A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Klever Corrente
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Olgamir Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545
https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359
Resumo: O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.
id UNB_a58aa3e36ede2c358fbbf1575341367b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45545
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantilThe relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitusOrientação vocacional e profissionalEscolasRepresentações sociaisEstudantesProjeto de vidaO objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito FederalUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoSilva, Klever CorrenteCarvalho, Olgamir Francisco de2023-01-20T15:36:30Z2023-01-20T15:36:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359Brazilian Journal of Development - Privacy Statement ...  The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 20 jan. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:34:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/45545Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:34:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
The relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitus
title A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
spellingShingle A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
Silva, Klever Corrente
Orientação vocacional e profissional
Escolas
Representações sociais
Estudantes
Projeto de vida
title_short A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
title_full A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
title_fullStr A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
title_full_unstemmed A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
title_sort A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil
author Silva, Klever Corrente
author_facet Silva, Klever Corrente
Carvalho, Olgamir Francisco de
author_role author
author2 Carvalho, Olgamir Francisco de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Klever Corrente
Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação vocacional e profissional
Escolas
Representações sociais
Estudantes
Projeto de vida
topic Orientação vocacional e profissional
Escolas
Representações sociais
Estudantes
Projeto de vida
description O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-01-20T15:36:30Z
2023-01-20T15:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545
https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359
identifier_str_mv SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 27602–27612, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4993. Acesso em: 20 jan. 2023.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545
https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580872258125824