Eixão do lazer de Brasília : o Eixo Rodoviário Residencial e seu uso como espaço público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chini, Vanessa Schnabel Fragoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36963
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.
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A partir de 1991, o Eixão seria oficializado como lugar de recreação, com atividades semanais; assim, a imagem do lugar seria ressignificada, uma vez que inúmeras imprudências de trânsito o teriam associado à Morte, sobretudo na década de 80. A apropriação da rua ocorre, no entanto, desde a inauguração de Brasília em 1960 e o “Eixão do Lazer” como momento recreativo teria primeira edição ainda em 1971. Nos primeiros anos, o Eixão era tomado de corridas automobilísticas, desfiles de samba, shows, sendo algumas de natureza peculiar, como os cortejos fúnebres – de JK, Tancredo e Niemeyer, procissões para acompanhar o Papa João Paulo II, a Rainha Elizabeth II ou mesmo protestos. O uso como lazer, antes concentrado na parte Sul da cidade, foi tornando-se frequente e culminou na legislação distrital que regulamentou esse uso em toda extensão da via. Duas normativas são consideradas fundamentais no trabalho, a primeira é o Decreto Nº 13.250 de 1991, que institui o espaço público, e a segunda é a Lei Nº 5.630 de 2016, que o torna modelo para as demais cidades do DF. A pesquisa traz a catalogação de reportagens e documentos que possibilitam acompanhar o nascimento do Eixão como espaço público, entender o contexto histórico e inseri-lo globalmente, relacionando-o a outras ruas de lazer. O mapeamento contempla os anos de 1960 até 2017 e detalha as atividades de lazer que são, em primeira instância, expressão de cultura.This study addresses the leisure uses (recreational, sportive, civic and cultural) that occur in Eixão, a highway that crosses the city of Brasília and is formally known as Eixo Rodoviário-Residencial. It traces the North-South axis of the Pilot Plan and assembles the urban scales defined as historical heritage. The highway design has a function of structural road - articulating one point to the other. Designed for continuous traffic, devoided of traffic lights, it is 13.8 km long and has a course dissociated from the pedestrian. Since 1991, the road has been used as a place of leisure activities, raising a new meaning for it, previously known as death road at the 80's due to high accident index. In fact,the appropriation of the street by the people takes place since the inauguration in 1960, but the program named Eixão do Lazer (Leisure Road) had it first edition in 1971. At the beginning it was place for automobile races, samba parades, protests, shows, funeral processions (JK, Tancredo and Niemeyer) and the receptions to accompany Pope John Paul II and Queen Elizabeth II. The leisure use, previously concentrated in the southern side, was becoming frequent and culminated in the district legislation that regulated its use along the entire length of the road. Two regulations are considered fundamental in this work, the first is Decree No. 13,250 of 1991, which established the public space, and the second is the Law No. 5,630 of 2016, which makes it a model for other cities in the Federal District. The dissertation has the cataloging of reports and documents which permitted to follow the birth of Eixão as a public space, understand the historical context and insert it globally, relating it to other leisure streets. The mapping covers the years 1960 to 2017 and details the leisure activities that are, in the first instance, an expression of current culture along the decades.Rossetti, Eduardo PierrottiChini, Vanessa Schnabel Fragoso2020-02-19T21:42:17Z2020-02-19T21:42:17Z2020-02-192019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHINI, Vanessa Schnabel Fragoso. Eixão do lazer de Brasília: o Eixo Rodoviário Residencial e seu uso como espaço público. 2019. [232] f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36963A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/36963Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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