Entre os públicos e a especialidade : um percurso pela recepção da arte contemporânea em Inhotim
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16771 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014. |
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Entre os públicos e a especialidade : um percurso pela recepção da arte contemporânea em InhotimEspaço (Arte)Arte contemporâneaPaisagens - arteInstituto InhotimPaisagismoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.A espacialidade do Instituto Inhotim, um centro de arte contemporânea e jardim botânico localizado em Brumadinho (MG), demonstrou-se um elemento síntese dos investimentos da instituição sobre a conformação da recepção artística, com destaque para o íntimo diálogo entre a construção das paisagens do jardim botânico, a arquitetura dos espaços expositivos e o tratamento paisagístico e arquitetônico dado às obras de arte contemporânea em sua apresentação. A espacialidade de Inhotim demonstrou ainda traduzir a íntima relação entre arte, economia, entretenimento e turismo ao combinar elementos do museu e do parque temático e ao associar a um ambiente de consumo de arte, outros serviços e produtos. Ponto relevante a respeito da concepção e realização da espacialidade de Inhotim se refere à relação da obra de arte com o paisagismo. Desse modo, a investigação da recepção artística em Inhotim, aqui apresentada, propõe a descrição e análise das práticas dos visitantes à luz da espacialidade como condicionante, visto que esta cria camadas de sentidos, interfere nas experiências dos frequentadores e é, muitas vezes, inseparável das próprias obras. Esta análise da recepção encontrou na teoria das práticas aporte teórico-metodológico que se mostrou bastante apropriado, capaz de abarcar dimensões cognitivas e afetivas, axiológicas e perceptivas. Permite, portanto, uma compreensão abrangente do público, que contempla as variadas dimensões acionadas no encontro com obras de arte. A partir de deslocamentos, aos moldes de um percurso, são descritas e analisadas a concepção e realização da espacialidade de Inhotim, bem como a recepção de obras artísticas que se dão em seu bojo, considerando, entre o Instituto e seus visitantes, uma relação de interdependência. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTInhotim is a center of contemporary art and botanic garden located in Brumadinho (Minas Gerais, Brazil). Its spatiality shows an element of synthesis representing the institution’s investments to the conformation of the artistic reception, notably seen in the intimate dialogue established between the construction of the botanic garden landscapes, the galleries architecture and the architectural and botanic treatment given to the works of art’ presentation. Inhotim’s spaciality also reflects the intimate relationship between art, economy, entertainment and turism, since it combines elements from the museum and the theme park and associates art consumption with other services and products. An important point in Inhotim’s spaciality conception and realization refers to the relationship between art and landscaping. Thereby, this artistic reception investigation proposes a description and analysis of visitors’ practices through the perspective of spatiality as a constraint, since it creates layers of meanings, it interferes in the publics’ experiences and, many times, it is inseparable from the oeuvres. This reception analysis found in practice theory na appropriate theoretical and methodological contribution, able to embrace the variety of dimensions triggered in the encounter with the work of art, such as the cognitive, affective, axiological and perceptive dimensions. Like a route, the conception and realization of Inhotim’s spatiality and the reception of art will be described and analyzed, considering between the Institute and its visitors an interdependent relationship.Farias, Edson Silva deSá, Juliana Veloso2014-11-05T19:32:34Z2014-11-05T19:32:34Z2014-11-052014-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁ, Juliana Veloso. Entre os públicos e a especialidade: um percurso pela recepção da arte contemporânea em Inhotim. 2014. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16771A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/16771Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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