A Bíblia como Constituição ou a Constituição como Bíblia? Projetos para a construção do Estado-Nação em Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27026 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832007000100010 |
Resumo: | Este texto analisa os conflitos ocorridos em Timor-Leste, em 2005, entre a Igreja católica e o poder executivo, a respeito do caráter a ser atribuído à disciplina de ensino religioso no currículo de ensino primário. Indica-se que os embates que se constituíram ao redor desse tema são expressivos de diferentes projetos para construção do Estado-Nação no país, bem como das disputas entre distintos grupos com relação ao papel desempenhado no processo de conquista da independência. Propõe-se que os eventos sejam compreendidos como produto da trajetória experimentada por certos setores da população no período da ocupação indonésia. Indica-se, assim, a singularidade da posição dos retornados, ex-componentes da frente diplomática da resistência, aos quais se opõe a Igreja católica, que se autodenomina como representante dos de dentro. As manifestações evocaram ainda um incipiente debate sobre a construção de uma memória nacional, pelo que a Igreja católica demandava um correto reconhecimento do Estado diante do papel por ela desempenhado na resistência à ocupação indonésia. |
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A Bíblia como Constituição ou a Constituição como Bíblia? Projetos para a construção do Estado-Nação em Timor-LesteEstado-NaçãoIgreja CatólicaTimor-LesteEste texto analisa os conflitos ocorridos em Timor-Leste, em 2005, entre a Igreja católica e o poder executivo, a respeito do caráter a ser atribuído à disciplina de ensino religioso no currículo de ensino primário. Indica-se que os embates que se constituíram ao redor desse tema são expressivos de diferentes projetos para construção do Estado-Nação no país, bem como das disputas entre distintos grupos com relação ao papel desempenhado no processo de conquista da independência. Propõe-se que os eventos sejam compreendidos como produto da trajetória experimentada por certos setores da população no período da ocupação indonésia. Indica-se, assim, a singularidade da posição dos retornados, ex-componentes da frente diplomática da resistência, aos quais se opõe a Igreja católica, que se autodenomina como representante dos de dentro. As manifestações evocaram ainda um incipiente debate sobre a construção de uma memória nacional, pelo que a Igreja católica demandava um correto reconhecimento do Estado diante do papel por ela desempenhado na resistência à ocupação indonésia.The article focus on the conflicts which took place in East Timor in 2005, between the Catholic Church and the Government, regarding the role of the religious teaching in the basic school curriculum. The analysis indicates that the debates built around this issue express different State-Nation building projects for that country, so as disputes among different groups in relation to their roles in the independency process. We propose that the events should be understood as a product of the itinerary of certain sectors of the Timorese people during the Indonesian occupation of the territory. We point, that way, to the singular position of the counter-diasporas, former members of the diplomatic front, to whom the Catholic Church (self proclaimed as representative of the "insiders") now opposes. The protests also pointed to a still incipient debate on the building of a national memory, the Catholic Church claiming for a correct acknowledge, by the State, of its own role against the Indonesian occupation.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS2017-12-07T04:48:20Z2017-12-07T04:48:20Z2007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Kelly Cristiane da. A Bíblia como Constituição ou a Constituição como Bíblia? Projetos para a construção do Estado-Nação em Timor-Leste. Horizontes Antropológicos, v. 13, n. 27, p. 213-235, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832007000100010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832007000100010. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27026https://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832007000100010Horizontes Antropológicos - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ha/a/J9C74rhfRXSq5nfPmFkDRcF/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kelly Cristiane daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:55:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/27026Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:55:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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