Gênero e número nominal : proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri Atroari
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1420 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. |
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Gênero e número nominal : proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri AtroariEducação indígenaLíngua portuguesaSegunda línguaEtnografiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.O ensino da língua portuguesa como segunda língua, em específico, o gênero e o número nominal do português para os waimiri atroari é o foco desta pesquisa, que faz a análise contrastiva do gênero e do número nominal das duas línguas, explicando as distinções estruturais das mesmas. Também apresenta os métodos de ensino de segunda língua mais usados nos últimos sessenta anos. E a partir de uma etnografia da escola, considerando os aspectos culturais do povo para a escolha do método de ensino baseado em tarefas como o mais apropriado para este contexto de ensino, apresenta uma proposta de ensino de português como segunda língua para o povo waimiri atroari. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe teaching of portuguese as a second language, epecifically the nominal number and gender of the Portuguese for the indigenous people of the waimiri atroari is the focus of this theses. It accomplishes a contrastive analysis of gender and nominal number in both languages, explaning the structural distinctions between them. It also presents the methods of second language teaching used in the last sixtynyears. And from a school etnogrphy, taking into account the cultural aspects of the people for the choice of the task-based language teaching as the most appropriate for this teaching context.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaCarvalho, Orlene Lúcia de SaboiaSantos, Eneida Alice Gonzaga dos2009-03-05T14:12:57Z2009-03-05T14:12:57Z2009-03-052008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Eneida Alice Gonzaga dos. Gênero e número nominal: proposta de ensino de português como segunda língua para os Waimiri Atroari. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1420info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T18:47:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/1420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T18:47:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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