Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Luciany Oliveira Osório
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48098
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
id UNB_b0e76d7e52d246339c04b38d2503440f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48098
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemiaAltas habilidades/superdotaçãoPráticas artísticasDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.Esta pesquisa se propõe a investigar como as experiências estéticas fomentadas, dentro do Projeto de Ensino Conexão Artística (PECA), contribuíram para a potencialização do olhar crítico e para a estimulação da prática artística entre os alunos-artistas atendidos na Sala de Recursos de Altas Habilidades e Superdotação (SRAH/SD) de Brazlândia no Distrito Federal (DF) no período da pandemia do Covid-19, através da análise das produções imagéticas dos estudantes e do diálogo destes com as mesmas. As produções artísticas desses jovens configuram-se como desdobramentos das interações virtuais com artistas e suas obras em um contexto de isolamento social, onde o projeto foi usado como ponte para aproximar artistas de várias partes do país e do exterior e estudantes da rede pública de ensino do DF. Para tanto, a pesquisa se inclina ao diálogo com Paulo Freire (2019; 2020) e Bell Hooks (2017; 2020) na análise do projeto como prática libertadora e promotora da criticidade, com autores como Joseph Renzulli (2004; 2014), Howard Gardner (1995); Ângela Virgolim (2005), Eunice Alencar e Denise Fleith (2001; 2009) que discutem o conceito de altas habilidades/superdotação e com estudos que giram em torno dos conceitos de experiência, apresentados por Jorge Larrosa (2002; 2021) e John Dewey (2010). Tais autores são referências para o desenho de relações dialógicas nesta pesquisa, que elege como abordagem metodológica a A/r/tografia para análise dos processos criativos que envolvem artistas, estudantes e a minha prática como artista-professora-pesquisadora referenciada por Belidson Dias e Rita Irwin (2013). Os dados coletados nesta investigação revelaram que a diversidade de práticas suscitadas dentro do PECA conduziu a reflexões individuais e coletivas profundas, que foram assimiladas e ressignificadas de formas distintas entre os participantes.This research proposes to investigate how the esthetic experiences fostered, within the Artistic Connection Teaching Project (PECA), contributed to the enhancement of the critical look and to the stimulation of artistic practice among the student-artists assisted in the High Skills Resource Room and Giftedness (SRAH/SD) from Brazlândia in Federal District (DF) during the Covid-19 pandemic period, through the analysis of students' imagery productions and their dialogue with the works. The artistic productions of these young people are the unfolding of virtual interactions with artists and their pieces in a context of social isolation, in which the project was used as a link to bring together artists from several parts of the country, abroad and students from public school system in DF. For this purpose, the research leans towards dialogue with Paulo Freire (2019; 2020) and Bell Hooks (2017; 2020) in the analysis of the project as a liberating practice and criticality promoting, with authors such as Joseph Renzulli (2004; 2014), Howard Gardner (1995); Ângela Virgolim (2005), Eunice Alencar and Denise Fleith (2001; 2009) who discuss the concept of high abilities/giftedness and based on studies which surround the concepts of experience, presented by Jorge Larrosa (2002; 2021) and John Dewey ( 2010). Such authors are references to the design of dialogic relationships in this research, which chooses A/r/tography as a methodological approach to analyze the creative techniques involving artists, students and my practice as an artist-teacher-researcher referenced by Belidson Dias and Rita Irwin (2013). The data collected in this investigation revealed that the diversity of practices raised within the PECA led to deep individual and collective reflections, which were assimilated and resignified in different ways among the participants.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisFernández Méndez, Maria Del Rosario TatianaBorges, Luciany Oliveira Osório2024-05-08T18:43:39Z2024-05-08T18:43:39Z2023-05-082022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Luciany Oliveira Osório. Conexões artísticas: experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia. 2022. 226 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-05-08T19:21:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/48098Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-05-08T19:21:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
title Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
spellingShingle Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
Borges, Luciany Oliveira Osório
Altas habilidades/superdotação
Práticas artísticas
title_short Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
title_full Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
title_fullStr Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
title_sort Conexões artísticas : experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia
author Borges, Luciany Oliveira Osório
author_facet Borges, Luciany Oliveira Osório
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Luciany Oliveira Osório
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação
Práticas artísticas
topic Altas habilidades/superdotação
Práticas artísticas
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
2023-05-08
2024-05-08T18:43:39Z
2024-05-08T18:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Luciany Oliveira Osório. Conexões artísticas: experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia. 2022. 226 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48098
identifier_str_mv BORGES, Luciany Oliveira Osório. Conexões artísticas: experiências junto a alunos-artistas com altas habilidades em tempos de pandemia. 2022. 226 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580707431415808