"Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balaban, Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21349
http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003
Resumo: Angelo Agostini ficou conhecido como um dos principais caricaturistas do Brasil oitocentista. Sua fama se deveu, em grande medida, às imagens que publicou protagonizadas por personagens negros. Nelas, o artista italiano teria sido incansável defensor da causa dos escravos. Neste artigo, busco analisar essas imagens por meio de outras chaves interpretativas. No lugar de festejar o implacável abolicionista, procuro desvendar os sentidos raciais e as lógicas políticas que informavam seus desenhos de negros. Em cada um deles, o ítalo-brasileiro Agostini produz, e reproduz, estereótipos sobre os sujeitos tematizados, definindo seus personagens negros ora como vadios, ora como perigosos e irracionais, ou, ainda, como passivos diante dos horrores da instituição servil. Misturando raça e escravidão na criação desses desenhos, Agostini produz, nesse processo, a própria imagem como um dos heróis da grande causa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_afc0ae43d83b1221486a9980e648f170
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21349
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustradaLiberdadeAbolicionistasCaricaturas e desenhos humorísticosAngelo Agostini ficou conhecido como um dos principais caricaturistas do Brasil oitocentista. Sua fama se deveu, em grande medida, às imagens que publicou protagonizadas por personagens negros. Nelas, o artista italiano teria sido incansável defensor da causa dos escravos. Neste artigo, busco analisar essas imagens por meio de outras chaves interpretativas. No lugar de festejar o implacável abolicionista, procuro desvendar os sentidos raciais e as lógicas políticas que informavam seus desenhos de negros. Em cada um deles, o ítalo-brasileiro Agostini produz, e reproduz, estereótipos sobre os sujeitos tematizados, definindo seus personagens negros ora como vadios, ora como perigosos e irracionais, ou, ainda, como passivos diante dos horrores da instituição servil. Misturando raça e escravidão na criação desses desenhos, Agostini produz, nesse processo, a própria imagem como um dos heróis da grande causa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTAngelo Agostini is widely known as one of the most important cartoonists of nineteen-century Brazil. His fame was built on the many images of Blacks he published. In those images, the Italian artist seems to be a tireless defender of the slaves' cause. This article analyzes such images through a different set of interpretive keys. Instead of celebrating the implacable abolitionist, it seeks the underlying racial meanings, and the political logic of his caricatures of Black people. The Italian-Brazilian artist created, and recreated stereotypes of his subjects, defining those characters as sluggards, or as dangerous and irrational, and even as passive under the horrors of slavery. Mixing slavery and race to produce his drawings, Agostini created his own reputation as an abolitionist hero.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-08-31T14:39:06Z2016-08-31T14:39:06Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBALABAN, Marcelo. "Transição de cor": Raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na Revista Illustrada. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 16, n. 31, p. 418-441, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200418&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21349http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003Topoi (Rio de Janeiro) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200418&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessBalaban, Marceloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:36:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/21349Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:36:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
title "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
spellingShingle "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
Balaban, Marcelo
Liberdade
Abolicionistas
Caricaturas e desenhos humorísticos
title_short "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
title_full "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
title_fullStr "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
title_full_unstemmed "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
title_sort "Transição de cor" : raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na revista iIllustrada
author Balaban, Marcelo
author_facet Balaban, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balaban, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Liberdade
Abolicionistas
Caricaturas e desenhos humorísticos
topic Liberdade
Abolicionistas
Caricaturas e desenhos humorísticos
description Angelo Agostini ficou conhecido como um dos principais caricaturistas do Brasil oitocentista. Sua fama se deveu, em grande medida, às imagens que publicou protagonizadas por personagens negros. Nelas, o artista italiano teria sido incansável defensor da causa dos escravos. Neste artigo, busco analisar essas imagens por meio de outras chaves interpretativas. No lugar de festejar o implacável abolicionista, procuro desvendar os sentidos raciais e as lógicas políticas que informavam seus desenhos de negros. Em cada um deles, o ítalo-brasileiro Agostini produz, e reproduz, estereótipos sobre os sujeitos tematizados, definindo seus personagens negros ora como vadios, ora como perigosos e irracionais, ou, ainda, como passivos diante dos horrores da instituição servil. Misturando raça e escravidão na criação desses desenhos, Agostini produz, nesse processo, a própria imagem como um dos heróis da grande causa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2016-08-31T14:39:06Z
2016-08-31T14:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALABAN, Marcelo. "Transição de cor": Raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na Revista Illustrada. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 16, n. 31, p. 418-441, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200418&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21349
http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003
identifier_str_mv BALABAN, Marcelo. "Transição de cor": Raça e abolição nas estampas de negros de Angelo Agostini na Revista Illustrada. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 16, n. 31, p. 418-441, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2015000200418&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21349
http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X016031003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508174150991872