Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elen Alves dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Legnani, Viviane Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36473
https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302
http://orcid.org/0000-0001-8850-2117
http://orcid.org/0000-0001-6362-1443
Resumo: Este artigo apresenta um recorte teórico-metodológico da pesquisa de mestrado realizada com oito adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal. Esse estudo privilegiou a concepção psicanalítica sobre a adolescência na relação com condutas infracionais e a discussão sobre a necessidade de subjetivação política de adolescentes. Objetivou-se compreender a construção do fracasso escolar na vida das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. As participantes tinham de 16 a 19 anos de idade. A metodologia qualitativa ancorada em pressupostos psicanalíticos, utilizou-se de grupos de discussão e entrevistas individuais. Para análise do material recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que as adolescentes tiveram um histórico escolar de exclusão e autoexclusão. A discussão evidencia a necessidade tanto da escola como das unidades socioeducativas visarem um trabalho de subjetivação política, para assim, as adolescentes encontrarem pela via do coletivo, formas de reivindicação fora da criminalidade.
id UNB_a1e8abbabf2b110bc3758408de5b7a8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36473
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a leiSocial construction of school failure of adolescents in conflict with the lawConstrucción social del fracaso escolar de las adolescentes en conflicto con la leyAdolescentes - infraçãoFracasso escolarPsicanáliseEste artigo apresenta um recorte teórico-metodológico da pesquisa de mestrado realizada com oito adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal. Esse estudo privilegiou a concepção psicanalítica sobre a adolescência na relação com condutas infracionais e a discussão sobre a necessidade de subjetivação política de adolescentes. Objetivou-se compreender a construção do fracasso escolar na vida das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. As participantes tinham de 16 a 19 anos de idade. A metodologia qualitativa ancorada em pressupostos psicanalíticos, utilizou-se de grupos de discussão e entrevistas individuais. Para análise do material recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que as adolescentes tiveram um histórico escolar de exclusão e autoexclusão. A discussão evidencia a necessidade tanto da escola como das unidades socioeducativas visarem um trabalho de subjetivação política, para assim, as adolescentes encontrarem pela via do coletivo, formas de reivindicação fora da criminalidade.This article presents a theoretical-methodological study of the master’s research carried out with eight teenagers in compliance with socio-educational measures in a socio-educational unit of the Federal District. This study privileged the psychoanalytic conception about adolescence in the relation with conduct infractions and the discussion about the necessity of political subjectivation of adolescents. This study aimed to understand the construction of school failure in the life of teenagers in compliance with socio-educational measures. Participants were 16 to 19 years old. The qualitative methodology anchored in psychoanalytical assumptions was used for discussion groups and individual interviews. For the analysis of the material, we used the content analysis of Bardin (2011). The results show that the adolescents had a school history of exclusion and self-exclusion. The discussion highlights the need both for the school and for the socio-educational units to aim at a work of political subjectivation, so that adolescents find, through the collective way, forms of claims outside of criminality.Este artículo presenta un recorte teórico-metodológico de la investigación de maestría realizada con ocho niñas en cumplimiento de medida socioeducativa en una unidad socioeducativa del Distrito Federal. Este estudio privilegió la concepción psicoanalítica sobre la adolescencia en la relación con conductas infractoras y la discusión sobre la necesidad de subjetivación política de adolescentes. Se objetivó comprender la construcción del fracaso escolar en la vida de las adolescentes en cumplimiento de medida socioeducativa. Las participantes tenían entre 16 y 19 años de edad. La metodología cualitativa anclada en supuestos psicoanalíticos, se utilizó de grupos de discusión y entrevistas individuales. Para el análisis del material se utilizó el análisis de contenido de Bardin (2011). Los resultados muestran que las adolescentes tuvieron un historial escolar de exclusión y autoexclusión. La discusión evidencia la necesidad tanto de la escuela y de las unidades socioeducativas para un trabajo de subjetivación política, para así, que las adolescentes encuentren por la vía de lo colectivo, formas de reivindicación fuera de la criminalidad.Conselho Federal de Psicologia2020-01-24T10:31:08Z2020-01-24T10:31:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANTOS, Elen Alves dos; LEGNANI, Viviane Neves. Construção Social do Fracasso Escolar das Adolescentes em Conflito com a Lei. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 39, e180302, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100111. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36473https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302http://orcid.org/0000-0001-8850-2117http://orcid.org/0000-0001-6362-1443(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Elen Alves dosLegnani, Viviane Nevesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/36473Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
Social construction of school failure of adolescents in conflict with the law
Construcción social del fracaso escolar de las adolescentes en conflicto con la ley
title Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
spellingShingle Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
Santos, Elen Alves dos
Adolescentes - infração
Fracasso escolar
Psicanálise
title_short Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
title_full Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
title_fullStr Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
title_full_unstemmed Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
title_sort Construção social do fracasso escolar das adolescentes em conflito com a lei
author Santos, Elen Alves dos
author_facet Santos, Elen Alves dos
Legnani, Viviane Neves
author_role author
author2 Legnani, Viviane Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elen Alves dos
Legnani, Viviane Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes - infração
Fracasso escolar
Psicanálise
topic Adolescentes - infração
Fracasso escolar
Psicanálise
description Este artigo apresenta um recorte teórico-metodológico da pesquisa de mestrado realizada com oito adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal. Esse estudo privilegiou a concepção psicanalítica sobre a adolescência na relação com condutas infracionais e a discussão sobre a necessidade de subjetivação política de adolescentes. Objetivou-se compreender a construção do fracasso escolar na vida das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. As participantes tinham de 16 a 19 anos de idade. A metodologia qualitativa ancorada em pressupostos psicanalíticos, utilizou-se de grupos de discussão e entrevistas individuais. Para análise do material recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que as adolescentes tiveram um histórico escolar de exclusão e autoexclusão. A discussão evidencia a necessidade tanto da escola como das unidades socioeducativas visarem um trabalho de subjetivação política, para assim, as adolescentes encontrarem pela via do coletivo, formas de reivindicação fora da criminalidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:31:08Z
2020-01-24T10:31:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTOS, Elen Alves dos; LEGNANI, Viviane Neves. Construção Social do Fracasso Escolar das Adolescentes em Conflito com a Lei. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 39, e180302, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100111. Acesso em: 23 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36473
https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302
http://orcid.org/0000-0001-8850-2117
http://orcid.org/0000-0001-6362-1443
identifier_str_mv ANTOS, Elen Alves dos; LEGNANI, Viviane Neves. Construção Social do Fracasso Escolar das Adolescentes em Conflito com a Lei. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 39, e180302, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100111. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36473
https://doi.org/10.1590/1982-3703003180302
http://orcid.org/0000-0001-8850-2117
http://orcid.org/0000-0001-6362-1443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508379755773952