“Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Junior, Luis Antonio Braga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23757
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23757
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
id UNB_a85c8d72a5209b1372eabdbcda7ab23a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23757
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolarMúsica - instrução e estudoAutorregulaçãoEstratégias de aprendizagemBandas (Música)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá a aprendizagem musical em uma banda escolar a partir das estratégias de aprendizagem musical encontradas em tal contexto. Com este trabalho buscou-se ampliar o olhar sobre a banda de música para além do que ocorre no tempo/espaço dedicado às aulas e ensaios, identificando recursos, atores e comportamentos acionados durante a aprendizagem. A investigação buscou responder as seguintes questões de pesquisa: Onde e com quem os alunos aprendem? Como se organizam para aprender? Que recursos são empregados para a aprendizagem musical? Por quê? De que forma são utilizados? A referência teórica adotada na pesquisa foi a Autorregulação da Aprendizagem (BANDURA, 1986, 2001, 2008; ZIMMERMAN, 1998, 2000, 2005) segundo o viés sociocognitivo. O estudo foi realizado em uma banda de música escolar de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa se deu por meio de um estudo qualitativo, com um delineamento próximo ao de um estudo de caso, em que a coleta de dados ocorreu por meio de observações e entrevistas. Foram observadas 08 aulas e 06 ensaios durante três semanas e realizadas entrevistas semiestruturadas com 09 alunos e com o professor. Tanto o professor quanto os alunos assumem que o professor ensina apenas conteúdos musicais básicos (embocadura, respiração, dedilhado de algumas notas e leitura de partitura) a partir das quais os alunos continuam aprendendo por conta própria. Os resultados da pesquisa indicam que alunos e professor atribuem a responsabilidade pela aprendizagem aos próprios alunos e que os alunos se utilizam de variadas estratégias autorregulatórias para aprender, dentre as quais qualitativamente as principais são a realização de buscas na internet, a repetição de trechos específicos, a prática de decorar músicas e a solicitação de auxílio aos colegas. Um ponto importante do trabalho foi a constatação de que o professor não ocupa um papel central na aprendizagem dos alunos, sendo buscado, em geral, apenas para retirada de algumas dúvidas e atuando principalmente como um incentivador da aprendizagem, o que evidenciou ainda mais a necessidade de habilidades autorregulatórias de aprendizagem por parte dos alunos em tal contexto.This research had as a general goal to understand how musical learning occurs in a school band based on the musical learning strategies found in such a context. This study sought to broaden perspectives on music band beyond what happens in the time/space devoted to classes and rehearsals, identifying resources, actors and behaviors triggered during learning. The research sought to answer the following research questions: Where and with whom students learn? How do they organize themselves to learn? What resources are used to learn music? Why? How are they used? The theoretical reference adopted in the survey was the selfregulation of learning (Bandura, 1986, 2001, 2008; Zimmerman, 1998, 2000, 2005) according to social cognitive bias. The study was conducted in a school band music of a Federal Institute of Education, Science and Technology. This research was done through an qualitative study, with a design close to that of a case study, in which the collection was carried out through observations and interviews. 08 classes and 06 band practices were observed during three weeks and semi-structured interviews were conducted with 09 students and the teacher. Both the teacher and the students assume the teacher only teaches basic music content (embouchure, breath, fingering some notes and score reading) from which students continue learning on their own. The research results indicate that students and teachers attribute the responsibility for learning to the students themselves and students use various self-regulatory strategies to learn, among which qualitatively the main are conducting searches on the Internet, repetition of specific passages, practice of memorizing music and requesting help from the colleagues. An important point of this study was the finding that the teacher does not occupy a central role in student learning, being sought, generally only for the removal of some doubts and working mainly as a promoter of learning, which further highlighted the need of self-regulatory skills of learning by the students in such a context.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMarins, Paulo Roberto AffonsoMontandon, Maria IsabelVieira Junior, Luis Antonio Braga2017-06-26T19:11:41Z2017-06-26T19:11:41Z2017-06-262017-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA JUNIOR, Luis Antonio Braga. “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição": estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar. 2017. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23757http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23757A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:58:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/23757Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:58:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
title “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
spellingShingle “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
Vieira Junior, Luis Antonio Braga
Música - instrução e estudo
Autorregulação
Estratégias de aprendizagem
Bandas (Música)
title_short “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
title_full “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
title_fullStr “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
title_full_unstemmed “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
title_sort “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição" : estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar
author Vieira Junior, Luis Antonio Braga
author_facet Vieira Junior, Luis Antonio Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Paulo Roberto Affonso
Montandon, Maria Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Junior, Luis Antonio Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Autorregulação
Estratégias de aprendizagem
Bandas (Música)
topic Música - instrução e estudo
Autorregulação
Estratégias de aprendizagem
Bandas (Música)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26T19:11:41Z
2017-06-26T19:11:41Z
2017-06-26
2017-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA JUNIOR, Luis Antonio Braga. “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição": estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar. 2017. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23757
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23757
identifier_str_mv VIEIRA JUNIOR, Luis Antonio Braga. “Ele ensinava o básico e nós buscávamos a perfeição": estratégias de autorregulação da aprendizagem musical em uma banda de música escolar. 2017. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23757
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580727755964416