A hermenêutica jurídica como instrumento balizador às metodologias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Nórton Zimmernann
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Souza, Vilton Zimmermann, Manfro, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64677
Resumo: O mundo contemporâneo exige uma nova forma de pensar e agir na Educação. O Ensino Tradicional tem se demonstrado ineficaz diante de um público cada vez mais exigente. Esse novo perfil de alunos ativos, críticos e participativos, requer uma aprendizagem mais dinâmica através de metodologias ativas. Contudo, não são raras as vezes que educadores acabam perdendo o rumo durante a aplicação de atividades baseadas nas metodologias ativas existentes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relevância pedagógica de se estabelecer um diálogo permanente entre a hermenêutica jurídica e as metodologias ativas como estratégia de aprendizagem no ensino fundamental. Para isso, optou-se pela pesquisa bibliográfica, neste artigo científico, a fim de verificar a importância da hermenêutica jurídica como papel balizador no trabalho do docente durante a utilização de metodologias ativas, como instrumento pedagógico a serviço do desenvolvimento de um aluno protagonista e autônomo. Os resultados obtidos demonstram que a eficácia de uma metodologia ativa bem sucedida está atrelada ao diálogo que essa abordagem realizou com a hermenêutica jurídica, seja de forma consciente ou não. Pode-se concluir que a Hermenêutica Jurídica não somente dialoga com a prática educacional realizada com metodologias ativas, como está atrelada ao sucesso de sua aplicação.
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