Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Vitor Fernandes dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Juliana Marsico Correia da, Oliveira, Cecília Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594
http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996
http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569
https://orcid.org/0000-0002-2997-0532
https://orcid.org/0000-0003-2960-0651
Resumo: A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.
id UNB_a8ebd4d5a19e72365b726b5c9b718b0b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46594
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Santos, André Vitor Fernandes dosSilva, Juliana Marsico Correia daOliveira, Cecília Santos deandre.santos@unb.brjumarsico@gmail.comcecideoliveira@yahoo.com.brUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2023-10-02T20:16:41Z2023-10-02T20:16:41Z2022SANTOS, André Vitor Fernandes dos; SILVA, Juliana Marsico Correia da; OLIVEIRA, Cecília Santos de. Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências: notas para os campos do currículo e da avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996/48168. Acesso em: 02. out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569https://orcid.org/0000-0002-2997-0532https://orcid.org/0000-0003-2960-0651A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.The certification of knowledge built by adults throughout their lives is a practice carried out through supplementary exams and, in recent decades, through the National Certification Exam of Youth and Adult Education Conclusion – the Encceja. We present a reflection on the form that knowledge considered important to the Science school subject assumes in this exam. Our concern is related to the relationship between knowledge and experience and the role that language plays in the expression of such knowledge. In a context of circulation of the National Common Curricular Base (BNCC), we are especially interested in pointing out the power exercised by these documents, urging us to question the place of the specificity of the public of Youth and Adult Education (EJA) in the composition of what should count as knowledge.Faculdade UnB Planaltina (FUP)porUniversidade Federal do Paraná(CC-BY)info:eu-repo/semantics/openAccessCertificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliaçãoA assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEducação de jovens e adultosExame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)Educação de jovens e adultos - avaliaçãoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CertificaçãoJovensAdultos.pdfARTIGO_CertificaçãoJovensAdultos.pdfapplication/pdf432226http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46594/1/ARTIGO_Certifica%c3%a7%c3%a3oJovensAdultos.pdfe1840d1cdcc8e9602abc9cdcce9f4757MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46594/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/465942023-10-02 17:16:41.726open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46594U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-02T20:16:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policies
title Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
spellingShingle Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
Santos, André Vitor Fernandes dos
Educação de jovens e adultos
Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Educação de jovens e adultos - avaliação
title_short Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
title_full Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
title_fullStr Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
title_full_unstemmed Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
title_sort Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação
author Santos, André Vitor Fernandes dos
author_facet Santos, André Vitor Fernandes dos
Silva, Juliana Marsico Correia da
Oliveira, Cecília Santos de
author_role author
author2 Silva, Juliana Marsico Correia da
Oliveira, Cecília Santos de
author2_role author
author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv andre.santos@unb.br
jumarsico@gmail.com
cecideoliveira@yahoo.com.br
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, André Vitor Fernandes dos
Silva, Juliana Marsico Correia da
Oliveira, Cecília Santos de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Educação de jovens e adultos - avaliação
topic Educação de jovens e adultos
Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Educação de jovens e adultos - avaliação
description A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-02T20:16:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-02T20:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, André Vitor Fernandes dos; SILVA, Juliana Marsico Correia da; OLIVEIRA, Cecília Santos de. Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências: notas para os campos do currículo e da avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996/48168. Acesso em: 02. out. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569
https://orcid.org/0000-0002-2997-0532
https://orcid.org/0000-0003-2960-0651
identifier_str_mv SANTOS, André Vitor Fernandes dos; SILVA, Juliana Marsico Correia da; OLIVEIRA, Cecília Santos de. Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências: notas para os campos do currículo e da avaliação. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e85996, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996/48168. Acesso em: 02. out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594
http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996
http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569
https://orcid.org/0000-0002-2997-0532
https://orcid.org/0000-0003-2960-0651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC-BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC-BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46594/1/ARTIGO_Certifica%c3%a7%c3%a3oJovensAdultos.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46594/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1840d1cdcc8e9602abc9cdcce9f4757
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863815010189312