As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139625
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de problematizar as atuais políticas públicas educacionais brasileiras, abordando o que tem sido discutido quanto à qualidade da educação básica e pública, para tanto se analisa o Projeto de Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011-2020 e o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira e políticas públicas. Os resultados obtidos demonstram que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.
id UNSP_e80e51bf638221d8acdcfcbd56dca3da
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139625
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básicaPolíticas públicasQualidadeEducaçãoPlano nacional de educaçãoEste trabalho tem o objetivo de problematizar as atuais políticas públicas educacionais brasileiras, abordando o que tem sido discutido quanto à qualidade da educação básica e pública, para tanto se analisa o Projeto de Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011-2020 e o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira e políticas públicas. Os resultados obtidos demonstram que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Karina Melissa [UNESP]Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]2016-06-28T17:31:03Z2016-06-28T17:31:03Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2559-2559application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2559-25599708-2011http://hdl.handle.net/11449/139625ISSN2236-9708-2011-2559-2559.pdf7340016437698240porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:44:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
title As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
spellingShingle As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Políticas públicas
Qualidade
Educação
Plano nacional de educação
title_short As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
title_full As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
title_fullStr As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
title_full_unstemmed As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
title_sort As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica
author Cabral, Karina Melissa [UNESP]
author_facet Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author_role author
author2 Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Qualidade
Educação
Plano nacional de educação
topic Políticas públicas
Qualidade
Educação
Plano nacional de educação
description Este trabalho tem o objetivo de problematizar as atuais políticas públicas educacionais brasileiras, abordando o que tem sido discutido quanto à qualidade da educação básica e pública, para tanto se analisa o Projeto de Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011-2020 e o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira e políticas públicas. Os resultados obtidos demonstram que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:03Z
2016-06-28T17:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2559-2559
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139625
ISSN2236-9708-2011-2559-2559.pdf
7340016437698240
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139625
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2559-2559
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2559-2559.pdf
7340016437698240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2559-2559
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649683179962368