Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gleidilson Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32736
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.
id UNB_ae66f7344f879317f0c900e03f8e3e62
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32736
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educaçãoDesempenho acadêmicoPolíticas públicas educacionaisEducação - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.Esta pesquisa teve como objetivo testar relações preditivas entre variáveis de contexto selecionadas – da família, do aluno e da escola – sobre o desempenho acadêmico dos examinandos em Ciências, Matemática e Leitura, na edição de 2015 do Pisa no Brasil. Visa, ainda, descrever possíveis efeitos tangíveis dos resultados do exame e dos questionários de contexto para a criação de políticas públicas em educação no Brasil, uma vez que se espera que os resultados do Pisa possam ter subsidiado ações governamentais ou políticas públicas na área da educação, no Brasil. A pesquisa está dividida em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. Para a etapa quantitativa foram realizadas análises exploratórias/descritivas, análise de correlação e análise de regressão linear múltipla. Para a parte qualitativa foram realizadas entrevistas com os representantes das secretarias da educação junto ao Inep, com o objetivo específico de descrever os efeitos das informações geradas pelo Pisa no processo de formulação de políticas públicas em educação. Os resultados indicam que as informações do Pisa não são utilizadas ou quando muito, são pouco utilizadas. Por outro lado, observou-se o pleno uso de outras avaliações de larga escala internas (estaduais) e/ou externas (como SAEB/Prova Brasil). A maior parte das hipóteses deste estudo foram confirmadas em algum grau, para alguma região do Brasil. Conclui-se que é necessária ação estatal para fomentar maior uso das informações que advém do Pisa para a formulação de ações mais contundentes para sanar parte do problema educacional brasileiro. Sugere-se, para estudos futuros, a investigação do uso de outras variáveis que podem estar impactando o resultado acadêmico dos estudantes e uma investigação detalhada das práticas dos Estados melhor colocadas nos exames de larga escala.The aim of this research was to test predictive relationships between selected context variables – family, student and school – on the academic performance of the subjects in Science, Mathematics and Reading, in the 2015 edition of Pisa, in Brazil. It also aims to describe possible tangible effects of the exam results and the context questionnaires for the creation of public policies in education in Brazil, since it is expected that the results of Pisa may have subsidized governmental actions or public policies in education, in Brazil. The research is divided into two stages, one quantitative and the other qualitative. For the quantitative stage, exploratory/descriptive analyzes, correlation analysis and multiple linear regression analysis were performed. For the qualitative part, interviews with the representatives of the education secretariats were carried out, with the specific objective of describing the effects of information generated by Pisa in the process of formulating public policies in education. The results indicate that the Pisa information is not used or, at most, is little used. On the other hand, it was observed the full use of other internal (state) and/or external large-scale evaluations (such as SAEB / Prova Brasil). Most of the hypotheses of this study were confirmed to some degree, for some region of Brazil. It is concluded that state action is needed to foster greater use of the information that comes from Pisa for the formulation of more forceful actions to remedy part of the Brazilian educational problem. For future studies, it is suggested to investigate the use of other variables that may be impacting students' academic results and a detailed investigation of the practices of the States best placed in large-scale exams.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração PúblicaPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração PúblicaCoelho Junior, Francisco AntonioAlves, Gleidilson Costa2018-09-28T19:48:50Z2018-09-28T19:48:50Z2018-09-282018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Gleidilson Costa. Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação. 2018. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32736A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-06T19:23:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/32736Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-06T19:23:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
title Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
spellingShingle Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
Alves, Gleidilson Costa
Desempenho acadêmico
Políticas públicas educacionais
Educação - avaliação
title_short Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
title_full Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
title_fullStr Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
title_full_unstemmed Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
title_sort Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação
author Alves, Gleidilson Costa
author_facet Alves, Gleidilson Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho Junior, Francisco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Gleidilson Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
Políticas públicas educacionais
Educação - avaliação
topic Desempenho acadêmico
Políticas públicas educacionais
Educação - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T19:48:50Z
2018-09-28T19:48:50Z
2018-09-28
2018-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Gleidilson Costa. Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação. 2018. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32736
identifier_str_mv ALVES, Gleidilson Costa. Resultados do Pisa 2015 e seu uso para a formulação de políticas públicas em educação. 2018. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259365617664