Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisvânia Amaro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23997
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23997
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_ade96b7aa8996ac72fa78a902fa0bb7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23997
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação InfantilBetween discourses and practices : social representations of teachers about socialization in Children EducationRepresentações sociaisSocializaçãoEducação infantilCrianças - educação pré-escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.A escola se apresenta como lugar privilegiado de interação entre pares, uma vez que possibilita a organização de uma rotina diária compartilhada pelos sujeitos que dele fazem parte. Nesse sentido, a Educação Infantil configura-se como etapa de ensino em que as crianças costumam ser inseridas na escola sob o pretexto de que é necessário ampliar sua rede de socialização. A partir das perspectivas assumidas pela Sociologia da Infância, cuja emergência tem suas bases nos questionamentos sobre as abordagens tradicionais de socialização e, por conseguinte, aos modos de compreender a criança e a infância, este estudo objetivou analisar quais as representações sociais de professores de Educação Infantil sobre a socialização da criança na escola, identificando em que pressupostos essas representações se ancoraram, assim como qual espaço as produções culturais infantis ocupam nas práticas pedagógicas. A Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Sérge Moscovici, foi escolhida para dar suporte ao estudo, uma vez que busca apreender como os saberes do senso comum se organizam dentro de determinado grupo e o modo como essas representações se manifestam nas práticas sociais, considerando a prática pedagógica como pertencente a esse grupo de ações. O estudo contou com a colaboração de 92 docentes atuantes na Educação Infantil na rede pública do Distrito Federal que responderam ao questionário do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Desse universo, três professores foram selecionados para realização de entrevista semiestruturada e observação de suas aulas. Os dados da TALP foram processados no software Iramuteq, e a sistematização obtida foi submetida à análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). As entrevistas e observações também foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam que as representações sociais dos docentes participantes do estudo encontram-se ancoradas nos elementos interação, brincadeira, compartilhar e convivência, presentes no núcleo central do quadro de análise prototípica, distanciando-se de uma representação da socialização como mera adaptação, adequação, apropriação da criança pelo universo adulto. Os docentes enfatizaram a importância da brincadeira para a socialização infantil, assim como para o processo de desenvolvimento da criança, devendo, por isso, consolidar-se como parte essencial do trabalho na Educação Infantil. Os diferentes matizes da representação alcançadas na investigação ajudam a compreender como o conceito em estudo é objetivado nas práticas dos professores, evidenciando como ele vem sendo modificado. Nota-se uma preocupação dos docentes em ampliar os espaços de escuta da criança e valorização de suas culturas e em como efetivar ações realizadas nesse sentido, porquanto o professor ainda se apresenta como centro dos processos que ocorrem na escola. Este estudo pode se constituir como ferramenta de apoio à reflexão junto aos professores da Educação Infantil trazendo contribuições que repercutam tanto em relação à (re)construção de suas representações quanto das suas práticas pedagógicas.School presents itself as a privileged place of interactions among pairs, as it enables the organization of a daily routine shared by all its subjects. Based on this idea, Children attend early Education under the excuse that it is necessary to enlarge their socialization network. On that behalf, this study intends to analyze which are the social representations of early Child education teachers about socialization in the school environment, identifying on which premises these representations are anchored, as well as the role given to children's cultural productions in pedagogical practices from the perspectives of the Sociology of Childhood, which emerged questioning the traditional approaches of socialization and therefore the ways of comprehending Children and childhood. For this purpose our theoretical framework is based on Social Representations Theory, created by Sérge Moscovici, as it seeks to explain how the knowledge from common sense become organized in a particular group and the ways in which these representations stand in social practices, considering pedagogical practice as belonging to this group of actions. The study was conducted by asking 92 teachers from public schools of Distrito Federal to answer a free association questionnaire. From this universe, three of these teachers were selected to participate on a semi structured interview and observation study of their classes. The data from these questionnaires was processed by the software Iramuteq, whose results were submitted to the content analyses technique proposed by Bardin (1977). The dates from observations and interviews were also submitted to the content analyses. The results revealed that the social representation of the participants is anchored on the elements interaction, playing, shared and conviviality, which are present in the central nucleus of the prototypical analysis, distancing itself from a representation anchored on adaptation, adequacy and appropriation of the child by the adult universe. Teachers also emphasized the importance of playing to child socialization, as well as to the child development and so the playing must be understood as an essential part of infant education. The different nuances of representations found on the investigation helped to comprehend how the concept in study is objectified on the teacher’s practices, displaying how it is being modified by its actors. The study also showed a growing preoccupation among educators in enlarging the role of child listening in the school environment as well as promoting child cultures. It was also found that educators are searching for effective strategies in order to succeed on these goals, considering that teachers are still the center of the school learning process. This research can be used as a reflection support tool to early child education teachers, bringing contributions that reflect on the (re)construction of their representations as much as theirs pedagogical practices.Cerqueira, Teresa Cristina SiqueiraSilva, Elisvânia Amaro da2017-08-01T21:54:09Z2017-08-01T21:54:09Z2017-08-012017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Elisvânia Amaro da. Entre discursos e práticas: representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil. 2017. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23997http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23997A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/23997Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
Between discourses and practices : social representations of teachers about socialization in Children Education
title Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
spellingShingle Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
Silva, Elisvânia Amaro da
Representações sociais
Socialização
Educação infantil
Crianças - educação pré-escolar
title_short Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
title_full Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
title_fullStr Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
title_full_unstemmed Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
title_sort Entre discursos e práticas : representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil
author Silva, Elisvânia Amaro da
author_facet Silva, Elisvânia Amaro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisvânia Amaro da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Socialização
Educação infantil
Crianças - educação pré-escolar
topic Representações sociais
Socialização
Educação infantil
Crianças - educação pré-escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01T21:54:09Z
2017-08-01T21:54:09Z
2017-08-01
2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elisvânia Amaro da. Entre discursos e práticas: representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil. 2017. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23997
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23997
identifier_str_mv SILVA, Elisvânia Amaro da. Entre discursos e práticas: representações sociais de professores sobre a socialização na Educação Infantil. 2017. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23997
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508393985998848