Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rejane Maud Nogueira Casanova
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Marcia Cristina Leite, Pereira, Elaine Cristina Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44201
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195
Resumo: Popularizar um dado ou informação é importante para que a sociedade possa ter cons-ciência da magnitude das descobertas da ciência para o progresso social e o desen-volvimento de uma nação. É essencial que professores da rede pública de ensino se apropriem desses conhecimentos a fim de integrá-los aos conteúdos para formação de cidadãos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções sobre ciên-cia e tecnologia dos profissionais da educação de uma escola de Goiânia, identificando os principais temas de interesse. A pesquisa foi do tipo levantamento. Um questionário contendo questões objetivas sobre os temas de interesse e conhecimento sobre ciência e tecnologia foi aplicado aos profissionais da educação (administrativos, professores, coordenação e direção) de uma escola municipal localizada na região leste de Goiânia--GO. Para os sujeitos da pesquisa, os temas que despertaram maior interesse foram meio ambiente, religião, medicina e saúde, arte e cultura. Por sua vez, política, esportes e moda foram os temas com menor interesse desses profissionais. Em conclusão, os resultados demonstraram que esses profissionais percebem como importante diferen-tes temas relacionados à ciência e à tecnologia como mecanismo de modernização de várias áreas de conhecimento. No entanto, o nível de conhecimento pode ser conside-rado limitado se levarmos em conta os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis para transmitir informações e então elevar o nível de interesse dos profissionais pesquisa-dos. Assim, sugere-se que as diferentes realidades sociais, o nível de escolaridade e a função na área da educação podem interferir nas percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar.
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Um questionário contendo questões objetivas sobre os temas de interesse e conhecimento sobre ciência e tecnologia foi aplicado aos profissionais da educação (administrativos, professores, coordenação e direção) de uma escola municipal localizada na região leste de Goiânia--GO. Para os sujeitos da pesquisa, os temas que despertaram maior interesse foram meio ambiente, religião, medicina e saúde, arte e cultura. Por sua vez, política, esportes e moda foram os temas com menor interesse desses profissionais. Em conclusão, os resultados demonstraram que esses profissionais percebem como importante diferen-tes temas relacionados à ciência e à tecnologia como mecanismo de modernização de várias áreas de conhecimento. No entanto, o nível de conhecimento pode ser conside-rado limitado se levarmos em conta os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis para transmitir informações e então elevar o nível de interesse dos profissionais pesquisa-dos. Assim, sugere-se que as diferentes realidades sociais, o nível de escolaridade e a função na área da educação podem interferir nas percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar.Popularization of data or information is important for society to be aware of the mag-nitude of the discoveries of science to social progress and development of a nation. It is essential that teachers of public schools to take ownership of this knowledge in order to integrate them with content for training of citizens. The aim of this study was to evaluate the perceptions of science and technology of the education professionals in the school of Goiânia, identifying the main topics of interest. The research was survey type. A questionnaire containing objective questions on topics of interest and knowledge about science and technology has been applied to education professionals (administrative, teachers, coordination and direction) of a public school located in the eastern region of Goiânia-GO. For the subjects the themes that aroused most interest were the environ-ment, religion, medicine and health, art and culture. By the other hand, politics, sports and fashion were the subjects with lower interest these professionals. In conclusion, the results showed that these professionals realize how important various topics related to science and technology as a mechanism for modernization of various areas of knowle-dge. However, the level of knowledge can be considered limited, if we take into account the many technological resources available to transmit information and then raise the interest level of the professionals surveyed. Thus, it is suggested that the different social, educational level and function may interfere with perceptions about science and techno-logy in the school environment.Popularizar un dato o información es importante para que la sociedad pueda tener con-ciencia de la magnitud de los descubrimientos de la ciencia para el progreso social y el desarrollo de una nación. Es esencial que los profesores de la red pública de enseñanza se apropien de esos conocimientos a fin de integrarlos a los contenidos para la forma-ción de los ciudadanos. De esa forma, el objetivo de este trabajo fue evaluar las percep-ciones sobre ciencia y tecnología de los profesionales de la educación de una escuela de Goiânia (Brasil), identificando los principales temas de interés. La investigación fue del tipo levantamiento de información. Un cuestionario conteniendo preguntas objetivo sobre temas de interés y conocimiento sobre ciencia y tecnología fue aplicado a los profesionales de la educación (administrativos, profesores, coordinación y dirección) de una escuela municipal localizada en la región este de Goiânia-GO (Brasil). Para los sujetos de la investigación, los temas que despertaron mayor interés fueron medioam-biente, religión, medicina y salud, arte y cultura. Por su parte, política, deportes y moda fueron los temas de menos interés de esos profesionales. En conclusión, los resultados demostraron que esos profesionales perciben como importante diferentes temas rela-cionados a la ciencia y a la tecnología como mecanismo de modernización de varias áreas de conocimiento. Sin embargo, el nivel de conocimiento puede ser considerado limitado si consideramos los incontables recursos tecnológicos disponibles para trans-mitir información y asi elevar el nivel de interés de los profesionales investigados. Así, se sugiere que las diferentes realidades sociales, el nivel de escolaridad y la función en el área de la educación pueden interferir en las percepciones sobre ciencia y tecnología en el ambiente escolar.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM2022-07-12T11:48:49Z2022-07-12T11:48:49Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Rejane Maud Nogueira Casanova; PEREIRA, Marcia Cristina Leite; PEREIRA, Elaine Cristina Leite. Diferentes realidades sociais e as percepções sobre ciência e tecnologia no ambiente escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 54-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/12795. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44201https://doi.org/10.5281/zenodo.3561195Revista do CEAM - (CC BY) Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/12795. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rejane Maud Nogueira CasanovaPereira, Marcia Cristina LeitePereira, Elaine Cristina Leiteporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:21:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/44201Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:21:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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