Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Júlia Palma Gunesch
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37491
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
id UNB_a284b6683a30c5c0617d226f3586b0c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37491
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatraisSamba de gafieiraDança - aspectos antropológicosProcesso criativoTeatroDança de salãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.Esta pesquisa investiga a aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira (SG) a processos criativos teatrais, a fim de averiguar suas possibilidades e potencialidades artísticas. Para isso, conjuntamente à investigação teórica foram desenvolvidos três diferentes processos criativos ao longo destes estudos de mestrado: GANCHOS (2018); Quarta da Carne (2019) e ALAÍDE (2019), que auxiliaram na investigação de algumas hipóteses levantadas inicialmente. A metodologia de abordagem se dá a partir da mútua alimentação entre fundamentação teórica e processo prático-poético, apoiada pelas noções da Practice as Research (PaR) compartilhadas pelo professor e pesquisador inglês Robin Nelson. Busca-se examinar a possibilidade de uma organicidade na fusão entre as linguagens do teatro e da dança de salão brasileira samba de gafieira e possíveis potencialidades artísticas provenientes dessa organicidade. A dissertação está dividida em três momentos. A partir de uma breve perspectiva histórica no Capítulo I busca-se compreender melhor como se deu a formação desta dança, investigando as hibridações culturais que possibilitaram o desenvolvimento das danças de salão brasileiras no Brasil para buscar melhor compreender como ocorreu a origem da dança samba de gafieira. Para isso contarei com o importante auxilio de autoras e autores nesta busca como Elizabeth Aldrich (1998), Bettina Ried (2003), Nestor Garcia Canclini (2016), Peter Burke (2006), Zeca Ligiéro (2011), Alejandro Frigerio, Lira Neto (2017), Jota Efegê (1974), Leonor Costa (2011) e Marco Antônio Perna (2011). No Capítulo II serão abordadas características básicas das danças de salão brasileiras e características específicas do samba de gafieira com o objetivo de buscar melhor compreender o princípio de interação entre os corpos do samba de gafieira a ser aplicado aos processos criativos. Para tentar alcançar essa melhor compreensão será estabelecido um diálogo com outros(as) teóricos(as) como Maristela Zamoner (2011), Denise Zenícola (2005) e Edward T. Hall (1977) e ainda José Gil (2001), Zilá Muniz (2011), Ciane Fernandes (2006), Lenira Peral Rengel (2001), que aportam conceitos úteis baseados nas práticas de coreógrafos(as) como Steve Paxton, Anna Halprin, Merce Cunningham e Rudolf Laban, que darão suporte a conceitos trabalhados no samba de gafieira. No Capítulo III os processos criativos teatrais serão apresentados e analisados individualmente a partir dos conceitos trabalhados nos capítulos anteriores e em seguida será compartilhada a busca das potencialidades artísticas realizada a partir de exercícios e provocações cênicas que ocorreu ao longo desta pesquisa. Os resultados alcançados supriram as expectativas iniciais, revelando um potencial ainda maior do que o imaginado na criação de cenas a partir da dança samba de gafieira, bem como sobre os benefícios para a cena e para os intérpretes que a prática da interação entre os corpos pode trazer.This research investigates the application of the principle of interaction between the bodies of the dance samba de gafieira (SG) to creative theatrical processes, in order to ascertain their possibilities and artistic potentialities. For this, jointly to the theoretical investigation were developed three different creative processes throughout these master's studies: GANCHOS (2018); Quarta da Carne (2019) and ALAÍDE (2019), which helped to investigate some hypotheses raised initially. The methodology of approach comes from the mutual feeding between theoretical foundation and practical-poetic process, supported by the notions of Practice as Research (PaR) shared by the English professor and researcher Robin Nelson. It seeks to examine the possibility of an organicity in the fusion between the languages of the theater and the Brazilian ballroom dance samba de gafieira and possible artistic potentials from this organicity. The dissertation is divided into three moments. From a brief historical perspective in Chapter I, it is sought to better understand how the formation of this dance occurred, investigating the cultural hybridizations that allowed the development of the Brazilian ballroom dances in Brazil to better understand how the origin of the dance samba de gafieira. For this I will count on the important help of authors and authors in this search, such as Elizabeth Aldrich (1998), Bettina Ried (2003), Nestor Garcia Canclini (2016), Peter Burke (2006), Zeca Ligiéro (2011), Alejandro Frigerio, Lira Neto (2017), Jota Efegê (1974), Leonor Costa (2011) and Marco Antônio Perna (2011). In Chapter II, basic characteristics of the Brazilian ballroom dances and specific characteristics of the samba de gafieira will be approached in order to better understand the principle of interaction between samba de gafieira bodies to be applied to creative processes. To try to achieve this better understanding will be established a dialogue with other theoreticians such as Maristela Zamoner (2011), Denise Zenícola (2005) and Edward T. Hall (1977) and José Gil (2001), Zilá Muniz (2005), Ciane Fernandes (2006), Lenira Peral Rengel (2001), who provide useful concepts based on the practices of choreographers such as Steve Paxton, Anna Halprin, Merce Cunningham and Rudolf Laban, who will support concepts workrd on samba de gafieira. In Chapter III, the theatrical creative processes will be presented and analyzed individually based on the concepts worked on in previous chapters, and then the search for artistic potentialities will be shared through exercises and scenic provocations that occurred throughout this research. The results achieved have met the initial expectations, revealing an even greater potential than imagined in the creation of scenes from the dance samba de gafieira, as well as on the benefits to the scene and to the interpreters that the practice of the interaction between the bodies can bring.Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar deVieira, Júlia Palma Gunesch2020-04-15T15:52:22Z2020-04-15T15:52:22Z2020-04-152019-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Júlia Palma Gunesch. Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37491A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/37491Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
title Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
spellingShingle Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
Vieira, Júlia Palma Gunesch
Samba de gafieira
Dança - aspectos antropológicos
Processo criativo
Teatro
Dança de salão
title_short Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
title_full Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
title_fullStr Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
title_full_unstemmed Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
title_sort Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais
author Vieira, Júlia Palma Gunesch
author_facet Vieira, Júlia Palma Gunesch
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Júlia Palma Gunesch
dc.subject.por.fl_str_mv Samba de gafieira
Dança - aspectos antropológicos
Processo criativo
Teatro
Dança de salão
topic Samba de gafieira
Dança - aspectos antropológicos
Processo criativo
Teatro
Dança de salão
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
2020-04-15T15:52:22Z
2020-04-15T15:52:22Z
2020-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Júlia Palma Gunesch. Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37491
identifier_str_mv VIEIRA, Júlia Palma Gunesch. Sobre aplicação do princípio de interação entre os corpos da dança samba de gafieira a processos criativos teatrais. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508257368080384