Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandes, Leonardo Silveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39144
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.
id UNB_ab5c3367b8d51a086ea9f310ae5e9487
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39144
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018Fomento à culturaPolítica culturalFundo de Apoio à CulturaDistrito Federal (Brasil)TeatroDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.O trabalho analisou as interações entre o campo do teatro com o campo burocrático-jurídico na formulação dos instrumentos de fomento à cultura realizada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal (DF) no período de 2011 a 2018. Partiu-se da compreensão dos conceitos de fomento e interesse público, além da análise do princípio da subsidiariedade para estabelecer os tipos de intervenção que o Estado contemporâneo realiza quando cria mecanismos de apoio à cultura. A partir dessa base conceitual foi feito um levantamento da estruturação do fomento à arte e das estruturas de fomento do Brasil organizados pela Lei no 8.313/91 conhecida como Lei Rouanet, que estabeleceu o modelo do financiamento direto por meio de fundo perdido (FNC) e apoio indireto, mediante os incentivos fiscais (mecenato). O Distrito Federal seguiu esse modelo, assim como o resto do país, porém com a supremacia dos recursos diretos distribuídos pelo FAC por meio de editais públicos. A partir de 2011, o FAC passou por uma transformação no desenho organizacional dos editais depois de ter uma elevação significativa de seus recursos, com a vinculação de 0,3% da Receita Corrente Líquida (RCL) a sua dotação orçamentária anual, sendo transformado em um dos maiores fundos de fomento à cultura do Brasil. Esse cenário alterou o interesse pelo FAC pelos artistas e pelo próprio governo, sendo alvo de disputas em diferentes frentes. Partindo dos conceitos de capital-habitus-campo de Pierre Bourdieu, buscou-se estabelecer o campo do poder (político- burocrático-jurídico) e o campo do teatro brasiliense, bem como levantar suas lutas internas. A análise do percurso dos editais no período pesquisado, tendo como recorte as linhas de financiamento a novos espetáculos teatrais, permitiu levantar momentos das intervenções e as interações entre os campos intervenção das regras e na política de fomento. O foco foi descobrir como essas interações ocorreram, os agenciamentos e as alterações no campo e no habitus dos atores. De um lado, o campo do poder) que necessita criar discursos de legitimação para justificar junto ao interesse público os recursos públicos investidos e precisa que os artistas se submetam a suas regras para validar sua política. Do outro, os artistas que, com dificuldades de financiamento frente a um mercado reduzido, carecem dos recursos públicos gerando uma dependência e, ao mesmo tempo, reivindicam reconhecimento. O resultado é uma interdependência que irá flutuar a depender das capacidades de agenciamento e de capital de cada campo e subcampo. O modelo burocrático, fundado em um normativo positivado e de elevada desconfiança é gerador de custos elevados, para ambos os campos, onde os conteúdos artísticos em última análise ficam em segundo plano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)The work analyzed the interactions between the theater field with the bureaucratic legal field and applications of the instruments for fostering culture fulfilled by the Fund for the Support of Culture (FAC) of the Federal District (DF) in the period from 2011 to 2018. It started understanding the concepts of development and public interest, in addition to the analysis of the principle of subsidiarity to define the types of intervention that the contemporary State performs when creating mechanisms to support culture. Based on this conceptual basis, a review was made of the structuring of the fostering of art and of the fostering structures in Brazil organized by Law No. 8,313 / 91 known as the Rouanet Law, which established the model of direct financing through the lost funds (FNC) and indirect support, through tax incentives (patronage). The Federal District followed this model, as well as the rest of the country, but with the supremacy of direct resources distributed by the FAC through public notices. As of 2011, the FAC underwent a transformation in its organizational design of the public notices after having significantly increased in its resources, with 0.3% of the Current Net Revenue (RCL) linked to its annual budget allocation, being transformed into one of the largest funds to promote culture in Brazil. This scenario changed the interest in FAC for artists and the government itself, being the subject of disputes on different fronts. Starting from Pierre Bourdieu's concepts of capital-habitus-field, it was sought to establish the field of power (political-bureaucratic-legal) and the field of Brasília's theater, as well as to raise its internal struggles. The analysis of the course of the public notices in the researched period, having as outline the financing lines for new theatrical shows, allowed to raise moments of the interventions and the interactions between the intervention fields of the rules and in the promotion policy. The focus was to find out how these interactions occurred, the assemblages and the changes in the field and the habitus of the actors. On the one hand, the field of power that needs to create speeches of legitimation to justify to the public interest the public resources invested and requires artists to submit to their rules to validate their policy. On the other hand, artists who, with financing difficulties in the face of a reduced market, the lack of public resources, generate dependency and, at the same time, claim recognition. The result is an interdependence that will fluctuate and depend on the diligence and the capital of each field and subfield. The bureaucratic model, based on a positive and high-level disconnect is the generator of high costs, for both fields, where the artistic contents are ultimately in the background.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalSilva, Frederico Augusto Barbosa daHernandes, Leonardo Silveira2020-07-07T12:54:24Z2020-07-07T12:54:24Z2020-07-072020-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHERNANDES, Leonardo Silveira . Como nascem os editais: a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39144A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:08:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/39144Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:08:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
title Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
spellingShingle Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
Hernandes, Leonardo Silveira
Fomento à cultura
Política cultural
Fundo de Apoio à Cultura
Distrito Federal (Brasil)
Teatro
title_short Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
title_full Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
title_fullStr Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
title_full_unstemmed Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
title_sort Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018
author Hernandes, Leonardo Silveira
author_facet Hernandes, Leonardo Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Frederico Augusto Barbosa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandes, Leonardo Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Fomento à cultura
Política cultural
Fundo de Apoio à Cultura
Distrito Federal (Brasil)
Teatro
topic Fomento à cultura
Política cultural
Fundo de Apoio à Cultura
Distrito Federal (Brasil)
Teatro
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T12:54:24Z
2020-07-07T12:54:24Z
2020-07-07
2020-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HERNANDES, Leonardo Silveira . Como nascem os editais: a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39144
identifier_str_mv HERNANDES, Leonardo Silveira . Como nascem os editais: a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508376823955456