Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Israel Marinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44546
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
id UNB_a8b7f40abd6504b254484a9b71533902
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44546
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino MédioEnsino de FísicaAutoeficáciaTecnologias digitaisEnsino remoto emergencialDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.O ano de 2020 marcou a história do Brasil e do mundo devido ao início de uma pandemia. A grave crise sanitária instalada no país motivou as autoridades públicas a tomarem medidas emergenciais que, de partida, afetaram nacionalmente as atividades escolares. Nesse sentido, cabe destacar a pouca estrutura pública com relação às tecnologias digitais necessárias para suportar, nacional ou regionalmente, alguma forma de ensino remoto. Diante dessa problemática, este trabalho debruça-se sobre a seguinte questão: como promover um curso ou sequência didática de Física mediado por tecnologias digitais capaz de evitar os problemas do criticado ensino tradicional, ao mesmo tempo em que pudesse atuar positivamente sobre as crenças de autoeficácia discente e, assim, possivelmente influenciar os desempenhos dos estudantes? Este trabalho a fim de trazer contribuições a esse questionamento tem, como objetivo geral, investigar as crenças de autoeficácia dos alunos do Ensino Médio em práticas de ensino de Física que utilizam tecnologias digitais. Para tanto, o presente estudo revisita a literatura sobre os seguintes temas: o ensino de física, focado no conteúdo sobre força newtoniana; o conceito de crenças de autoeficácia; e o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Com base em uma pesquisa descritiva e exploratória e em uma revisão de literatura sistemática de cunho quantitativo, este trabalho propõe e examina as repercussões de uma sequência didática sobre Mecânica no contexto das Ciências da Natureza, sendo que a supracitada sequência utilizou recursos digitais na perspectiva proposta por Bandura. Destaca-se que essa sequência didática foi acompanhada de um produto educacional construído para ser acessado virtualmente e utilizado pelo estudante durante a realização da referida sequência didática. Em seguida, examinou-se correlações entre três aspectos, a saber: (i) as características socioeconômicas dos estudantes participantes da pesquisa; (ii) as crenças de autoeficácia para o desempenho na disciplina de Física; e (iii) o desempenho discente em uma avaliação de conhecimentos de Mecânica Newtoniana. Depois, discute-se a autoeficácia para o aprendizado de Física nos formatos virtual e híbrido a partir do estudo de caso realizado, propondo sugestões para a promoção das crenças de autoeficácia entre os alunos do Ensino Médio, sobretudo para o processo de ensino e aprendizagem de força com uso de tecnologias digitais. Dessa forma, esta pesquisa contribui com o debate acerca da motivação escolar, especialmente para o aprendizado de Física. Suscita-se, a partir dos dados coletados e analisados, a reflexão sobre os aspectos que afetam a motivação dos estudantes para a performance no componente curricular de Física, particularmente nos formatos híbridos e virtuais, bem como de seus desempenhos diante de instrumentos avaliativos. No caso desta investigação, há indícios de que fatores socioeconômicos (como o sexo, a cor ou a raça, a renda familiar e a escolaridade do pai e o formato de ensino) apresentaram-se como variáveis relevantes para a formação das convicções dos estudantes com relação ao ensino e à aprendizagem de Física no Ensino Médio.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The year 2020 marked the history of Brazil and the world due to the beginning of a pandemic. The serious health crisis installed in the country motivated public authorities to take emergency measures that, from the start, affected school activities nationwide. In this sense, it is worth mentioning the little public structure in relation to the digital technologies necessary to support, nationally or regionally, some form of remote teaching. Faced with this problem, this work focuses on the following question: how to promote a course or didactic sequence of Physics mediated by digital technologies capable of avoid the problems of the criticized traditional teaching method and at the same time act positively on the student ´s self-efficacy beliefs and thus, possibly influence student performance? In order to contribute to this questioning, this work has, as a general objective, to investigate the self-efficacy beliefs of high school students in relation to Physics teaching practices that use digital technologies. Therefore, the present study revisits the literature on the following topics: physics teaching, focused on Newtonian force content; the concept of self-efficacy beliefs; and the use of digital technologies in Physics teaching. Based on a descriptive and exploratory research and on a systematic literature review of a quantitative nature, this work proposes and examines the repercussions of a didactic sequence on Mechanics in the context of Natural Sciences, and the aforementioned sequence used digital resources in the proposed perspective by Bandura. It is noteworthy that this didactic sequence was accompanied by an educational product built to be accessed virtually and used by the student during the execution of that didactic sequence. Then, correlations between three aspects are examined and identified, namely: (i) the socioeconomic characteristics of the students participating in the research; (ii) self-efficacy beliefs for performance in Physics in the context of Emergency Remote Teaching; and (iii) student performance in an assessment of knowledge of Newtonian Mechanics. Then, self-efficacy for learning Physics in virtual and hybrid formats is discussed based on the case study carried out, proposing suggestions for the promotion of self-efficacy beliefs among high school students, especially for the teaching and learning process of strength with the use of digital technologies. Finally, this research contributes to the debate about school motivation, especially for learning Physics. Based on the data collected and analyzed, a reflection on the aspects that affect students' motivation to perform in the curricular component of Physics, particularly in hybrid and virtual formats, as well as their performance in relation to evaluative instruments, is raised. In the case of this investigation, there are indications that socioeconomic factors (such as gender, color or race, family income and father's education and teaching format) were relevant variables for the formation of students' convictions regarding the teaching and learning of Physics in High School.Ferreira, MarcelloCosta, Marcos Rogério Martinsisraelmarinho-7@hotmail.comAraújo, Israel Marinho2022-08-17T17:10:35Z2022-08-17T17:10:35Z2022-08-172022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfARAÚJO, Israel Marinho. Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais: análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44546A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/44546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
title Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
spellingShingle Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
Araújo, Israel Marinho
Ensino de Física
Autoeficácia
Tecnologias digitais
Ensino remoto emergencial
title_short Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
title_full Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
title_fullStr Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
title_sort Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
author Araújo, Israel Marinho
author_facet Araújo, Israel Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marcello
Costa, Marcos Rogério Martins
israelmarinho-7@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Israel Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Autoeficácia
Tecnologias digitais
Ensino remoto emergencial
topic Ensino de Física
Autoeficácia
Tecnologias digitais
Ensino remoto emergencial
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17T17:10:35Z
2022-08-17T17:10:35Z
2022-08-17
2022-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Israel Marinho. Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais: análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44546
identifier_str_mv ARAÚJO, Israel Marinho. Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais: análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1813552712537604096