competence gaps, fact that suggests that activities focused on recruitment, training and on competence development have been possibly performed in compliance with the attributes needed by the secretarial and support teams. It is recommended to apply data evaluations based on multiple sources and on the psychometric validation of the competence instrument in further studies in order to identify its internal and external validity evidences.Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2019-01-02T13:51:23Z2019-01-02T13:51:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Junior, Francisco AntonioFaiad, CristianeRêgo, Mariana Carolina Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/33405Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância Mapping the management and pedagogical support competences of professionals working with distance learning |
title |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância |
spellingShingle |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância Coelho Junior, Francisco Antonio Competências profissionais Universidade aberta - Brasil Ensino a distância |
title_short |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância |
title_full |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância |
title_fullStr |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância |
title_sort |
Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância |
author |
Coelho Junior, Francisco Antonio |
author_facet |
Coelho Junior, Francisco Antonio Faiad, Cristiane Rêgo, Mariana Carolina Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Faiad, Cristiane Rêgo, Mariana Carolina Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho Junior, Francisco Antonio Faiad, Cristiane Rêgo, Mariana Carolina Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências profissionais Universidade aberta - Brasil Ensino a distância |
topic |
Competências profissionais Universidade aberta - Brasil Ensino a distância |
description |
O presente estudo teve como objetivo diagnosticar, empiricamente, as competências profissionais (técnicas e comportamentais), de apoio e suporte administrativo, pedagógico e secretarial, de cursos a distância ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Por meio de duas etapas empíricas foi realizada pesquisa com desenho multimétodo sequencial, que envolveu fase qualitativa, composta por análise documental e realização de nove entrevistas semiestruturadas, e fase quantitativa, com aplicação de questionário totalmente estruturado. O tratamento dos dados foi feito por análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados indicaram baixas lacunas de competência, o que sugere que as atividades de captação, treinamento e desenvolvimento de competências provavelmente têm sido realizadas de forma condizente com as necessidades das atribuições das equipes secretariais e de apoio. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que se utilize avaliação por múltiplas fontes e a validação psicométrica do instrumento de competência, para identificar suas evidências de validade interna e externa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:51:23Z 2019-01-02T13:51:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488 |
identifier_str_mv |
COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; FAIAD, Cristiane; REGO, Mariana Carolina Barbosa. Mapeamento de competências de suporte e de apoio pedagógico e administrativo de profissionais que atuam na modalidade a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e140488, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Mar 01, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33405 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698170488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508254009491456 |