DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foscaches, Gabriel Valdez
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rios, Guilherme Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713
Resumo: Nas sociedades contemporâneas, os indivíduos são constantemente avaliados pelo domínio que possuem da escrita. No caso das provas de vestibular, a escrita é simultaneamente meio e objeto de avaliação. Ao considerarmos a escrita como objeto de avaliação em provas de vestibular, trazemos para o debate as discussões desenvolvidas na área dos Novos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas duas teorias, fornecemos algumas respostas para as seguintes questões: a) que valor se atribui à escrita no vestibular; b) o que se entende por domínio da escrita; e c) quais são os discursos de letramento adotados nos exames? Encontramos, ao final, que os discursos de letramento subjacentes às questões analisadas reforçam visões naturalizadas sobre a escrita e a norma-padrão, afetando as identidades dos indivíduos em relação ao uso que fazem de variedades linguísticas nessa modalidade.
id UNISUL-3_5ff622d06a7e467f7de2cf3c5f13b1e4
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5713
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULARAnálise de Discurso CríticaLetramentoVestibularNas sociedades contemporâneas, os indivíduos são constantemente avaliados pelo domínio que possuem da escrita. No caso das provas de vestibular, a escrita é simultaneamente meio e objeto de avaliação. Ao considerarmos a escrita como objeto de avaliação em provas de vestibular, trazemos para o debate as discussões desenvolvidas na área dos Novos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas duas teorias, fornecemos algumas respostas para as seguintes questões: a) que valor se atribui à escrita no vestibular; b) o que se entende por domínio da escrita; e c) quais são os discursos de letramento adotados nos exames? Encontramos, ao final, que os discursos de letramento subjacentes às questões analisadas reforçam visões naturalizadas sobre a escrita e a norma-padrão, afetando as identidades dos indivíduos em relação ao uso que fazem de variedades linguísticas nessa modalidade.Silvânia Siebert2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-465Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-4651982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713/3440Copyright (c) 2017 Gabriel Valdez Foscaches, Guilherme Veiga Riosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFoscaches, Gabriel ValdezRios, Guilherme Veiga2017-11-23T19:10:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5713Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2017-11-23T19:10:11Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
title DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
spellingShingle DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
Foscaches, Gabriel Valdez
Análise de Discurso Crítica
Letramento
Vestibular
title_short DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
title_full DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
title_fullStr DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
title_full_unstemmed DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
title_sort DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
author Foscaches, Gabriel Valdez
author_facet Foscaches, Gabriel Valdez
Rios, Guilherme Veiga
author_role author
author2 Rios, Guilherme Veiga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foscaches, Gabriel Valdez
Rios, Guilherme Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Discurso Crítica
Letramento
Vestibular
topic Análise de Discurso Crítica
Letramento
Vestibular
description Nas sociedades contemporâneas, os indivíduos são constantemente avaliados pelo domínio que possuem da escrita. No caso das provas de vestibular, a escrita é simultaneamente meio e objeto de avaliação. Ao considerarmos a escrita como objeto de avaliação em provas de vestibular, trazemos para o debate as discussões desenvolvidas na área dos Novos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas duas teorias, fornecemos algumas respostas para as seguintes questões: a) que valor se atribui à escrita no vestibular; b) o que se entende por domínio da escrita; e c) quais são os discursos de letramento adotados nos exames? Encontramos, ao final, que os discursos de letramento subjacentes às questões analisadas reforçam visões naturalizadas sobre a escrita e a norma-padrão, afetando as identidades dos indivíduos em relação ao uso que fazem de variedades linguísticas nessa modalidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713/3440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Gabriel Valdez Foscaches, Guilherme Veiga Rios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Gabriel Valdez Foscaches, Guilherme Veiga Rios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-465
Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-465
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575224823808