Estigmatização de Alunos com Altas Habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Annunciato Neto, Rafael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/336
Resumo: Os indivíduos com altas habilidades/superdotação em geral são cobrados pelo sucesso escolar. Fardo de um estigma adotado pela cultura escolar e que pode em muitos casos causar um desconforto e constrangimento, pois um indivíduo alto habilidoso/superdotado, possui normalmente habilidades em áreas específicas. Contextualizar o estigma é complexo pois suas marcas não estão associadas ao fracasso, esta condição é explicada por GOFFMAN (2004) como desacreditáveis, pois, para a escola apresentam capacidades não percebidas/desconhecidas, levando a não acreditar no potencial do indivíduo. Está condição segundo RANGNI e COSTA (2014) contribui para que disfarcem a sua condição, apresentando resultados normais, abaixo do seu potencial. Segundo GOFFMAN (2004) é um acobertamento, onde o estigmatizado passa a ser invisível. Este processo cria marcas que definem o caráter, a forma de olhar, de viver, etc., sendo que a sociedade como mentora da escola precisa rever constantemente o seu papel para delinear novos horizontes para o ensino e aprendizagem, respeitando a individualidade e a natureza humana.  
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