As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luzia Rodrigues da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4340
Resumo: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
id UNB_ae62cda75e472cadf8867bfec4334720
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4340
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolarLetramentoIdentidade social - mulheresAnálise do discurso - críticaTese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.Nesta tese, cuja pesquisa foi de cunho etnográfico e qualitativo, trato da construção das identidades de gênero, especialmente a das mulheres, na relação com o letramento no contexto escolar. O objetivo principal foi o de pesquisar as relações entre discurso e constituição das identidades de mulheres professoras nas práticas de letramento escolar, com base na abordagem da Análise de Discurso Crítica. Para alcançar esse objetivo, e outros que são apresentados, realizei pesquisa – com oito professoras – em escola federal e escola estadual. As bases teóricas para a condução de meu trabalho foram: Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki e Fairclough, 1999; Fairclough, trad., 2001, 2003a), Lingüística Sistêmico-funcional (Halliday, 1994, Halliday e Matthiessen, 2004), Letramento (Street, 1984, org., 1993, 1995, org., 2001, Barton, 1994, Barton e Hamilton, 1998, Martin-Jones e Jones, orgs., 2000, Kalman, 2005), Gênero Social (Talbot, 1998, 2006; Cameron, 1992, 2006; Walsh, 2001; Lazar, orga., 2005; Magalhães, 1995, 2003, 2005a, 2005b; Holmes e Meyerhoff, org., 2006). Além dessas teorias, emprego discussões sobre Ideologia (Thompson, 1995), mudanças da sociedade contemporânea (Giddens, 2002). Por meio do emprego dessas teorias, pude chegar a considerações, tais como: há mulheres que, associadas à tradição e, portanto, ao modelo autônomo de letramento, não promovem mudanças na sala de aula, nos modos de uso do letramento; elas não acenam para a reflexividade, capaz de implusioná-las à reconfiguração das práticas em que estão situadas e a uma consciência crítica dos significados que as representam e representam o mundo, pois, como enfatiza Street (2000), a noção autônoma de letramento está relacionada à visão de pessoas reificadas. Em contrapartida, há também mulheres com visão de mudança, que se situam em lugares sociais de empoderamento. Suas práticas de letramento indicam valores e crenças que estão relacionados às mudanças da modernidade posterior. Apresentam reflexão sobre os problemas sociais, especialmente as questões identitárias femininas, sugerindo consciência de gênero e, portanto, de sua posição no mundo social. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis ethnographic and qualitative research study deals with gender identities, specifically of the women, in relation to literacy in the classroom context. Based upon Critical Discourse Analysis the study sought to study the relations between discourse and the constitution of teacher identities in classroom literacy practices. In light of this, and due to other objectives to be given later on, the study was conducted with eight female teachers from federal and state schools. The theoretical bases for this study were Critical Discourse Analysis (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, trad., 2001, 2003a), Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1994; Halliday & Matthiessen, 2004), Literacy Studies (Street, 1984, org., 1993, 1995, org., 2001; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 1998; Martin-Jones & Jones, orgs., 2000; Kalman, 2005), Gender Studies (Talbot, 1998, 2006; Cameron, 1992, 2006; Walsh, 2001; Lazar, org., 2005; Magalhães, 1995, 2003, 2005a, 2005b; Holmes & Meyerhoff, orgs., 2006). In addition to these theories, discussions on ideology (Thompson, 1995) and changes in contemporary society (Giddens, 2002) were also considered. Through these theories, it was possible to deduce the following: there are women teachers who are tied to tradition and hence the autonomous literacy model. Thus they do not stimulate changes in the classroom and in ways of using literacy; they do not work towards reflexivity so as to reconstruct the practices in which they are situated as well as develop a critical awareness on the meanings that represent them and the world. For, as Street (2000) points out the notion of autonomous literacy is related to a reified vision of people. At the same time, there are women with a vision of change, they are socially situated in places of empowerment. Their literacy practices indicate values and beliefs that are related to changes in late modernity. Further, they show reflection on social problems, especially feminine identity issues, thus suggesting awareness of gender and therefore, their positions in the social world.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaMagalhães, Maria Izabel SantosSilva, Luzia Rodrigues da2010-04-27T20:57:25Z2010-04-27T20:57:25Z2008-062008-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Luzia Rodrigues da. As identidades femininas: discurso e letramento no contexto escolar. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4340info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:34:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/4340Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:34:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
title As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
spellingShingle As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
Silva, Luzia Rodrigues da
Letramento
Identidade social - mulheres
Análise do discurso - crítica
title_short As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
title_full As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
title_fullStr As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
title_full_unstemmed As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
title_sort As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
author Silva, Luzia Rodrigues da
author_facet Silva, Luzia Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Izabel Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luzia Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Identidade social - mulheres
Análise do discurso - crítica
topic Letramento
Identidade social - mulheres
Análise do discurso - crítica
description Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06
2008-06
2010-04-27T20:57:25Z
2010-04-27T20:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luzia Rodrigues da. As identidades femininas: discurso e letramento no contexto escolar. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4340
identifier_str_mv SILVA, Luzia Rodrigues da. As identidades femininas: discurso e letramento no contexto escolar. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580771471097856