Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%). |
id |
UNB_a889eb21571b1f298287dadc0d20b9e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/27835 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Chagas, Jane FariasFleith, Denise de Souza2017-12-07T04:54:31Z2017-12-07T04:54:31Z2010-04CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%).The purpose of this study was to describe abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents. Forty-two students who attended a program for the gifted in central-west region participated in the research. The instrument used was a list of abilities, interests, preferences, characteristics and learning styles, designed for the study. Adolescents have reported better performance associated with intrapersonal (77%), interpersonal (68%) and linguistic-verbal (60%) abilities. The results revealed that participants perceived themselves as persistent (84.2%), demanding with themselves (76.3%), owners of solid moral values (76.3%) and creative (71.1%). Among interests and motivational aspects listed by the adolescents, it could be highlighted: having many ideas about many things (89.5%), going all the way when seeking to achieve a goal (86.8%), liking getting good grades in school (81.6%), liking trying new things (78.9%). Participants said they learned more easily through reading and discussion of ideas (71.1%).Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaPsico-USF - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHabilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentososAbilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentesTalentosEstudantesAprendizagemporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdfARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdfapplication/pdf359409http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27835/1/ARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdf650ad1c21fc778352a3d2361ef181d67MD51open access10482/278352023-05-31 21:46:55.424open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents |
title |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
spellingShingle |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos Chagas, Jane Farias Adolescentes Talentos Estudantes Aprendizagem |
title_short |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
title_full |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
title_fullStr |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
title_full_unstemmed |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
title_sort |
Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos |
author |
Chagas, Jane Farias |
author_facet |
Chagas, Jane Farias Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith, Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Jane Farias Fleith, Denise de Souza |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Adolescentes Talentos Estudantes Aprendizagem |
topic |
Adolescentes Talentos Estudantes Aprendizagem |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%). |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-07T04:54:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-07T04:54:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27835/1/ARTIGO_HabilidadesCaracteristicasPessoais.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
650ad1c21fc778352a3d2361ef181d67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573470513070080 |