Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varanda, Renata Carvalho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zerbini, Thaís, Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019
Resumo: O artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.
id UNB_a73033e1c8908f91466e8a2f47f973d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6127
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distânciaConstruction and validation of graphic interface reactions scale for distance learning coursesEnsino a distânciaTreinamentoInterface gráficaO artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.This article presents the construction and statistical validation process of the Graphic Interface Reactions Scale, applied to a sample of 1.892 students of a target course, offered by SEBRAE in Brazil. The scale aims to investigate the students' opinion about the graphic interface usability of the course. Data were collected at the end of the course by means of a questionnaire hosted in an internet site. Statistical analysis of the principal (PC), factorial (PAF) and internal consistency (Alpha Coefficient) components was performed. The scale presents a unifactorial structure, with 15 items, explaining 57,46% of the total variance, and Alpha coefficient of 0,95. Results indicate a statistically valid and reliable scale. Further research in different education contexts is suggested.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-09T16:50:36Z2010-12-09T16:50:36Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019Varanda, Renata CarvalhoZerbini, ThaísAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:30:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/6127Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:30:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
Construction and validation of graphic interface reactions scale for distance learning courses
title Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
spellingShingle Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
Varanda, Renata Carvalho
Ensino a distância
Treinamento
Interface gráfica
title_short Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
title_full Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
title_fullStr Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
title_full_unstemmed Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
title_sort Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
author Varanda, Renata Carvalho
author_facet Varanda, Renata Carvalho
Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varanda, Renata Carvalho
Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Treinamento
Interface gráfica
topic Ensino a distância
Treinamento
Interface gráfica
description O artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-09T16:50:36Z
2010-12-09T16:50:36Z
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019
identifier_str_mv VARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580673809874944