Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019 |
Resumo: | O artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais. |
id |
UNB_a73033e1c8908f91466e8a2f47f973d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6127 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distânciaConstruction and validation of graphic interface reactions scale for distance learning coursesEnsino a distânciaTreinamentoInterface gráficaO artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.This article presents the construction and statistical validation process of the Graphic Interface Reactions Scale, applied to a sample of 1.892 students of a target course, offered by SEBRAE in Brazil. The scale aims to investigate the students' opinion about the graphic interface usability of the course. Data were collected at the end of the course by means of a questionnaire hosted in an internet site. Statistical analysis of the principal (PC), factorial (PAF) and internal consistency (Alpha Coefficient) components was performed. The scale presents a unifactorial structure, with 15 items, explaining 57,46% of the total variance, and Alpha coefficient of 0,95. Results indicate a statistically valid and reliable scale. Further research in different education contexts is suggested.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-09T16:50:36Z2010-12-09T16:50:36Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019Varanda, Renata CarvalhoZerbini, ThaísAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:30:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/6127Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:30:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância Construction and validation of graphic interface reactions scale for distance learning courses |
title |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância |
spellingShingle |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância Varanda, Renata Carvalho Ensino a distância Treinamento Interface gráfica |
title_short |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância |
title_full |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância |
title_fullStr |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância |
title_full_unstemmed |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância |
title_sort |
Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância |
author |
Varanda, Renata Carvalho |
author_facet |
Varanda, Renata Carvalho Zerbini, Thaís Abbad, Gardênia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Zerbini, Thaís Abbad, Gardênia da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varanda, Renata Carvalho Zerbini, Thaís Abbad, Gardênia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Treinamento Interface gráfica |
topic |
Ensino a distância Treinamento Interface gráfica |
description |
O artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-09T16:50:36Z 2010-12-09T16:50:36Z 2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019 http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019 |
identifier_str_mv |
VARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580673809874944 |