Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, César Augusto de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47848
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
id UNB_a3c632d7f1963b0dc72f0a282f93d393
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47848
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposiçõesEnsino remoto emergencialArte - estudo e ensinoFotografiaPrática de ensinoDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.Este artigo tem como objetivo a descrição e análise de atividades didáticas executadas no contexto da pandemia mundial de COVID-19 na disciplina Arte em uma escola pública da periferia de Valparaíso de Goiás no ano letivo de 2021 com alunos dos dois anos finais do Ensino Fundamental, assim como apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de artes utilizando a fotografia nos últimos anos do Ensino Fundamental. Os alunos foram recebidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contendo salas temáticas, com a primeira ação desenvolvida pelo professor sendo a personalização da página da sala de aula, seguido da utilização dos fóruns para reunir as participações escritas e produções estéticas, utilizando vídeos autorais curtos que poderiam ser acessados de forma assíncrona. O segundo bimestre passou para a modalidade síncrona de aulas utilizando a plataforma Spatial.chat, onde desenvolveu-se o trabalho com fotografia. No entanto, a baixíssima quantidade de alunos presentes e a necessidade de engajar os alunos que não podiam estar nas aulas levou de volta ao formato assíncrono no terceiro bimestre com vídeos do professor de até 15 minutos e que geraram maior participação nos fóruns. Uma vez que a escola cria uma delicada rede de relações que vai entrelaçando, todos os dias, as rotinas, os humores e as histórias e realidades de toda a comunidade escolar, pôdese perceber a fotografia como ferramenta para desenvolvimento do olhar artístico, a fruição de arte, a expressão e a criação artística, com os participantes sendo provocados a reflexões e novos olhares a partir das fotografias apresentadas.This article aims to describe and analyze the didactic activities performed in the context of the global pandemic of COVID-19 in the Art subject in a public school in the periphery of Valparaíso de Goiás in the school year of 2021, with students from the last two years of elementary school, as well as to present a pedagogical proposal for teaching art using photography in the last years of the elementary school. The students were received in a Virtual Learning Environment (VLE) containing thematic rooms, with the first action developed by the teacher being the customization of the classroom page, followed by using forums to gather written participations and aesthetic productions, using short authorial videos that could be accessed asynchronously. The second bimester moved to the synchronous format of classes using the Spatial.chat platform, where the work with photography was developed. However, the very low number of students present and the need to engage students who could not be in class led back to the asynchronous format in the third bimester with teacher videos of up to 15 minutes, which generated more participation in the forums. Once the school creates a delicate network of relationships that every day interweaves the routines, the moods, and the stories and realities of the entire school community, it was possible to perceive photography as a tool for the development of the artistic eye, the enjoyment of art, artistic expression and creation, with the participants being provoked to reflect and develop new perspectives based on the photographs they presented.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalSilva, Maria do Carmo Couto daFerreira, César Augusto de Oliveira2024-02-22T20:05:30Z2024-02-22T20:05:30Z2024-02-222023-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, César Augusto de Oliveira. Através da câmera: a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições. 2023. 52 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47848porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-22T20:07:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/47848Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-22T20:07:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
title Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
spellingShingle Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
Ferreira, César Augusto de Oliveira
Ensino remoto emergencial
Arte - estudo e ensino
Fotografia
Prática de ensino
title_short Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
title_full Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
title_fullStr Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
title_full_unstemmed Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
title_sort Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições
author Ferreira, César Augusto de Oliveira
author_facet Ferreira, César Augusto de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Couto da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, César Augusto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Arte - estudo e ensino
Fotografia
Prática de ensino
topic Ensino remoto emergencial
Arte - estudo e ensino
Fotografia
Prática de ensino
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-10
2024-02-22T20:05:30Z
2024-02-22T20:05:30Z
2024-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, César Augusto de Oliveira. Através da câmera: a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições. 2023. 52 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47848
identifier_str_mv FERREIRA, César Augusto de Oliveira. Através da câmera: a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições. 2023. 52 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508299240865792