Metodologia para gerenciamento de fatores humanos em segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43621 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
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Metodologia para gerenciamento de fatores humanos em segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícitaInspeção de segurançaAviação CivilAeroportosGerenciamento de riscosTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.A inspeção de segurança em aeroportos é considerada como um dos elementos mais críticos para a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita - AVSEC. O canal de inspeção é um componente da infraestrutura aeroportuária que se constitui como um ponto crucial de segurança, sendo elemento contributivo para a segurança das nações. No que tange ao fator humano no canal de inspeção, especificamente, há uma oportunidade de abordar suas especificidades no âmbito do gerenciamento de riscos em aeroportos. Sob esse contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma ferramenta (matriz de risco) consistente, sustentada por pressupostos basilares da literatura, que sirva como guia de referência aos aeroportos para avaliar e mapear os fatores humanos no canal de inspeção. O método da pesquisa envolve quatro fases, quais sejam: Fase 1: Delineamento critério-conceitual da Modelagem da Matriz de risco; Fase 2: Construção do instrumento; Fase 3: Validação do instrumento; e Fase 4: Aplicação prática do instrumento em contexto operacional aeroportuário real. A estrutura da matriz de risco é composta por quatro etapas metodológicas (contexto, riscos, avaliação e resposta) e apresenta critérios que não eram utilizados para este fim, de forma associada e com interface, tais como análise de riscos residuais e dosimetria do impacto financeiro vinculado às providências administrativas advindas de ações fiscalizatórias. A ferramenta é composta por onze planilhas correlacionadas e se constitui um modelo útil para mapear fatores humanos (FH-AVSEC) sob o escopo de security. Os principais resultados decorrentes desse estudo são: (i) a elaboração de modelo conceitual para matriz de risco de fatores humanos em AVSEC, especificamente, para canais de inspeção; (ii) o estabelecimento de critérios de para matriz de risco de fatores humanos em canais de inspeção; (iii) o desenvolvimento de modelagem de instrumento prático para Gerenciamento de Fatores Humanos em AVSEC (GFH-AVSEC); (iv) a validação dos critérios da matriz de risco junto a painel de especialistas atuantes em aeroportos Classe AP-3 e Classe AP-2; (v) a aplicação da matriz em dois aeroportos brasileiros (Classe AP2 Classe AP-3), constituindo-se como contribuição pioneira, prática e efetiva à AVSEC, em termos de gerenciamento de riscos em aeroportos, em específico, de fatores humanos no processo de inspeção. A matriz proposta pode ser replicável por organizações do setor aéreo e por outras entidades estruturadas como sistemas complexos e sóciotécnicos.Screening process at airports is considered one of the most critical elements for safeguarding civil aviation against acts of unlawful interference - AVSEC. The screening checkpoints are a component of the airport infrastructure that constitutes a crucial point of security, contributing to the security of nations. Regarding the human factor in screening checkpoints specifically, there is an opportunity to consider their specificities within the scope of risk management at airports. In this context, this study aimed to develop a consistent tool (risk matrix), supported by basic assumptions in the literature, which serves as a reference guide for airports to assess and map human factors in the screening checkpoints. The research method involved four phases, namely: Phase 1: Criterion-conceptual design of the Risk Matrix Modeling; Phase 2: Instrument Construction; Phase 3: Instrument validation; and Phase 4: Practical application of the instrument in a real airport operational context. The risk matrix structure comprises four methodological steps (context, risks, assessment and response) and presents criteria that were not used for this purpose, in an associated way and with an interface (such as residual risks analysis and financial impact dosimetry linked to administrative measures arising from quality control actions). The tool consists of eleven correlated spreadsheets and is a useful model for mapping human factors (HF-AVSEC) under the security scope. The main results from this study are: (i) the elaboration of a conceptual model for the human factors risk matrix in AVSEC, in particular for screening checkpoints; (ii) the establishment of criteria for the human factors risk matrix in screening checkpoints; (iii) the development of a practical instrument modeling for AVSEC human factor management (HFM-AVSEC); (iv) validation of the risk matrix criteria by an expert panel working in Class AP-3 and Class AP-2 airports; (v) the application of the matrix in two Brazilian airports (Class AP-2 and Class AP-3), constituting a pioneering, practical and effective contribution to the AVSEC in terms of risk management at airports, in particular of human factors in the screening checkpoints. The proposed matrix can be replicated by organizations in the aviation industry and by other entities structured as complex and socio-technical systems.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesArruda, Fabiana Serra demichelle.arcurio@gmail.comArcúrio, Michelle Salgado Ferreira2022-05-03T21:22:08Z2022-05-03T21:22:08Z2022-05-022021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARCÚRIO, Michelle Salgado Ferreira. Metodologia para gerenciamento de fatores humanos em segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita. 2019. xv, 156 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43621A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/43621Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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