Big data no Turismo : conceitos e aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruas, Rayane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45186
https://orcid.org/0000-0002-3182-3240
Resumo: Rayane Ruas explica de forma clara que “o Big Data está relacionado com o ato de gerar, capturar e processar uma grande quantidade de dados”, e explica que esta é uma ferramenta essencial para a revolução do processo de tomada de decisão em turismo. De fato, o Big Data aproveita grandes volumes de dados que, em muitos casos, estão disponíveis na internet e são de fácil acesso, colocando-se como alternativa a outras formas de coleta de dados (por exemplo, formulários de pesquisa) bastante mais onerosas e demoradas. Um dos caminhos para inovar – bem como para antecipar tendências, compreender o mercado e, consequentemente, ter ganhos de rentabilidade –, é precisamente aproveitar a capacidade que nos dá o contexto digital para coletar dados com um esforço mínimo, para informar as decisões dos gestores. Como explica Rayane Ruas com rigor e detalhe, em uma linguagem simples e acessível, o Big Data é uma matéria-prima essencial para a decisão dos gestores turísticos. Permite compreender tanto a jornada do turista como a eficácia das estratégias dos concorrentes. Permite tomar decisões informadas e precisas, criando claras vantagens competitivas em relação às empresas que baseiam o seu marketing e as suas estratégias em formas convencionais de obtenção de dados. Apesar de a literatura sobre Big Data estar finalmente a crescer, faltava ainda um livro que desmistificasse o conceito e guiasse a sua aplicação no setor do turismo. Especialmente, uma obra com exemplos inspiradores e uma clara identificação dos requisitos para uma implementação bemsucedida. Este livro é, assim, uma ferramenta para gestores do setor do turismo com curiosidade sobre o tema e que pretendam trabalhar Big Data, não sabendo por onde começar. Em um meio digital pleno de oportunidades e desafios, e em que a relevância da comunicação e do marketing digital fazem toda a diferença para ser encontrado e ser ouvido, o Big Data permite, em última análise, identificar de forma rigorosa quem são os nossos clientes ideais e definir estratégias eficazes para os alcançar, encantar e envolver. E para ganhar vantagens competitivas, rentabilidade e diferenciação. É, por isso, uma ferramenta urgente para se compreender e ser adotada no caminho da transformação digital.
id UNB_a3b9f7eea065b8a341f2e510cbfb2ab4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45186
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Big data no Turismo : conceitos e aplicaçõesBig dataTurismoRayane Ruas explica de forma clara que “o Big Data está relacionado com o ato de gerar, capturar e processar uma grande quantidade de dados”, e explica que esta é uma ferramenta essencial para a revolução do processo de tomada de decisão em turismo. De fato, o Big Data aproveita grandes volumes de dados que, em muitos casos, estão disponíveis na internet e são de fácil acesso, colocando-se como alternativa a outras formas de coleta de dados (por exemplo, formulários de pesquisa) bastante mais onerosas e demoradas. Um dos caminhos para inovar – bem como para antecipar tendências, compreender o mercado e, consequentemente, ter ganhos de rentabilidade –, é precisamente aproveitar a capacidade que nos dá o contexto digital para coletar dados com um esforço mínimo, para informar as decisões dos gestores. Como explica Rayane Ruas com rigor e detalhe, em uma linguagem simples e acessível, o Big Data é uma matéria-prima essencial para a decisão dos gestores turísticos. Permite compreender tanto a jornada do turista como a eficácia das estratégias dos concorrentes. Permite tomar decisões informadas e precisas, criando claras vantagens competitivas em relação às empresas que baseiam o seu marketing e as suas estratégias em formas convencionais de obtenção de dados. Apesar de a literatura sobre Big Data estar finalmente a crescer, faltava ainda um livro que desmistificasse o conceito e guiasse a sua aplicação no setor do turismo. Especialmente, uma obra com exemplos inspiradores e uma clara identificação dos requisitos para uma implementação bemsucedida. Este livro é, assim, uma ferramenta para gestores do setor do turismo com curiosidade sobre o tema e que pretendam trabalhar Big Data, não sabendo por onde começar. Em um meio digital pleno de oportunidades e desafios, e em que a relevância da comunicação e do marketing digital fazem toda a diferença para ser encontrado e ser ouvido, o Big Data permite, em última análise, identificar de forma rigorosa quem são os nossos clientes ideais e definir estratégias eficazes para os alcançar, encantar e envolver. E para ganhar vantagens competitivas, rentabilidade e diferenciação. É, por isso, uma ferramenta urgente para se compreender e ser adotada no caminho da transformação digital.Departamento de Administração (FACE ADM)Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB)2022-11-17T18:51:55Z2022-11-17T18:51:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfRUAS, Rayane. Big data no Turismo: conceitos e aplicações. Brasília: Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB), 2022. 