Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Jane Farias
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%).
id UNB_a889eb21571b1f298287dadc0d20b9e2
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27835
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Chagas, Jane FariasFleith, Denise de Souza2017-12-07T04:54:31Z2017-12-07T04:54:31Z2010-04CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%).The purpose of this study was to describe abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents. Forty-two students who attended a program for the gifted in central-west region participated in the research. The instrument used was a list of abilities, interests, preferences, characteristics and learning styles, designed for the study. Adolescents have reported better performance associated with intrapersonal (77%), interpersonal (68%) and linguistic-verbal (60%) abilities. The results revealed that participants perceived themselves as persistent (84.2%), demanding with themselves (76.3%), owners of solid moral values (76.3%) and creative (71.1%). Among interests and motivational aspects listed by the adolescents, it could be highlighted: having many ideas about many things (89.5%), going all the way when seeking to achieve a goal (86.8%), liking getting good grades in school (81.6%), liking trying new things (78.9%). Participants said they learned more easily through reading and discussion of ideas (71.1%).Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaPsico-USF - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHabilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentososAbilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentesTalentosEstudantesAprendizagemporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdfARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdfapplication/pdf359409http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27835/1/ARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdf650ad1c21fc778352a3d2361ef181d67MD51open access10482/278352023-05-31 21:46:55.424open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents
title Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
spellingShingle Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
Chagas, Jane Farias
Adolescentes
Talentos
Estudantes
Aprendizagem
title_short Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
title_full Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
title_fullStr Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
title_full_unstemmed Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
title_sort Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
author Chagas, Jane Farias
author_facet Chagas, Jane Farias
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Jane Farias
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes
Talentos
Estudantes
Aprendizagem
topic Adolescentes
Talentos
Estudantes
Aprendizagem
description O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%).
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:54:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:54:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010
identifier_str_mv CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27835/1/ARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 650ad1c21fc778352a3d2361ef181d67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573470513070080