A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088 |
Resumo: | Com o desenvolvimento e a difusão digital todos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Nesse cenário entra o ensino que pode se adequar à nova realidade digital utilizando as tecnologias digitais de educação, que são recursos cujo objetivo é levar o conteúdo ao estudante seja onde ele estiver, deixando assim o conhecimento muito mais acessível e dinamizado. A partir desse cenário, esse trabalho teve por objetivo investigar o uso das tecnologias em salas de aulas pelos professores das instituições de ensino superior da cidade de Cascavel/PR nos cursos da área de Ciências Naturais. Para isso, 20 professores responderam a um questionário online pelo Google Forms e a análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2011, p. 45). Foi possível observar que os professores fazem o uso das tecnologias e esse uso foi potencializado pelo isolamento social da pandemia Covid-19 em que estes vivenciaram um período de aulas remotas. |
id |
VERACRUZ-0_07f5c012bb767b3de58a53e23ba493e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41088 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachersTecnologias digitaisEnsino remotoEnsino remoto emergencial.Com o desenvolvimento e a difusão digital todos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Nesse cenário entra o ensino que pode se adequar à nova realidade digital utilizando as tecnologias digitais de educação, que são recursos cujo objetivo é levar o conteúdo ao estudante seja onde ele estiver, deixando assim o conhecimento muito mais acessível e dinamizado. A partir desse cenário, esse trabalho teve por objetivo investigar o uso das tecnologias em salas de aulas pelos professores das instituições de ensino superior da cidade de Cascavel/PR nos cursos da área de Ciências Naturais. Para isso, 20 professores responderam a um questionário online pelo Google Forms e a análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2011, p. 45). Foi possível observar que os professores fazem o uso das tecnologias e esse uso foi potencializado pelo isolamento social da pandemia Covid-19 em que estes vivenciaram um período de aulas remotas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4108810.34117/bjdv7n12-355Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 115494-115513Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 115494-115513Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 115494-1155132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Evandro LuisMalacarne, Vilmar2022-04-12T00:07:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41088Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:23.661466Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
title |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
spellingShingle |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers dos Reis, Evandro Luis Tecnologias digitais Ensino remoto Ensino remoto emergencial. |
title_short |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
title_full |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
title_fullStr |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
title_full_unstemmed |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
title_sort |
A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers |
author |
dos Reis, Evandro Luis |
author_facet |
dos Reis, Evandro Luis Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Evandro Luis Malacarne, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Ensino remoto Ensino remoto emergencial. |
topic |
Tecnologias digitais Ensino remoto Ensino remoto emergencial. |
description |
Com o desenvolvimento e a difusão digital todos têm experimentado o uso de novas tecnologias, reformulando a maneira de pensar, agir e criar. Nesse cenário entra o ensino que pode se adequar à nova realidade digital utilizando as tecnologias digitais de educação, que são recursos cujo objetivo é levar o conteúdo ao estudante seja onde ele estiver, deixando assim o conhecimento muito mais acessível e dinamizado. A partir desse cenário, esse trabalho teve por objetivo investigar o uso das tecnologias em salas de aulas pelos professores das instituições de ensino superior da cidade de Cascavel/PR nos cursos da área de Ciências Naturais. Para isso, 20 professores responderam a um questionário online pelo Google Forms e a análise dos dados dessa pesquisa, com cunho qualitativo, se deu a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2011, p. 45). Foi possível observar que os professores fazem o uso das tecnologias e esse uso foi potencializado pelo isolamento social da pandemia Covid-19 em que estes vivenciaram um período de aulas remotas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088 10.34117/bjdv7n12-355 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41088/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 115494-115513 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 115494-115513 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 115494-115513 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645573015732224 |