Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza, Borges, Clarissa Nogueira, Boruchovitch, Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33529
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313
Resumo: Este estudo investigou, em uma amostra de 66 coordenadores pedagógicos de instituições de ensino fundamental, fatores que dificultam o professor a estimular o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o coordenador poderia utilizar para apoiar o docente na promoção da criatividade em sala de aula. Os participantes responderam um questionário composto por uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas para favorecer o desenvolvimento da criatividade discente e de textos a esse respeito, além de insegurança para testar novas práticas pedagógicas foram os fatores inibidores mais sinalizados. Oferecer cursos para professores, além de orientação, apoio e incentivo aos docentes foram os procedimentos mais apontados pelos coordenadores para auxiliar o professor a encorajar a criatividade em sala de aula.
id UNB_a220affd586336b7c3e19ba9935bc936
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/33529
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Alencar, Eunice M. L. Soriano deFleith, Denise de SouzaBorges, Clarissa NogueiraBoruchovitch, Evely2019-01-02T13:53:17Z2019-01-02T13:53:17Z2018ALENCAR, Eunice Soriano de et al . Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 555-566, jul./set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33529http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313Este estudo investigou, em uma amostra de 66 coordenadores pedagógicos de instituições de ensino fundamental, fatores que dificultam o professor a estimular o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o coordenador poderia utilizar para apoiar o docente na promoção da criatividade em sala de aula. Os participantes responderam um questionário composto por uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas para favorecer o desenvolvimento da criatividade discente e de textos a esse respeito, além de insegurança para testar novas práticas pedagógicas foram os fatores inibidores mais sinalizados. Oferecer cursos para professores, além de orientação, apoio e incentivo aos docentes foram os procedimentos mais apontados pelos coordenadores para auxiliar o professor a encorajar a criatividade em sala de aula.This study investigated, in a sample of 66 elementary school pedagogical coordinators, factors that hamper teachers to stimulate the development of student creativity and strategies to be used by the coordinator to support teachers in promoting creativity in the classroom. Participants completed a questionnaire consisting of a checklist of obstacles to creativity in the classroom and four open questions. The most indicated inhibitory factors included the lack of knowledge by the teachers of pedagogical practices that favor the development of students’ creativity and of texts in this respect, as well as insecurity to test new pedagogical practices. Providing courses, guidance, support and incentive for teachers were the procedures most frequently pointed out by coordinators to assist the teacher in encouraging creativity in the classroom.Este estudio investigó, en una muestra de 66 coordinadores pedagógicos de instituciones de Enseñanza Primaria, factores que dificultan al maestro la estimulación del desarrollo de la creatividad del estudiante y también procedimientos que el coordinador podría utilizar para apoyar al profesor para promover la creatividad en clase. Los participantes respondieron un cuestionario compuesto por una lista de barreras a la creatividad en clase y cuatro preguntas abiertas. Desconocimiento por el profesor de prácticas pedagógicas para favorecer el desarrollo de la creatividad y de textos en este sentido, además de inseguridad para experimentar nuevas prácticas pedagógicas fueron los factores inhibidores más marcantes. Ofrecer cursos para maestros, así como orientación, apoyo e incentivo fueron los procedimientos más señalados por los coordinadores para auxiliar al profesor a fomentar la creatividad en clase.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaPsico-USF - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCriatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicosCreativity in the classroom : inhibiting and facilitating factors according to pedagogical coordinatorsCreatividad en la aula : factores inhibidores y facilitadores segundo coordinadores pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCriatividadeCoordenadores educacionaisEscolasPráticas docentesProfessoresporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CriatividadeSalaAula.pdfapplication/pdf283791http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33529/1/ARTIGO_CriatividadeSalaAula.pdf8343a4d0f4320c63ac43a8a0ff196008MD51open access10482/335292023-05-31 21:46:49.544open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/33529Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Creativity in the classroom : inhibiting and facilitating factors according to pedagogical coordinators
Creatividad en la aula : factores inhibidores y facilitadores segundo coordinadores pedagógicos
title Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
spellingShingle Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Criatividade
Coordenadores educacionais
Escolas
Práticas docentes
Professores
title_short Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
title_full Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
title_fullStr Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
title_full_unstemmed Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
title_sort Criatividade em sala de aula : fatores inibidores e facilitadores segundo coordenadores pedagógicos
author Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_facet Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Borges, Clarissa Nogueira
Boruchovitch, Evely
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
Borges, Clarissa Nogueira
Boruchovitch, Evely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Borges, Clarissa Nogueira
Boruchovitch, Evely
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Criatividade
Coordenadores educacionais
Escolas
Práticas docentes
Professores
topic Criatividade
Coordenadores educacionais
Escolas
Práticas docentes
Professores
description Este estudo investigou, em uma amostra de 66 coordenadores pedagógicos de instituições de ensino fundamental, fatores que dificultam o professor a estimular o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o coordenador poderia utilizar para apoiar o docente na promoção da criatividade em sala de aula. Os participantes responderam um questionário composto por uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas para favorecer o desenvolvimento da criatividade discente e de textos a esse respeito, além de insegurança para testar novas práticas pedagógicas foram os fatores inibidores mais sinalizados. Oferecer cursos para professores, além de orientação, apoio e incentivo aos docentes foram os procedimentos mais apontados pelos coordenadores para auxiliar o professor a encorajar a criatividade em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-02T13:53:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-02T13:53:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALENCAR, Eunice Soriano de et al . Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 555-566, jul./set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/33529
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313
identifier_str_mv ALENCAR, Eunice Soriano de et al . Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos. Psico-USF, Campinas, v. 23, n. 3, p. 555-566, jul./set. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000300555&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33529
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712018230313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/33529/1/ARTIGO_CriatividadeSalaAula.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8343a4d0f4320c63ac43a8a0ff196008
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573372783689728