Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jaqueline Rodrigues do
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8949
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
id UNB_1242ecc8fbd5dfa229f34e5a5b6696d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)Língua inglesa - estudo e ensinoLinguagem e línguas - aprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.Esta pesquisa é parte de um projeto maior intitulado Pró-Formação, que envolve a análise das competências de professores e aprendizes de línguas, sendo cada uma delas submetida a estudo minucioso feito por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. Esta dissertação discute, essencialmente, como se desenvolve a Competência Aplicada em aprendizes de línguas a partir da explicitação a esse público de particularidades referentes a maneiras de aprender visando a contribuir para a formação de aluno, de modo a crescente e desejavelmente alcançar um processo mais autônomo. O estudo qualitativo na modalidade de pesquisa-ação, tanto no suporte metodológico quanto na coleta de registros e análise de dados, foi realizado em uma situação interventiva na forma de minicurso desenvolvido com adolescentes aprendizes de língua estrangeira em uma escola de idiomas em Brasília-DF. O curso, chamado Eukurto Aprender, abordou, em linguagem própria, teoria de aprendizagem relevante por meio de atividades dinâmicas, propiciando uma discussão e quiçá uma consciência sobre o papel desses aprendizes. Com base na articulação de novos conhecimentos ao realçar a importância de um processo mais consciente, sobretudo, o autoconhecimento por parte do aprendiz, foram constatadas algumas mudanças positivas nos dizeres e fazeres desses participantes, com indícios de desenvolvimento de sua Competência Aplicada. Pretendo, ao apresentar os resultados, fornecer subsídios para novas perspectivas na agenda da Linguística Aplicada, com maior foco na compreensão dos esforços dos aprendizes permeada por um processo que chamo de academização do aprendiz, tornando-o desejavelmente mais consciente do seu papel, potencializando seus esforços e os dos professores em busca da autonomia no ensino/aprendizagem e para melhor cumprimento da aquisição de uma nova língua. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is part of a larger project entitled Pró-Formação, which involves the analysis of language teachers’ and learners’ competences, being each one submitted to meticulous study carried out by researchers of the Program of Post Graduation (Master’s degree) in Applied Linguistics of the University of Brasília. This dissertation essentially discusses how language learner’s Applied Competence is developed. The starting point is the manifestation to this public of particularities referred to ways of learning, aiming at contributing to student’s development, so as to reach a more autonomous process increasingly and favorably. It is a qualitative investigation classified as action-research, both in the methodological support, and in the collection of registers and data analysis. An intervention in the form of a minicourse directed to teenage foreign language learners took place in a language school in Brasília-DF. The course, called Eukurto Aprender (a pun made out of the social networking site named Orkut sponsored by Google, understood in English somewhat as “I like to learn”), approached relevant learning theories to/with the participants, being these topics discussed in comprehensible language and through dynamic activities, promoting a discussion about the role of those learners. Based on the articulation of new knowledge upon enhancing the importance of a more conscious process, mostly learner’s self knowledge, some positive changes have been observed in those participants’ reports and actions, with evidences of development of their Applied Competence. As I present the results, I intend to offer contributions of new perspectives to the agenda of Applied Linguistics, with a larger focus on understanding learner’s efforts within a process that I name “learner’s academization,” which aims to help the students to become more conscious of their role, strengthening the teacher’s and their efforts in pursuit of autonomy in the teaching/learning process.Almeida Filho, José Carlos Paes deNascimento, Jaqueline Rodrigues do2011-07-06T21:34:29Z2011-07-06T21:34:29Z2011-07-062009-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Jaqueline Rodrigues do. Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês). 2009. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8949info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/8949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
title Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
spellingShingle Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
Nascimento, Jaqueline Rodrigues do
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - aprendizagem
title_short Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
title_full Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
title_fullStr Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
title_full_unstemmed Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
title_sort Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês)
author Nascimento, Jaqueline Rodrigues do
author_facet Nascimento, Jaqueline Rodrigues do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jaqueline Rodrigues do
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - aprendizagem
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-26
2011-07-06T21:34:29Z
2011-07-06T21:34:29Z
2011-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Jaqueline Rodrigues do. Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês). 2009. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8949
identifier_str_mv NASCIMENTO, Jaqueline Rodrigues do. Indícios de desenvolvimento de competência aplicada de aprendizes de LE (inglês). 2009. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231247003648