70 p., il. (Coleção Mirante). ISBN 978-65-998233-1-2. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/292. Acesso em: 17 nov. 2022.978-65-998233-1-2https://repositorio.unb.br/handle/10482/45186https://orcid.org/0000-0002-3182-3240This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.info:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Rayaneporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-15T21:51:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/45186Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-15T21:51:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Big data no Turismo : conceitos e aplicações
title Big data no Turismo : conceitos e aplicações
spellingShingle Big data no Turismo : conceitos e aplicações
Ruas, Rayane
Big data
Turismo
title_short Big data no Turismo : conceitos e aplicações
title_full Big data no Turismo : conceitos e aplicações
title_fullStr Big data no Turismo : conceitos e aplicações
title_full_unstemmed Big data no Turismo : conceitos e aplicações
title_sort Big data no Turismo : conceitos e aplicações
author Ruas, Rayane
author_facet Ruas, Rayane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruas, Rayane
dc.subject.por.fl_str_mv Big data
Turismo
topic Big data
Turismo
description Rayane Ruas explica de forma clara que “o Big Data está relacionado com o ato de gerar, capturar e processar uma grande quantidade de dados”, e explica que esta é uma ferramenta essencial para a revolução do processo de tomada de decisão em turismo. De fato, o Big Data aproveita grandes volumes de dados que, em muitos casos, estão disponíveis na internet e são de fácil acesso, colocando-se como alternativa a outras formas de coleta de dados (por exemplo, formulários de pesquisa) bastante mais onerosas e demoradas. Um dos caminhos para inovar – bem como para antecipar tendências, compreender o mercado e, consequentemente, ter ganhos de rentabilidade –, é precisamente aproveitar a capacidade que nos dá o contexto digital para coletar dados com um esforço mínimo, para informar as decisões dos gestores. Como explica Rayane Ruas com rigor e detalhe, em uma linguagem simples e acessível, o Big Data é uma matéria-prima essencial para a decisão dos gestores turísticos. Permite compreender tanto a jornada do turista como a eficácia das estratégias dos concorrentes. Permite tomar decisões informadas e precisas, criando claras vantagens competitivas em relação às empresas que baseiam o seu marketing e as suas estratégias em formas convencionais de obtenção de dados. Apesar de a literatura sobre Big Data estar finalmente a crescer, faltava ainda um livro que desmistificasse o conceito e guiasse a sua aplicação no setor do turismo. Especialmente, uma obra com exemplos inspiradores e uma clara identificação dos requisitos para uma implementação bemsucedida. Este livro é, assim, uma ferramenta para gestores do setor do turismo com curiosidade sobre o tema e que pretendam trabalhar Big Data, não sabendo por onde começar. Em um meio digital pleno de oportunidades e desafios, e em que a relevância da comunicação e do marketing digital fazem toda a diferença para ser encontrado e ser ouvido, o Big Data permite, em última análise, identificar de forma rigorosa quem são os nossos clientes ideais e definir estratégias eficazes para os alcançar, encantar e envolver. E para ganhar vantagens competitivas, rentabilidade e diferenciação. É, por isso, uma ferramenta urgente para se compreender e ser adotada no caminho da transformação digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17T18:51:55Z
2022-11-17T18:51:55Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RUAS, Rayane. Big data no Turismo: conceitos e aplicações. Brasília: Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB), 2022. 70 p., il. (Coleção Mirante). ISBN 978-65-998233-1-2. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/292. Acesso em: 17 nov. 2022.
978-65-998233-1-2
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45186
https://orcid.org/0000-0002-3182-3240
identifier_str_mv RUAS, Rayane. Big data no Turismo: conceitos e aplicações. Brasília: Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB), 2022. 70 p., il. (Coleção Mirante). ISBN 978-65-998233-1-2. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/292. Acesso em: 17 nov. 2022.
978-65-998233-1-2
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45186
https://orcid.org/0000-0002-3182-3240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB)
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580749296861184