A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Evandro Luis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088
Resumo: Com o desenvolvimento e a difusão digital todos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Nesse cenário entra o ensino que pode se adequar à nova realidade digital utilizando as tecnologias digitais de educação, que são recursos cujo objetivo é levar o conteúdo ao estudante seja onde ele estiver, deixando assim o conhecimento muito mais acessível e dinamizado. A partir desse cenário, esse trabalho teve por objetivo investigar o uso das tecnologias em salas de aulas pelos professores das instituições de ensino superior da cidade de Cascavel/PR nos cursos da área de Ciências Naturais. Para isso, 20 professores responderam a um questionário online pelo Google Forms e a análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2011, p. 45). Foi possível observar que os professores fazem o uso das tecnologias e esse uso foi potencializado pelo isolamento social da pandemia Covid-19 em que estes vivenciaram um período de aulas remotas.  
id VERACRUZ-0_07f5c012bb767b3de58a53e23ba493e8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41088
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachersTecnologias digitaisEnsino remotoEnsino remoto emergencial.Com o desenvolvimento e a difusão digital todos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Nesse cenário entra o ensino que pode se adequar à nova realidade digital utilizando as tecnologias digitais de educação, que são recursos cujo objetivo é levar o conteúdo ao estudante seja onde ele estiver, deixando assim o conhecimento muito mais acessível e dinamizado. A partir desse cenário, esse trabalho teve por objetivo investigar o uso das tecnologias em salas de aulas pelos professores das instituições de ensino superior da cidade de Cascavel/PR nos cursos da área de Ciências Naturais. Para isso, 20 professores responderam a um questionário online pelo Google Forms e a análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2011, p. 45). Foi possível observar que os professores fazem o uso das tecnologias e esse uso foi potencializado pelo isolamento social da pandemia Covid-19 em que estes vivenciaram um período de aulas remotas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4108810.34117/bjdv7n12-355Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 115494-115513Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 115494-115513Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 115494-1155132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Evandro LuisMalacarne, Vilmar2022-04-12T00:07:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41088Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:23.661466Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
title A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
spellingShingle A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
dos Reis, Evandro Luis
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Ensino remoto emergencial.
title_short A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
title_full A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
title_fullStr A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
title_sort A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
author dos Reis, Evandro Luis
author_facet dos Reis, Evandro Luis
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Malacarne, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Evandro Luis
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino remoto
Ensino remoto emergencial.
topic Tecnologias digitais
Ensino remoto
Ensino remoto emergencial.
description Com o desenvolvimento e a difusão digital todos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Nesse cenário entra o ensino que pode se adequar à nova realidade digital utilizando as tecnologias digitais de educação, que são recursos cujo objetivo é levar o conteúdo ao estudante seja onde ele estiver, deixando assim o conhecimento muito mais acessível e dinamizado. A partir desse cenário, esse trabalho teve por objetivo investigar o uso das tecnologias em salas de aulas pelos professores das instituições de ensino superior da cidade de Cascavel/PR nos cursos da área de Ciências Naturais. Para isso, 20 professores responderam a um questionário online pelo Google Forms e a análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2011, p. 45). Foi possível observar que os professores fazem o uso das tecnologias e esse uso foi potencializado pelo isolamento social da pandemia Covid-19 em que estes vivenciaram um período de aulas remotas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088
10.34117/bjdv7n12-355
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 115494-115513
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 115494-115513
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 115494-115513
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645573015732224