Estigmatização de Alunos com Altas Habilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/336 |
Resumo: | Os indivíduos com altas habilidades/superdotação em geral são cobrados pelo sucesso escolar. Fardo de um estigma adotado pela cultura escolar e que pode em muitos casos causar um desconforto e constrangimento, pois um indivíduo alto habilidoso/superdotado, possui normalmente habilidades em áreas específicas. Contextualizar o estigma é complexo pois suas marcas não estão associadas ao fracasso, esta condição é explicada por GOFFMAN (2004) como desacreditáveis, pois, para a escola apresentam capacidades não percebidas/desconhecidas, levando a não acreditar no potencial do indivíduo. Está condição segundo RANGNI e COSTA (2014) contribui para que disfarcem a sua condição, apresentando resultados normais, abaixo do seu potencial. Segundo GOFFMAN (2004) é um acobertamento, onde o estigmatizado passa a ser invisível. Este processo cria marcas que definem o caráter, a forma de olhar, de viver, etc., sendo que a sociedade como mentora da escola precisa rever constantemente o seu papel para delinear novos horizontes para o ensino e aprendizagem, respeitando a individualidade e a natureza humana. |
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Estigmatização de Alunos com Altas HabilidadesAltas habilidades/superdotação. Estigmatização. Excluídos.Os indivíduos com altas habilidades/superdotação em geral são cobrados pelo sucesso escolar. Fardo de um estigma adotado pela cultura escolar e que pode em muitos casos causar um desconforto e constrangimento, pois um indivíduo alto habilidoso/superdotado, possui normalmente habilidades em áreas específicas. Contextualizar o estigma é complexo pois suas marcas não estão associadas ao fracasso, esta condição é explicada por GOFFMAN (2004) como desacreditáveis, pois, para a escola apresentam capacidades não percebidas/desconhecidas, levando a não acreditar no potencial do indivíduo. Está condição segundo RANGNI e COSTA (2014) contribui para que disfarcem a sua condição, apresentando resultados normais, abaixo do seu potencial. Segundo GOFFMAN (2004) é um acobertamento, onde o estigmatizado passa a ser invisível. Este processo cria marcas que definem o caráter, a forma de olhar, de viver, etc., sendo que a sociedade como mentora da escola precisa rever constantemente o seu papel para delinear novos horizontes para o ensino e aprendizagem, respeitando a individualidade e a natureza humana. Faculdades Integradas Campos SallesNenhumaAnnunciato Neto, Rafael2017-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/33610.22287/ag.v1i18.336Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 18 (2016): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 317-3222316-38521518-959710.22287/ag.v1i18reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/336/473Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-22T04:30:30Zoai:www.fics.edu.br:article/336Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2017-07-22T04:30:30Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
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