Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33503 |
Resumo: | Num mundo dominado pela tecnologia, cada passo dado é registado e armazenado, contribuindo para o gerar rápido de elevadas quantidades de dados. Estes dados que são essencialmente dados não estruturados e provenientes de diversas fontes dão a designação ao que hoje se conhece como Big Data. É a análise detalhada destes dados que confere informação com significado e valor que posteriormente resultará em conhecimento para uma tomada de decisão de qualidade e acertada. As potencialidades do conceito são inúmeras. Em turismo, pode significar informação valiosa sobre os turistas, os seus comportamentos, preferências, deslocações, gastos, perceções, entre outros e constituir uma fonte nova para a construção e/ou o complementar de indicadores de apoio à decisão. Deste modo, o presente trabalho pretende explorar o contributo que o Big Data poderá ter ao nível das estatísticas como um aliado dos indicadores, atendendo não só aos problemas identificados ao nível da informação por parte dos stakeholders de turismo, mas igualmente às suas necessidades, ou seja, aos temas onde a carência e/ou falta de indicadores é um entrave para uma gestão eficiente. |
id |
RCAP_f4ed2b56658d6652aa6de9418a36c31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismoConhecimentoBusiness intelligenceBig dataTurismoIndicadoresDecisãoNum mundo dominado pela tecnologia, cada passo dado é registado e armazenado, contribuindo para o gerar rápido de elevadas quantidades de dados. Estes dados que são essencialmente dados não estruturados e provenientes de diversas fontes dão a designação ao que hoje se conhece como Big Data. É a análise detalhada destes dados que confere informação com significado e valor que posteriormente resultará em conhecimento para uma tomada de decisão de qualidade e acertada. As potencialidades do conceito são inúmeras. Em turismo, pode significar informação valiosa sobre os turistas, os seus comportamentos, preferências, deslocações, gastos, perceções, entre outros e constituir uma fonte nova para a construção e/ou o complementar de indicadores de apoio à decisão. Deste modo, o presente trabalho pretende explorar o contributo que o Big Data poderá ter ao nível das estatísticas como um aliado dos indicadores, atendendo não só aos problemas identificados ao nível da informação por parte dos stakeholders de turismo, mas igualmente às suas necessidades, ou seja, aos temas onde a carência e/ou falta de indicadores é um entrave para uma gestão eficiente.In a world dominated by technology, every step taken is recorded and stored, helping to quickly generate large amounts of data. This data, which is essentially unstructured data and comes from different sources, gives the name to what is known today as Big Data. It is the detailed analysis of these data that provides information with meaning and value that will later result in knowledge for quality and correct decision-making. The concept´s potential is numerous. In Tourism, it can mean valuable information about the tourists, their behaviour, preferences, movements, expenses, perceptions, among others and constitute a new source for the construction and/or complement decision support indicators. Thus, this study intends to explore the contribution that Big Data can have at the level of statistics as an ally of indicators, considering not only the problems identified in terms of information by the tourism stakeholders, but also their needs, topics where the absence and/or lack of indicators is an obstacle to efficient management.2022-03-16T14:25:06Z2021-12-21T00:00:00Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33503porLopes, Olena Shkolnyk dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:29Zoai:ria.ua.pt:10773/33503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:56.247960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
title |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
spellingShingle |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos Conhecimento Business intelligence Big data Turismo Indicadores Decisão |
title_short |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
title_full |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
title_fullStr |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
title_full_unstemmed |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
title_sort |
Contributo do Big Data para a construção de indicadores de apoio à tomada de decisão em turismo |
author |
Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos |
author_facet |
Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Olena Shkolnyk dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Business intelligence Big data Turismo Indicadores Decisão |
topic |
Conhecimento Business intelligence Big data Turismo Indicadores Decisão |
description |
Num mundo dominado pela tecnologia, cada passo dado é registado e armazenado, contribuindo para o gerar rápido de elevadas quantidades de dados. Estes dados que são essencialmente dados não estruturados e provenientes de diversas fontes dão a designação ao que hoje se conhece como Big Data. É a análise detalhada destes dados que confere informação com significado e valor que posteriormente resultará em conhecimento para uma tomada de decisão de qualidade e acertada. As potencialidades do conceito são inúmeras. Em turismo, pode significar informação valiosa sobre os turistas, os seus comportamentos, preferências, deslocações, gastos, perceções, entre outros e constituir uma fonte nova para a construção e/ou o complementar de indicadores de apoio à decisão. Deste modo, o presente trabalho pretende explorar o contributo que o Big Data poderá ter ao nível das estatísticas como um aliado dos indicadores, atendendo não só aos problemas identificados ao nível da informação por parte dos stakeholders de turismo, mas igualmente às suas necessidades, ou seja, aos temas onde a carência e/ou falta de indicadores é um entrave para uma gestão eficiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T00:00:00Z 2021-12-21 2022-03-16T14:25:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33503 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137704903966720 |