Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Rogério Emiliano de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15433
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
id UNB_a782ed873b70d8ec4c1e597cd92cb4c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15433
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelosEnsinoAprendizagemLinguagem e línguas - estudo e ensinoIdentidadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.Várias áreas do conhecimento têm se debruçado sobre os estudos identitários: a Filosofia, a Psicologia, a Linguística Aplicada etc. Na área de Aquisição de Segunda Língua dos Estados Unidos da América, a maioria dos estudos dedicada às identidades vem sendo realizada desde a segunda metade da década de 1990 (MENARD-WARWICK, 2005). O interesse nos estudos identitários representa uma mudança de ênfase dos modelos psicolinguísticos para a inclusão das dimensões sociológicas no ensino-aprendizagem de línguas. Talvez, isso se deva ao fato de haver um reconhecimento crescente de 1que as identidades afetam a aprendizagem (NORTON, 2010). O principal objetivo desta pesquisa é o de investigar como as identidades dos aprendizes de inglês são construídas no processo de ensino-aprendizagem de um centro de línguas público do Distrito Federal. Esta investigação é de base qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1992; DENZIN e LINCOLN, 2006) com cunho etnográfico (LÜDKE e ANDRÉ, 1986; WATSON-GEGEO, 1987, 1988). Também, esta pesquisa se configura como um estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 1986; MOURA FILHO, 2005). Os participantes são dois alunos: um adolescente com 16 anos e uma adolescente com 15. Os instrumentos de pesquisa utilizados são: histórias de vida escritas, entrevistas semiestruturadas e desenhos. O primeiro semestre letivo de 2012 compõe o período de geração dos dados: triangulados e analisados de acordo com o paradigma interpretativista (MOITA LOPES, 1994). Os dados mostram que as identidades de aprendiz de inglês são construídas através de desejos de afiliação e de reconhecimento (NORTON, 1997), diferenças (SILVA, 2000), verdades escolares (FOUCAULT, 2000) e relações de poder (FOUCAULT, 2002; NORTON, 2006). Ademais, o grau de investimento na aprendizagem (BOURDIEU, 1998; NORTON, 1995, 2000) também constrói as suas identidades. Imbricado ao investimento, está o construto de comunidades imaginadas (KANNO, 2003; KANNO e NORTON, 2003; WENGER, 1998) que, de acordo com os dados, aparece como uma fonte vital de motivação e de investimento nas identidades dos participantes enquanto aprendizes de língua inglesa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTMany areas of knowledge have devoted on the identity studies: Philosophy, Psychology, Applied Linguistics etc. In the North American Second Language Acquisition, the most part of the identity studies has been done since the second half of the 90s (MENARD-WARWICK, 2005). The interest in the identity studies represents an emphasis change from the psycholinguistic models to the inclusion of the sociological dimensions in the language teaching/learning. Perhaps, that is due to the fact that there is increasing recognition that identities affect learning (NORTON, 2010). The main objective of this research is to investigate how the English learners’ identities are constructed in the teaching/learning process of a Distrito Federal public language center. This research is of qualitative basis (BOGDAN & BIKLEN, 1992; DENZIN & LINCOLN, 2006) within ethnographic core (LÜDKE e ANDRÉ, 1986; WATSON-GEGEO, 1987, 1988). Also, this investigation is a case study (LÜDKE e ANDRÉ, 1986; MOURA FILHO, 2005). The participants are two students: a male teenager at 16 years old, and a female one at 15. The used research instruments are: written life histories, semi-structured interviews, and drawings. The first school term is the period of the data generation: triangulated and analysed according to the interpretative paradigm (MOITA LOPES, 1994). The study results show that the English learner’s identities are constructed through the wish of affiliation and recognition (NORTON, 1997), differences (SILVA, 2000), educational truths (FOUCAULT, 2000), and power relations (FOUCAULT, 2002; NORTON, 2006). Furthermore, the level of investment in the learning (BOURDIEU, 1998; NORTON, 1995, 2000) also constructs their identities. Connected to investment, it is the construct of imagined communities (KANNO, 2003; KANNO e NORTON, 2003; WENGER, 1998) that, according to the data, appears to be a vital source of motivation and investment in the participants’ identities as English learners.Andrade, Mariana Rosa Mastrella deReis, Maria da Glória MagalhãesAssis, Rogério Emiliano de2014-04-11T12:48:00Z2014-04-11T12:48:00Z2014-04-112013-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, Rogério Emiliano de. Identidade, investimento e comunidade imaginada: o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos. 2013. 203 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15433A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/15433Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
title Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
spellingShingle Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
Assis, Rogério Emiliano de
Ensino
Aprendizagem
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Identidade
title_short Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
title_full Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
title_fullStr Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
title_full_unstemmed Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
title_sort Identidade, investimento e comunidade imaginada : o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos
author Assis, Rogério Emiliano de
author_facet Assis, Rogério Emiliano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Reis, Maria da Glória Magalhães
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Rogério Emiliano de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Identidade
topic Ensino
Aprendizagem
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Identidade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
2014-04-11T12:48:00Z
2014-04-11T12:48:00Z
2014-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, Rogério Emiliano de. Identidade, investimento e comunidade imaginada: o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos. 2013. 203 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15433
identifier_str_mv ASSIS, Rogério Emiliano de. Identidade, investimento e comunidade imaginada: o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos. 2013. 203 f. il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508181914648576