A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Clara Sales de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41646
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.
id UNB_a8079e76606a55a10fc470ed62cfb036
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41646
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de BelémCrençasVocabulário - aprendizagemEmoçõesDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.Esta pesquisa analisou a relação entre as crenças e emoções de alunos do 3o ano do ensino médio de uma escola pública de Belém. Buscou-se compreender os aspectos relativos às emoções vivenciadas durante o processo de aprendizagem de vocabulário nos períodos pré- pandêmico e pós-pandêmico. Primeiramente, fizemos uma pesquisa no campo da Linguística Aplicada, reconhecendo os principais autores para discutir os construtos: emoções, crenças e aprendizagem de vocabulário. Ainda, esta dissertação é uma pesquisa qualitativa concebida como exploratória e contextual de crenças. Para melhor caracterizar o contexto de pesquisa, será apresentado um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras e da aprendizagem de vocabulário. Essa discussão baseou-se em estudos que abordaram alunos de escolas públicas brasileiras. Além disso, a intenção principal é ampliar a discussão sobre este tema, destacando a importância de envolver a sociedade civil como um todo, além da comunidade acadêmica neste processo. A pesquisa foi feita para contribuir com a construção de novos caminhos e de ações para a rede pública de ensino, especialmente na região Norte do Brasil.This research analyzed the relationship between the beliefs and emotions of students in the 3rd year of high school in a public school in Belém. It was sought to understand the aspects concerning the emotions experienced during the process of vocabulary learning in the pre- pandemic and post-pandemic periods. First, we made a research throughout the A.L field, recognizing the main authors to discuss the constructs: emotions, beliefs and vocabulary learning. This dissertation is a qualitative research designed as exploratory and contextual beliefs researching. To better characterize the research context, a brief history of foreign language teaching and learning of vocabulary will be presented. This discussion was based on studies that deal with Brazilian public school students. Furthermore, the main intention is to expand the discussion about this topic, highlighting the importance of involving all the civil society, the academic community in this process. The research was done to contribute to the construction of new paths as well towards to actions for the public educational system, specially in Brazil’s north region.Mukai, Yûkianeclear@hotmail.comFreitas, Ana Clara Sales de2021-08-13T01:28:59Z2021-08-13T01:28:59Z2021-08-122021-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Ana Clara Sales de. A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém. 2021. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41646A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/41646Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
title A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
spellingShingle A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
Freitas, Ana Clara Sales de
Crenças
Vocabulário - aprendizagem
Emoções
title_short A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
title_full A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
title_fullStr A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
title_full_unstemmed A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
title_sort A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém
author Freitas, Ana Clara Sales de
author_facet Freitas, Ana Clara Sales de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mukai, Yûki
aneclear@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Clara Sales de
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças
Vocabulário - aprendizagem
Emoções
topic Crenças
Vocabulário - aprendizagem
Emoções
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-13T01:28:59Z
2021-08-13T01:28:59Z
2021-08-12
2021-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Ana Clara Sales de. A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém. 2021. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41646
identifier_str_mv FREITAS, Ana Clara Sales de. A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém. 2021. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508196689084416