Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Klever Corrente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35609
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
id UNB_bbd6110bb94e6bb70629f81b140427c4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35609
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantilCareer Education and life project : convergence of social representations and student habitusOrientação profissional - ensino médioEducação para a carreiraCarreira profissional - orientaçãoProcesso decisórioTeoria das representações sociaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Educação para a Carreira, uma modalidade de Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Atualmente, as escolas do Distrito Federal não possuem serviços institucionalizados e universalizados que preparem os estudantes para realizarem escolhas e tomarem decisões em relação aos seus projetos de vida, e sem esse suporte, eles enfrentam essa problemática sozinhos, com dificuldades, não conseguindo avaliar adequadamente as suas consequências. Diante desse cenário, esta investigação busca, por um lado, identificar as problemáticas vocacionais que os jovens do ensino médio enfrentam nesta fase da vida e, por outro lado, busca analisar também, o papel da Educação para a Carreira na preparação para as escolhas e tomadas de decisões. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes concluintes do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. Embasada em um modelo teórico que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia Social de Bourdieu, aplicou-se um questionário para apreender os referentes do habitus estudantil e um teste de associação livre de palavras para conhecer as representações elaboradas e partilhadas coletivamente pelo grupo estudado. Os resultados apontam que o habitus estudantil confluem e dialogam com as representações sociais. Identificou-se os estudantes vivenciaram poucas ou nenhuma atividade na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões. Percebeu-se que os alunos reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e sentem a necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP sistematicamente. Ademais, constatou-se que os discentes encaram o processo de escolha de uma carreira ou profissão como importante, difícil e estressante. Apresenta-se nesta pesquisa, também, um relatório técnico que mapeia as iniciativas de Projeto de Vida nos estados brasileiros e, como contraponto, indica-se a Educação para a Carreira, enquanto abordagem que responde adequadamente às lacunas identificadas nos processos formativos, às demandas solicitadas pelo Estado e pela sociedade e aos anseios e expectativas dos estudantes. Constatou-se, que através da Educação para a Carreira é possível ampliar e transformar o entendimento e a percepção dos discentes preparando-os para o seu processo de escolha e tomada de decisões em seu Projeto de Vida.This research has Career Education as its object of study, a modality of Professional and Vocational Guidance aimed at the educational context. Nowadays, schools in the Federal District do not offer institutionalized and universal services that prepare students to make choices and decisions related to their life projects, and without such a support system, they face these problems alone, with difficulty, unable to properly assess the consequences of their choices. Contemplating this issue, this study seeks to, on the one hand, identify vocational problems that young students in high school face, and on the other hand, it also seeks to analyze the role of Career Education in the preparation for choice and decision-making. To this purpose, an empirical research was conducted with students that are finishing high school in public schools in the Federal District. Based on a theoretical model which articulates Moscovici’s Social Representation Theory with Bourdieu’s Social Praxeology, a questionnaire was handed out to collect references on students’ habitus, and a word association test was applied to better comprehend the representations that are elaborated and shared by the studied group. Results show that the students’ habitus converge with social representations. Students that have few or no activities in school that prepare them for the choice and decision-making process were identified. It was perceived that students recognize the orientation and preparatory activities in school and feel the need of having the school’s systematical support in the Professional and Vocational Guidance process. Moreover, we have found that they view the process of choosing a career or profession as an important one, as well as being difficult and stressful. This research also presents a technical report which maps out the initiatives of life projects in Brazilian states, and as a counterpoint, we indicate Career Education, since it is an approach that adequately fills gaps that are identified in the educational process, in addition to fulfilling demands made by the Government and by society, along with the students’ yearnings and expectations. We have found that through Career Education, it is possible to broaden and transform the understanding and perception of students, preparing them to make choices and decisions related to their life projects.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalCarvalho, Olgamir Francisco deSilva, Klever Corrente2019-10-17T21:03:02Z2019-10-17T21:03:02Z2019-10-172019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Klever Corrente. Educação para a Carreira e projeto de vida: confluência das representações sociais e do habitus estudantil. 2019. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35609A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T18:38:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/35609Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T18:38:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
Career Education and life project : convergence of social representations and student habitus
title Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
spellingShingle Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
Silva, Klever Corrente
Orientação profissional - ensino médio
Educação para a carreira
Carreira profissional - orientação
Processo decisório
Teoria das representações sociais
title_short Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
title_full Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
title_fullStr Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
title_full_unstemmed Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
title_sort Educação para a Carreira e projeto de vida : confluência das representações sociais e do habitus estudantil
author Silva, Klever Corrente
author_facet Silva, Klever Corrente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Klever Corrente
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação profissional - ensino médio
Educação para a carreira
Carreira profissional - orientação
Processo decisório
Teoria das representações sociais
topic Orientação profissional - ensino médio
Educação para a carreira
Carreira profissional - orientação
Processo decisório
Teoria das representações sociais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-17T21:03:02Z
2019-10-17T21:03:02Z
2019-10-17
2019-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Klever Corrente. Educação para a Carreira e projeto de vida: confluência das representações sociais e do habitus estudantil. 2019. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35609
identifier_str_mv SILVA, Klever Corrente. Educação para a Carreira e projeto de vida: confluência das representações sociais e do habitus estudantil. 2019. 112 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349681565696