Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wesley Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42714
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.
id UNB_adedff86afce0e7fdc49572bfd872c0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42714
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docentePedagogia inclusivaEducação inclusivaFormação docentePensamento críticoDOSVOX (Sistema operacional de computador)Professores - formaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.Este texto descreve uma pesquisa que investigou um conjunto de ações formativas mediadas pelo uso do Sistema Dosvox e pelo programa Jogavox. Essas duas ferramentas computacionais têm por objetivo tornar mais acessível o uso do computador para todas as pessoas, especificamente para as pessoas com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivo investigar a promoção do Pensamento Crítico nos professores que participaram de um curso de formação permanente em um ambiente on-line utilizando o Sistema Dosvox e o Jogavox como instrumentos para o planejamento e a construção de atividades pedagógicas inclusivas. A abordagem de investigação utilizada foi uma metodologia qualitativa e teve como tipo de pesquisa a pesquisa-ação, envolvendo um grupo de cento e quatro (104) profissionais da educação, em sua maioria professores e professoras da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O contexto pandêmico, ocasionado pela Covid-19, exigiu uma ressignificação do percurso metodológico, ocasionando a construção de dois estudos pilotos prévios antes da realização da investigação principal. Como resultados, identificamos, por meio das setenta e três (73) atividades pedagógicas inclusivas construídas pelos interlocutores, a promoção das áreas e capacidades de Pensamento Crítico, sendo que essas produções avançaram de atividades focadas na área de “esclarecimento básico” para a área de “inferência”. O mesmo ocorreu com as capacidades de pensamento crítico, em que a capacidade de “focar uma questão” foi sendo, aos poucos, substituída por capacidades mais elaboradas como “usar o conhecimento existente” e “fazer e julgar juízos de valor”. Isso indica um nível de pensamento crítico mais elaborado, encontrado nas produções finais dos docentes.This paper describes a research that investigated a set of formative actions mediated by the use of the Dosvox System and the Jogavox program. These two computational tools aim to make computer use more accessible for all people, specifically for the visually impaired. The research aimed to investigate the promotion of Critical Thinking in teachers who participated in a permanent training course in an online environment using the Dosvox System and Jogavox as tools for planning and building inclusive pedagogical activities. The research approach used was a qualitative methodology and its type of survey was research-action, involving a group of one hundred and four (104) education professionals, mostly teachers of Basic Education from the Federal District Secretariat of Education. The pandemic context, caused by Covid-19, required a re-signification of the methodological pathway, leading to the construction of two previous pilot studies before conducting the main investigation. As results, we identified, through the seventythree (73) inclusive pedagogical activities built by the interlocutors, the promotion of Critical Thinking areas and capacities, and these productions advanced from activities focused on the “basic clarification” area to the “inference” area. The same occurred with critical thinking skills, where the ability to “focus on an issue” was gradually replaced by more elaborate skills such as “using existing knowledge” and “making and judging value judgments”. This indicates a more elaborate level of critical thinking found in the teachers’ final productions.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMól, Gerson de SouzaSilva, Wesley Pereira da2022-01-11T17:40:29Z2022-01-11T17:40:29Z2022-01-112021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Wesley Pereira da. Sistema Dosvox e inclusão: o pensamento crítico na formação docente. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42714info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:48:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/42714Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:48:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
title Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
spellingShingle Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
Silva, Wesley Pereira da
Pedagogia inclusiva
Educação inclusiva
Formação docente
Pensamento crítico
DOSVOX (Sistema operacional de computador)
Professores - formação
title_short Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
title_full Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
title_fullStr Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
title_full_unstemmed Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
title_sort Sistema Dosvox e inclusão : o pensamento crítico na formação docente
author Silva, Wesley Pereira da
author_facet Silva, Wesley Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mól, Gerson de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wesley Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia inclusiva
Educação inclusiva
Formação docente
Pensamento crítico
DOSVOX (Sistema operacional de computador)
Professores - formação
topic Pedagogia inclusiva
Educação inclusiva
Formação docente
Pensamento crítico
DOSVOX (Sistema operacional de computador)
Professores - formação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
2022-01-11T17:40:29Z
2022-01-11T17:40:29Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Wesley Pereira da. Sistema Dosvox e inclusão: o pensamento crítico na formação docente. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42714
identifier_str_mv SILVA, Wesley Pereira da. Sistema Dosvox e inclusão: o pensamento crítico na formação docente. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259176873984