Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mugnol, Márcio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gisi, Maria Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103
Resumo: O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos.
id UCS-3_93dc52874437fa61adabf971b04d2510
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2103
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the ProuniAvaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas.O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos.Universidade de Caxias do SulMugnol, MárcioGisi, Maria Lourdes2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-139CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-1392178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103/pdf_192info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
title Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
spellingShingle Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
Mugnol, Márcio
Avaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas.
title_short Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
title_full Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
title_fullStr Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
title_full_unstemmed Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
title_sort Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni
author Mugnol, Márcio
author_facet Mugnol, Márcio
Gisi, Maria Lourdes
author_role author
author2 Gisi, Maria Lourdes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mugnol, Márcio
Gisi, Maria Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas.
topic Avaliação; Políticas Públicas Educacionais; PROUNI; modelo de políticas.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos.
description O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia (2006), Simon (1957), Lindblon (1959) e Easton (1965). Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (1998) Guba e Lincoln (1989), a constituição da área de estudos chamada avaliação de políticas públicas e seu desenvolvimento no contexto das reformas dos Estados Nacionais na América Latina a partir da Década de 1980. Apresenta modelos de avaliação de políticas públicas e, utilizando o modelo baseado em objetivos, faz a análise dos números alcançados pelo PROUNI e publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Com base no modelo de subvenção implantado no Chile discute semelhanças e diferenças com o PROUNI e deixa evidente a necessidade de uma avaliação de âmbito nacional sobre os resultados atingidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2103/pdf_192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-139
CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 122-139
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951438356480