A política de capacitação profissional do servidor técnico-administrativo na UnB : efetividade e desafios na percepção do capacitado
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41865 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. |
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A política de capacitação profissional do servidor técnico-administrativo na UnB : efetividade e desafios na percepção do capacitadoCapacitação profissionalServidores técnico-administrativosUniversidade de BrasíliaDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.Este trabalho aborda a capacitação profissional dos servidores técnico-administrativos (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB). Levanta o conceito de capacitação profissional e aborda como ela é realizada no âmbito do serviço público federal. A fundamentação teórica pauta-se nos modelos de administração pública de Weber (1991) e Bresser-Pereira (2006), bem como na legislação que versa sobre a capacitação do servidor público federal, com destaque para o Decretos n° 5.707/2006 e Decreto n° 9.991/2019, que instituíram a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Federal. A fundamentação também está pautada no conceito de competência a partir de Le Boterf(2003), Zarifian (2003), entre outros. Quanto ao objetivo da pesquisa, buscou-se compreender a percepção dos servidores TAEs com relação às ações constantes de capacitação profissional e sua possível efetividade em termos de formação destacando melhorias oportunas com base nas necessidades dos servidores. Para se atingir o(s) objetivo(s) propostos, destaca-se que a pesquisa foi de natureza qualitativa e descritiva, a fim de descrever as ações de capacitação profissional da UnB e a percepção que os servidores têm das ações a partir de suas experiências. Relativamente aos meios, utilizou-se o método de estudo de caso a fim de estudar profundamente a capacitação na Universidade. Participaram da pesquisa dez servidores técnico-administrativos e uma servidora que compõe a equipe da gestão da Coordenadoria de Capacitação da UnB. Sobre o instrumento de construção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os participantes da pesquisa. Os resultados apontam que os servidores percebem, majoritariamente, a capacitação como um meio capaz de possibilitar o desenvolvimento profissional e institucional. Entretanto, entraves e desafios foram explicitados e necessidades e sugestões foram elencadas. É necessária uma maior aproximação entre os servidores e gestores, e também uma maior aproximação destes com a Coordenadoria de Capacitação, a fim de que diálogo sobre a capacitação profissional dos servidores no ambiente universitário seja fortalecido. Destaca-se que a temática sobre capacitação profissional é atual e abrangente e, apesar do avanço das pesquisas nos últimos anos, este estudo busca ampliar a discussão para que outros estudos possam ser produzidos.This study deals with the professional training of technical-administrative servers (TAEs) at the University ofBrasília (UnB). It raises the concept ofprofessional training and addresses how it is carried out within the scope ofthe federal public service. The theoretical basis is based on the models of public administration in Weber (1991) and Bresser-Pereira (2006), as well as in the legislation that deals with the training ofthe federal public servant, with emphasis on Decree no. 5.707/2006 and no. 9.991/2019, which instituted the National Policy for the Development of People in the Federal Public Administration. The theoretical basis is also based on the concepts of competence from Le Boterf (2003), Zarifian (2003), among others. As for the objective of the research, we sought to understand the perception ofTAE servers in relation to constant professional training actions and their possible effectiveness in terms of training, highlighting timely improvements based on the needs of the servers. In order to achieve the proposed objective (s), it is highlighted that the research was of a qualitative and descriptive nature, in order to describe the professional training actions ofUnB and the perception that the servers have of the actions based on their experiences. Regarding the means, the case study method was used in order to deeply study the training at the University. Ten technical administrative servers and a server who is part ofthe management team ofthe UnB's Training Coordination participated in the research. About the data construction instrument, semistructured interviews were conducted with all research participants. The results show that the servers perceive, mainly, the training as a means capable of enabling professional and institutional development. However, obstacles and challenges were made explicit and needs and suggestions were listed. It is necessary a greater rapprochement between the servants and managers, and also a greater rapprochement between them and the Training Coordination, in order to strengthen the dialogue on the professional training ofthe servants in the university environment. It is noteworthy that the theme of professional training is current and comprehensive and, despite the advances in research in recent years, this study seeks to expand the discussion so that other studies can be produced.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBarrios González, Alia Mariadanielmoraes@unb.brAlmeida, Daniel Alves Moraes de2021-08-23T18:15:36Z2021-08-23T18:15:36Z2021-08-232021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Daniel Alves Moraes de. A política de capacitação profissional do servidor técnico-administrativo na UnB: efetividade e desafios na percepção do capacitado. 2021. 173 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41865A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:00:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/41865Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:00:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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