Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jane Farias Chagas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28500
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003
Resumo: O objetivo desse estudo foi descrever as características e a dinâmica da família de adolescentes talentosos. Participaram da coleta de dados 42 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado e seus familiares. Um questionário de caracterização do sistema familiar e o inventário de Indicadores de Sucesso Parental, na versão filhos e pais, foram utilizados como instrumentos. Os resultados indicaram que mais da metade das famílias com adolescentes talentosos possuía uma configuração tradicional: cônjuges com filhos nascidos de sua própria união conjugal. Essas famílias priorizavam a educação e o desenvolvimento do talento dos filhos e a sua dinâmica envolvia um leque variado de atividades rotineiras e de lazer, entre as quais se destacaram aquelas relacionadas ao descanso, à escola, a assistir televisão e filmes e a visitar familiares. A avaliação dos genitores sobre seu desempenho parental foi mais positiva quando comparada à dos filhos adolescentes em todas as categorias avaliadas pelo PSI: comunicação, uso do tempo, ensino, frustração, satisfação e necessidade de informação. Os resultados desse estudo destacam o papel relevante da família como contexto de desenvolvimento do talento.
id UNB_b51a20917fecb045bfe7876c0b5f8858
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28500
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ferreira, Jane Farias ChagasFleith, Denise de Souza2017-12-07T05:00:10Z2017-12-07T05:00:10Z2012-01FERREIRA, Jane Farias Chagas; FLEITH, Denise de Sousa. Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 1, p. 15-23, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28500http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003O objetivo desse estudo foi descrever as características e a dinâmica da família de adolescentes talentosos. Participaram da coleta de dados 42 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado e seus familiares. Um questionário de caracterização do sistema familiar e o inventário de Indicadores de Sucesso Parental, na versão filhos e pais, foram utilizados como instrumentos. Os resultados indicaram que mais da metade das famílias com adolescentes talentosos possuía uma configuração tradicional: cônjuges com filhos nascidos de sua própria união conjugal. Essas famílias priorizavam a educação e o desenvolvimento do talento dos filhos e a sua dinâmica envolvia um leque variado de atividades rotineiras e de lazer, entre as quais se destacaram aquelas relacionadas ao descanso, à escola, a assistir televisão e filmes e a visitar familiares. A avaliação dos genitores sobre seu desempenho parental foi mais positiva quando comparada à dos filhos adolescentes em todas as categorias avaliadas pelo PSI: comunicação, uso do tempo, ensino, frustração, satisfação e necessidade de informação. Os resultados desse estudo destacam o papel relevante da família como contexto de desenvolvimento do talento.The purpose of this study was to describe family characteristics and dynamics of talented adolescents. Forty-two adolescents between 12 and 18 years old who attended a program for gifted students and their family participated in the data collection. A family characteristics questionnaire and the Parent Success Indicator Inventory, children's and parents' versions were used as instruments. The results indicated that more than half of the families with talented adolescents had a traditional figure: spouses with children born of their own conjugal union. These families prioritized education and the development of their children's talents. The family dynamics involved a wide range of routine and leisure activities, among which stand out those related to the rest, to school, watching television and movies and visiting relatives. Parents evaluated their parental performance in a more positive way when comparing to the adolescents considering all the categories measured by the PSI: communication, use of time, teaching, frustration, satisfaction, and information needs. The results of this study highlight the relevant role of the family regarding talent development.Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do NorteEstudos de Psicologia (Natal) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCaracterísticas e dinâmica da família de adolescentes talentososCharacteristics and dynamics of the family of talented adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentesFamíliaTalentosSuperdotadosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CaracteristicasDinamicaFamilia.pdfARTIGO_CaracteristicasDinamicaFamilia.pdfapplication/pdf870049http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28500/1/ARTIGO_CaracteristicasDinamicaFamilia.pdfcd5dd61ba46981791686d9fadd8b30ccMD51open access10482/285002023-05-31 21:46:53.728open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28500Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Characteristics and dynamics of the family of talented adolescents
title Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
spellingShingle Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
Ferreira, Jane Farias Chagas
Adolescentes
Família
Talentos
Superdotados
title_short Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
title_full Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
title_fullStr Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
title_full_unstemmed Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
title_sort Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos
author Ferreira, Jane Farias Chagas
author_facet Ferreira, Jane Farias Chagas
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jane Farias Chagas
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes
Família
Talentos
Superdotados
topic Adolescentes
Família
Talentos
Superdotados
description O objetivo desse estudo foi descrever as características e a dinâmica da família de adolescentes talentosos. Participaram da coleta de dados 42 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado e seus familiares. Um questionário de caracterização do sistema familiar e o inventário de Indicadores de Sucesso Parental, na versão filhos e pais, foram utilizados como instrumentos. Os resultados indicaram que mais da metade das famílias com adolescentes talentosos possuía uma configuração tradicional: cônjuges com filhos nascidos de sua própria união conjugal. Essas famílias priorizavam a educação e o desenvolvimento do talento dos filhos e a sua dinâmica envolvia um leque variado de atividades rotineiras e de lazer, entre as quais se destacaram aquelas relacionadas ao descanso, à escola, a assistir televisão e filmes e a visitar familiares. A avaliação dos genitores sobre seu desempenho parental foi mais positiva quando comparada à dos filhos adolescentes em todas as categorias avaliadas pelo PSI: comunicação, uso do tempo, ensino, frustração, satisfação e necessidade de informação. Os resultados desse estudo destacam o papel relevante da família como contexto de desenvolvimento do talento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Jane Farias Chagas; FLEITH, Denise de Sousa. Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 1, p. 15-23, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28500
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003
identifier_str_mv FERREIRA, Jane Farias Chagas; FLEITH, Denise de Sousa. Características e dinâmica da família de adolescentes talentosos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 17, n. 1, p. 15-23, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28500
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28500/1/ARTIGO_CaracteristicasDinamicaFamilia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd5dd61ba46981791686d9fadd8b30cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863885500710912