Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7374
Resumo: No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem às abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_a2281d9e3847d6bce190a2bc17494a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7374
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativasThe contribution of hermeneutics in the development of qualitative methodologiesLa contribution de l’herméneutique dans le développement de méthodologies qualitativesLa contribución de la hermenéutica en el desarrollo de metodologías cualitativasHermenêuticaSociologia do conhecimentoMetodologiaNo atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem às abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTIn the present state of the art of qualitative approaches in general, there are especially two problems relative to the methodology and to the practice of research. On one side, qualitative researches require the knowledge and mastery of epistemological and methodological reflection in the field of the Social Sciences and Education. In this sense, they must overcome the objectivism which claims a privileged access to reality and, at the same time, refutes the critiques that the results produced by those researches would be of a merely subjective character and/or of doubtful scientism due to the proximity between researcher and subject. On the other hand, it is necessary to have studies geared towards the reconstruction of the philosophical bases which gave origin to the theoretical- methodological qualitative approaches in the field of Social Sciences and Education. Among the trends of hermeneutics inspiration, the objective hermeneutics of Ulrich Oevermann linked to the critical theory of the School of Frankfurt is emphasized. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉDans l’actuel état de l’art des approches qualitatives en général, il y a spécialement deux problèmes, quant à la méthodologie et à la pratique de la recherche. D’une part, les recherches qualitatives exigent le savoir et la maîtrise de la réflexion épistémologique et méthodologique dans le champs des Sciences Sociales et de l’Éducation. Dans ce sens, elles doivent dépasser l’objectivisme qui revendique un accès privilégié à la réalité et, en même temps, réfutent les critiques que les résultats produits par ces recherches seraient de caractère simplement subjectif et/ou de scientificité douteuse dû à la proximité du chercheur avec le sujet. D’autre part, il est nécessaire d’avoir des études qui visent la reconstruction des bases philosophiques qui ont donné origine aux approches théoriques-méthodologiques qualitatives dans le champs des Sciences Sociales et de l’Éducation. Parmi les courants d’inspiration herméneutique, l’on met l’emphase sur l’herméneutique objective de Ulrich Oevermann, liée à la théorie critique de l’École de Frankfurt. _______________________________________________________________________________ RESUMENEn el actual estado del arte de los abordajes cualitativos en general, hay especialmente dos problemas: uno relativo a la metodología y otro a la práctica de pesquisas. Por un lado, las pesquisas cualitativas exigen el conocimiento y el dominio de la reflexión epistemológica y metodológica en el campo de las ciencias sociales y de la educación. En ese sentido, deben superar el objetivismo que reivindica un acceso privilegiado a la realidad y al mismo tiempo, rebatir las críticas de que los resultados producidos por esas pesquisas serían de carácter meramente subjetivo y/ o de cientificidad dudosa debido a la proximidad entre pesquisador y entrevistado. Por otro lado, son necesarios estudios para la reconstrucción de las bases filosóficas que dieron origen a los abordajes teórico-metodológicas cualitativas en el campo de las ciencias sociales y de la educación. Dentre las corrientes de inspiración hermenéutica, se enfatiza la hermenéutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada a la teoría crítica de la Escuela de Frankfurt.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2011-04-12T12:52:49Z2011-04-12T12:52:49Z2010-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWELLER, Wivian. Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 31, p. 287-304, jul./dez. 2010 Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/2909/2524>. Acesso em: 16 mar. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7374Weller, Wivianinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:28:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/7374Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:28:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
The contribution of hermeneutics in the development of qualitative methodologies
La contribution de l’herméneutique dans le développement de méthodologies qualitatives
La contribución de la hermenéutica en el desarrollo de metodologías cualitativas
title Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
spellingShingle Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
Weller, Wivian
Hermenêutica
Sociologia do conhecimento
Metodologia
title_short Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
title_full Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
title_fullStr Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
title_full_unstemmed Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
title_sort Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
author Weller, Wivian
author_facet Weller, Wivian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Wivian
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica
Sociologia do conhecimento
Metodologia
topic Hermenêutica
Sociologia do conhecimento
Metodologia
description No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem às abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07
2011-04-12T12:52:49Z
2011-04-12T12:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WELLER, Wivian. Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 31, p. 287-304, jul./dez. 2010 Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/2909/2524>. Acesso em: 16 mar. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7374
identifier_str_mv WELLER, Wivian. Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 31, p. 287-304, jul./dez. 2010 Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/2909/2524>. Acesso em: 16 mar. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580730140426240