Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortolani, Giseli Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37449
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
id UNB_a7bedf7ea27b47615f7169ce23a21939
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37449
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadasSafe cyclist behavior in roads in urbanized areasCiclistasCiclistas - acidentesAcidentes de trânsito - prevençãoTeoria do comportamento planejadoSegurança de trânsitoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.Os acidentes com ciclistas apresentam elevado grau de letalidade, especialmente quando ocorrem em rodovias inseridas em áreas urbanizadas. Visando reduzir a ocorrência desse tipo de acidente, o ciclista tem sido instado a adotar um comportamento seguro no trânsito, e os órgãos gestores a promover e assegurar esse comportamento, que não é claramente definido na literatura técnica consultada. Neste sentido o objetivo deste trabalho é definir o conceito de comportamento seguro dos ciclistas em rodovias inseridas em áreas urbanizadas e identificar os elementos que afetam a intenção dos ciclistas em adotar esse comportamento. A conceituação de comportamento seguro do ciclista é extremamente importante para que técnicos e usuários possam interagir de modo efetivo na sua promoção e prática advindo de um entendimento comum sobre o tema e da caracterização do comportamento seguro dos ciclistas. Para a definição do conceito foi utilizado o método de Delphi e realizada a pesquisa com dois grupos: ciclistas e planejadores. Com a definição do conceito foi possível analisar e modelar a intenção do ciclista em adotar esse tipo de comportamento na circulação em rodovias inseridas em áreas urbanizadas de modo a identificar os fatores intervenientes. Para efeito da modelagem, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), proposta por Ajzen (1985 e 1991). Foram aplicados questionários com ciclistas, pela internet e presenciais. A partir dos resultados foi utilizada a regressão múltipla para a modelagem da intenção do comportamento seguro. O resultado da definição do conceito poderá contribuir com o trabalho dos órgãos gestores no que tange a priorização de ações de intervenção nas rodovias. Após a calibração do modelo da intenção de comportamento seguro foi possível a identificação de fatores que afetam essa intenção no caso de ciclistas que circulam em trechos urbanos de rodovias federais (amostra presencial) e de ciclistas que utilizam diferentes tipos de rodovias (amostra internet). Por fim, observou-se que a Norma Social e o Controle Percebido são os principais construtos da TCP que afetam a intenção de comportamento seguro do ciclista nos dois grupos entrevistados e que o hábito não influencia na intenção do comportamento para este público.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Cyclist accidents have a high degree of lethality, especially when they occur on highways inserted in urbanized areas. In order to reduce the occurrence of this type of accident, the cyclist has been urged to adopt a safe behavior in traffic, and the government management to promote and ensure this behavior, which is not clearly defined in the technical literature consulted. The objective of this research is to define the concept of safe behavior of cyclists on highways inserted in urbanized areas and to identify the elements that affect the intention of cyclists to adopt this behavior. The conception of cyclist's safe behavior is extremely important so that technicians and users can interact effectively in their promotion and practice coming from a common understanding on the theme and the characterization of the cyclists' safe behavior. For the definition of the concept the Delphi method was used and the research was carried out with two groups: cyclists and planners. With the definition of the concept it was possible to analyze and model the intention of the cyclist to adopt this type of behavior in the circulation in highways inserted in urbanized areas in order to identify the intervening factors. For the purpose of modeling, we used the Theory of Planned Behavior (TPB), proposed by Ajzen (1985 and 1991). Questionnaires were applied to cyclists, both internet and in person. From the results, multiple regression was used to model the intention of the safe behavior. The result of the definition of the concept may contribute to the work of the management bodies in relation to the prioritization of intervention actions on the highways. After the calibration of the intention model of safe behavior, it was possible to identify factors that affect this intention in the case of cyclists that circulate in urban stretches of federal highways (in-person sample) and cyclists using different types of highways (internet sample). Finally, it was observed that the Social Norms and Perceived Control are the main constructs of TPB that affect the intention of the cyclist's safe behavior in the two groups interviewed and that the habit does not influence the intention of the behavior for this public.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesJacques, Maria Alice Prudênciogi.ortolani@gmail.comOrtolani, Giseli Aparecida2020-04-13T15:31:28Z2020-04-13T15:31:28Z2020-04-132019-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfORTOLANI, Giseli Aparecida. Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas. 2019. vii, 167 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37449A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/37449Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
Safe cyclist behavior in roads in urbanized areas
title Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
spellingShingle Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
Ortolani, Giseli Aparecida
Ciclistas
Ciclistas - acidentes
Acidentes de trânsito - prevenção
Teoria do comportamento planejado
Segurança de trânsito
title_short Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
title_full Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
title_fullStr Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
title_full_unstemmed Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
title_sort Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
author Ortolani, Giseli Aparecida
author_facet Ortolani, Giseli Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacques, Maria Alice Prudêncio
gi.ortolani@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortolani, Giseli Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclistas
Ciclistas - acidentes
Acidentes de trânsito - prevenção
Teoria do comportamento planejado
Segurança de trânsito
topic Ciclistas
Ciclistas - acidentes
Acidentes de trânsito - prevenção
Teoria do comportamento planejado
Segurança de trânsito
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
2020-04-13T15:31:28Z
2020-04-13T15:31:28Z
2020-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORTOLANI, Giseli Aparecida. Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas. 2019. vii, 167 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37449
identifier_str_mv ORTOLANI, Giseli Aparecida. Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas. 2019. vii, 167 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580781039353856