A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cyntia Sandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37086
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.
id UNB_aa5b95423a053e92fb08a9e6e8dbecb3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37086
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrIntEnsino superior - BrasilPolíticas públicas educacionaisPrograma Institucional de Internacionalização Capes-PrIntCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.Internacionalizar o ensino superior no Brasil é um desafio à comunidade acadêmica e aos formuladores de políticas públicas. Em meio a disparidades regionais históricas e práticas reiteradas de fomento que estimulam o benefício individual e a mobilidade docente e discente de saída, observamos o surgimento de um programa que associa internacionalização a pensar estrategicamente a Universidade brasileira. O objetivo do presente estudo é analisar se a cocriação do Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representa uma mudança de abordagem na política de internacionalização do sistema nacional de pós-graduação. Como objetivos específicos, buscamos: i) analisar o processo de internacionalização nos programas da Capes; ii) caracterizar a dinâmica de formulação do Capes-Print; iii) caracterizar a influência da estrutura de gestão Capes na instrumentação da formulação do programa e iii) verificar se o entendimento e as aspirações da comunidade acadêmica quanto à internacionalização foram expressos no Programa. A fim de desenvolver os objetivos apresentados, utilizamos uma abordagem de cocriação de políticas públicas articulada com a instrumentação da ação pública e com os conceitos presentes nos estudos da internacionalização da educação superior. Como resultado, demonstramos de que maneira o Programa Capes-PrInt representa uma mudança de abordagem na internacionalização do ensino superior e como a instrumentação da ação pública influência nas suas características e abrangência. A sua permanência está atrelada ao sucesso de sua implementação e à difusão sistemática de uma visão do processo de internacionalização do ensino superior que vai além da mobilidade acadêmica.Internationalizing higher education in Brazil is a challenge to the academic community and to policy makers. Amid historical regional disparities and repeated promotion of practices that stimulate the individual benefit and outward mobility of professors and students, we observe the emergence of a program that associates internationalization with strategic thinking for Brazilian Universities. The purpose of this study is to analyze whether the Program for Institutional Internationalization of Brazilian Higher Education and Research Institutions (Capes-PrInt), from the Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes) represents a change of approach to the internationalization of higher education policy in the country. As specific objectives, we seek to: i) analyze the internationalization process within Capes initiatives; ii) characterize the Capes-Print program formulation dynamics; iii) characterize the influence of the Capes management structure in the formulation of the program and iii) verify if the understanding and aspirations of the academic community regarding internationalization were expressed in the Program. In order to develop the objectives presented, we use the cocreation of public policy approach articulated with the implementation of public action and with the concepts of internationalization of higher education. As a result, we demonstrate how the Capes-PrInt Program represents a change of approach in the internationalization of higher education policy in Brazil and how the instrumentation of public action influences its characteristics and scope. Its permanence is linked to the success of its implementation and to the systematic dissemination of a vision of the process of internationalization of higher education that goes beyond academic mobility.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalDaroit, DorianaOliveira, Cyntia Sandes2020-03-11T20:35:27Z2020-03-11T20:35:27Z2020-03-112019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Cyntia Sandes. A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES: a cocriação do programa CAPES-PrInt. 2019. 253 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37086A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:15:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/37086Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:15:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
title A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
spellingShingle A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
Oliveira, Cyntia Sandes
Ensino superior - Brasil
Políticas públicas educacionais
Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
title_short A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
title_full A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
title_fullStr A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
title_full_unstemmed A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
title_sort A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES : a cocriação do programa CAPES-PrInt
author Oliveira, Cyntia Sandes
author_facet Oliveira, Cyntia Sandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daroit, Doriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cyntia Sandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior - Brasil
Políticas públicas educacionais
Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
topic Ensino superior - Brasil
Políticas públicas educacionais
Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
2020-03-11T20:35:27Z
2020-03-11T20:35:27Z
2020-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cyntia Sandes. A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES: a cocriação do programa CAPES-PrInt. 2019. 253 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37086
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cyntia Sandes. A internacionalização do ensino superior no Brasil por meio da ação da CAPES: a cocriação do programa CAPES-PrInt. 2019. 253 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580718170931200