A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Taísa Resende
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira, Sousa, José Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45064
https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402
Resumo: O artigo objetiva discutir e analisar, a partir de uma revisão de literatura, relações entre Estado, políticas públicas de educação e infância. Para tanto, discute a educação como uma das políticas públicas para a infância e algumas concepções de infância, para subsidiar a compreensão da relação entre essas políticas e aquelas de natureza educacional definidas para a infância, atualmente. Aborda também princípios de educação democrática e de qualidade para todos, tendo como referência alguns pressupostos dos Planos Nacionais de Educação de 2001-2010 e 2011-2020 para a educação infantil. Por fim, serão feitas reflexões, a título de proposições para a importância de se valorizar a infância.
id UNB_abf93190473035fb4f85a15a39b48397
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45064
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sousa, Taísa ResendePedroza, Regina Lúcia SucupiraSousa, José Vieira deUniversidade de Brasília, Instituto de PsicologiaUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologia,Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração2022-10-26T12:19:08Z2022-10-26T12:19:08Z2014-12-23SOUSA, Taísa Resende; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; SOUSA, José Vieira de. A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 20, n. 43, p. 643-663, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45064https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402O artigo objetiva discutir e analisar, a partir de uma revisão de literatura, relações entre Estado, políticas públicas de educação e infância. Para tanto, discute a educação como uma das políticas públicas para a infância e algumas concepções de infância, para subsidiar a compreensão da relação entre essas políticas e aquelas de natureza educacional definidas para a infância, atualmente. Aborda também princípios de educação democrática e de qualidade para todos, tendo como referência alguns pressupostos dos Planos Nacionais de Educação de 2001-2010 e 2011-2020 para a educação infantil. Por fim, serão feitas reflexões, a título de proposições para a importância de se valorizar a infância.This essay aims at discussing and analyzing, based on a literature review, the relations among state, public policies in education, and childhood. For such, it discusses education as a public policy for childhood and some conceptions of childhood, to support the understanding of the relationship between these policies and those of an educational nature defined for children today. It also addresses principles of democratic education and of quality for all, taking as reference some assumptions of the National Education Plans of 2001-2010 and 2011-2020, for early childhood education. Finally, reflections will be made, by way of propositions on the importance of valuing childhood.El artículo tiene como objetivo discutir y analizar, a partir de una revisión de la literatura, las relaciones entre Estado, políticas públicas de educación y la infancia. Discute la educación como una política pública para los niños y algunas concepciones de la infancia, para apoyar la comprensión de la relación entre estas políticas y las de carácter educativo definido para los niños de hoy. También se ocupa de los principios de la educación democrática y de calidad para todos, con referencia a algunos supuestos de los Planes Nacionales de Educación de 2001-2010 y 2011-2020 para la educación infantil. Por último, serán hechas reflexiones, y la propuesta de la importancia de valorizar la infancia.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessA infância em foco : Estado, políticas públicas e educaçãoChildhood in focus : State, public policies and educationLa infancia en foco : Estado, políticas públicas y educacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInfânciaPolítica públicaPlano Nacional de Educaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InfanciaFocoEstado.pdfARTIGO_InfanciaFocoEstado.pdfapplication/pdf247327http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45064/3/ARTIGO_InfanciaFocoEstado.pdfe1dd1c674094658cae05a4af30a2e625MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45064/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/450642023-08-28 18:26:24.719open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45064U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-28T21:26:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Childhood in focus : State, public policies and education
La infancia en foco : Estado, políticas públicas y educación
title A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
spellingShingle A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
Sousa, Taísa Resende
Infância
Política pública
Plano Nacional de Educação
title_short A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
title_full A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
title_fullStr A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
title_full_unstemmed A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
title_sort A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
author Sousa, Taísa Resende
author_facet Sousa, Taísa Resende
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Sousa, José Vieira de
author_role author
author2 Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Sousa, José Vieira de
author2_role author
author
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Taísa Resende
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Sousa, José Vieira de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Infância
Política pública
Plano Nacional de Educação
topic Infância
Política pública
Plano Nacional de Educação
description O artigo objetiva discutir e analisar, a partir de uma revisão de literatura, relações entre Estado, políticas públicas de educação e infância. Para tanto, discute a educação como uma das políticas públicas para a infância e algumas concepções de infância, para subsidiar a compreensão da relação entre essas políticas e aquelas de natureza educacional definidas para a infância, atualmente. Aborda também princípios de educação democrática e de qualidade para todos, tendo como referência alguns pressupostos dos Planos Nacionais de Educação de 2001-2010 e 2011-2020 para a educação infantil. Por fim, serão feitas reflexões, a título de proposições para a importância de se valorizar a infância.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T12:19:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T12:19:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Taísa Resende; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; SOUSA, José Vieira de. A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 20, n. 43, p. 643-663, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45064
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402
identifier_str_mv SOUSA, Taísa Resende; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; SOUSA, José Vieira de. A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 20, n. 43, p. 643-663, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45064
https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45064/3/ARTIGO_InfanciaFocoEstado.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45064/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1dd1c674094658cae05a4af30a2e625
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573538330771456