Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Torres, Cláudio Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6129
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000100006
Resumo: O potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_ae12c724cf172d03e04526e81b052bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6129
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao itemMeasuring the tourism destination image : a survey based on the Item response theoryImagem do destinoValidaçãoMedidaTurismoO potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTPotential Tourism in Brazil is recognized by some segments. Yet it is known to represent little in the international scenario. The purpose of this study is to construct and validate a Tourism Destination Image Scale for comparison between real tourists and potential tourists, as well as the literature review of the destination image concept. For this study, an electronic site in four different languages was used, with e-mails being written and sent in the same four languages. 658 from 66 different countries responded. The sample was made up of females (58.7%), singles (53.9%), with an average age of 33.2 (SD=11.5) years. More than 80% had completed a bachelor's degree, the majority travelled to international locations (90.8%), but few travelled to Brazil (26.8%). Factor analysis, Item Response Theory and Group Differences were conducted. The results validated the Destination Image Scale. Five factors were found in this study: 1. Specific scenario, 2. Local culture, 3. Luxury and comfort, 4. Infra-structure and security, and 5. Recreation and entertainment. The second aim was achieved. The comparison between potential and real tourists shows differences in two factors. Applications and impacts were suggested in the work.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-09T16:58:44Z2010-12-09T16:58:44Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREZ-NEBRA, Amalia Raquel; TORRES, Cláudio Vaz. Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item. Rev. adm. contemp. [online], v. 14, n. 1, p. 80-99, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n1/06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552010000100006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6129https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000100006Pérez-Nebra, Amalia RaquelTorres, Cláudio Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:13:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/6129Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:13:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
Measuring the tourism destination image : a survey based on the Item response theory
title Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
spellingShingle Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Imagem do destino
Validação
Medida
Turismo
title_short Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
title_full Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
title_fullStr Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
title_full_unstemmed Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
title_sort Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item
author Pérez-Nebra, Amalia Raquel
author_facet Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Torres, Cláudio Vaz
author_role author
author2 Torres, Cláudio Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Torres, Cláudio Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem do destino
Validação
Medida
Turismo
topic Imagem do destino
Validação
Medida
Turismo
description O potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-09T16:58:44Z
2010-12-09T16:58:44Z
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel; TORRES, Cláudio Vaz. Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item. Rev. adm. contemp. [online], v. 14, n. 1, p. 80-99, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n1/06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552010000100006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6129
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000100006
identifier_str_mv PEREZ-NEBRA, Amalia Raquel; TORRES, Cláudio Vaz. Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item. Rev. adm. contemp. [online], v. 14, n. 1, p. 80-99, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n1/06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552010000100006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6129
https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508300561022976