Afetos no cinema de Karim Aïnouz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Gonçalves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22965
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22965
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2016.
id UNB_a3238822f738fc0912c32c5426dc1a06
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/22965
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Costa, André Gonçalves daSilva, Gustavo de Castro e2017-03-21T13:46:31Z2017-03-21T13:46:31Z2017-03-212016-12-05COSTA, André Gonçalves da. Afetos no cinema de Karim Aïnouz. 2016. 339 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22965http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22965Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2016.Esta tese se circunscreve no campo da estética e elabora reflexões sobre como os afetos podem se tornar uma narrativa privilegiada no cinema ao ponto de se tornarem um estilo de autor. O principal argumento da pesquisa é que o cineasta brasileiro Karim Aïnouz desenvolve um estilo de cinema de afetos em três de seus filmes dos anos 2000: O Céu de Suely, Viajo porque preciso, volto porque te amo e Praia do Futuro. A partir da centralidade do pertencimento, da amizade, do amor e da coragem nesses filmes, discute-se a relação compositiva entre esses afetos e as formas conceituais e fílmicas como eles são articulados uns aos outros, de filme para filme, na produção de potências de vida. Procura-se compreender também a relevância da estética do diretor na invenção de uma expressão particular dentro do novíssimo cinema nacional. Esta tese é igualmente um debate sobre ética na medida analisa formas de vida singulares, formas de pensamento e de ação que conduzem ao autoconhecimento e à autotransformação dos personagens, formas que podem contribuir para a ascese subjetiva e o conhecimento da afetividade do fruidor desse tipo de cinema. Ao propor alternativas existenciais aos clichês emocionais, às identidades paralisantes e às mais veladas formas sociais de sujeição, o diretor cria um estilo de cinema de afetos que opera eticamente como uma ontologia afirmativa da sensibilidade contemporânea.This dissertation is circumscribed within the area of aesthetics. It elaboratesreflections about how affects can appear as a privileged narrative in cinema to the point of becoming the style of an author. The main argument of the research is that the Brazilian moviemaker Karim Aïnouz develops a style of cinema of affects in three of his films of the years 2000: O Céu de Suely, Viajo porque preciso, volto porque te amo e Praia do Futuro. Having in mind the importance of affects such as belonging, friendship, love and courage in these films, we discuss the compositive relation among these affects as well as the conceptual and theoretical forms with which they are articulated one another, from film to film, so as to produce potencies of life. We also try to understand the importance of the style of the director in the invention of a particular expression within the new Brazilian cinema. This dissertation is also a debate on ethics given the fact it analyses singular forms of life, modes of thought and of action that conduct the characters of the stories towards self knowledge and self transformation, forms that may contribute to the subjective asceticism and the knowledge to affects of those who experiment this kind of film. When proposing existential alternatives to emotional clichés, to paralyzing identities and to the subtlest forms of social subjection, the director creates a style of cinema of affects that operates ethically as an affirmative ontology of contemporary sensibility.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAfetos no cinema de Karim Aïnouzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEstéticaCinemaAïnouz, Karim, 1966-Estiloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_AndréGonçalvesdaCosta.pdf2016_AndréGonçalvesdaCosta.pdfapplication/pdf40922331http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22965/1/2016_Andr%c3%a9Gon%c3%a7alvesdaCosta.pdf85a839496be20d9edd51d2655028da97MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain780http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22965/2/license.txte2fd3593213f123fa55fc8cfd2e398f8MD52open access10482/229652024-01-26 13:35:46.362open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T16:35:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Afetos no cinema de Karim Aïnouz
title Afetos no cinema de Karim Aïnouz
spellingShingle Afetos no cinema de Karim Aïnouz
Costa, André Gonçalves da
Estética
Cinema
Aïnouz, Karim, 1966-
Estilo
title_short Afetos no cinema de Karim Aïnouz
title_full Afetos no cinema de Karim Aïnouz
title_fullStr Afetos no cinema de Karim Aïnouz
title_full_unstemmed Afetos no cinema de Karim Aïnouz
title_sort Afetos no cinema de Karim Aïnouz
author Costa, André Gonçalves da
author_facet Costa, André Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Gonçalves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
contributor_str_mv Silva, Gustavo de Castro e
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Estética
Cinema
Aïnouz, Karim, 1966-
Estilo
topic Estética
Cinema
Aïnouz, Karim, 1966-
Estilo
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-21T13:46:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-21T13:46:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, André Gonçalves da. Afetos no cinema de Karim Aïnouz. 2016. 339 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/22965
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22965
identifier_str_mv COSTA, André Gonçalves da. Afetos no cinema de Karim Aïnouz. 2016. 339 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22965
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22965/1/2016_Andr%c3%a9Gon%c3%a7alvesdaCosta.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/22965/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85a839496be20d9edd51d2655028da97
e2fd3593213f123fa55fc8cfd2e398f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573616039690240