Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Halley Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira, Vladmir Carneiro, Hoffmann, Valmir Emil, Lopes, Gisele Silveira Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_afe33666e3a1d989ad1e93a12059ebe5
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/12392
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pinto, Halley FerreiraFerreira, Vladmir CarneiroHoffmann, Valmir EmilLopes, Gisele Silveira Coelho2013-03-07T12:03:26Z2013-03-07T12:03:26Z2012-07PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this study is to report the application of Nonaka and Takeuchi’s (2008) four modes of knowledge conversion on university management, specifically in the Secretary of Academic Administration (SAA) at the University of Brasilia (UnB). The SAA is responsible for academic monitoring of all UnB students, from enrollment to graduation, and also for the registration of diplomas from several other institutions of higher education (IHE) in the Federal District. Based on the literature on bureaucratic structure and dysfunctions, informal organizations and the spiral of knowledge, we developed an interview script, which was applied to the SAA employees. The result was the drafting of a manual for using the Diploma Registration System (SIDIP), either as a single file or as pages accessed via intranet. Thus, tacit knowledge became explicit, and enhanced the preservation of knowledge within the organization.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoANPADArtigo sob licença Creative Commons (BY-NC). Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessConversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitáriaKnowledge conversion : an intervention in university managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGestão do conhecimentoUniversidades e faculdades públicas - administraçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdfARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdfapplication/pdf469263http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12392/1/ARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf1890b3b8b19b63af8f0cc77e8d5f593bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain269http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12392/2/license.txt9d6bc71c0ff5251728b364edb88c37daMD52open accessTEXTARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf.txtARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf.txtExtracted texttext/plain45134http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12392/3/ARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf.txt1424148595571794f1e3629507174a20MD53open access10482/123922023-10-19 14:32:09.75open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12392TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEd1aW1hcmFlcyBKYWNxdWVsaW5lIChqYWNxdWVsaW5lLmd1aW1hcmFlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTAzLTA3VDExOjUwOjA4WiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:32:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Knowledge conversion : an intervention in university management
title Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
spellingShingle Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
Pinto, Halley Ferreira
Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
title_short Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_full Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_fullStr Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_full_unstemmed Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
title_sort Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária
author Pinto, Halley Ferreira
author_facet Pinto, Halley Ferreira
Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
author_role author
author2 Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Halley Ferreira
Ferreira, Vladmir Carneiro
Hoffmann, Valmir Emil
Lopes, Gisele Silveira Coelho
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
topic Gestão do conhecimento
Universidades e faculdades públicas - administração
description O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-07T12:03:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-07T12:03:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
identifier_str_mv PINTO, Halley Ferreira et al. Conversão do conhecimento: uma intervenção na gestão universitária. TAC: Tecnologias de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAD
publisher.none.fl_str_mv ANPAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12392/1/ARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12392/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12392/3/ARTIGO_ConversaoConhecimentoIntervencao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1890b3b8b19b63af8f0cc77e8d5f593b
9d6bc71c0ff5251728b364edb88c37da
1424148595571794f1e3629507174a20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863754220044288